Dicas para agilizar e aumentar os recursos do Ubuntu

Dicas - INFO

O Ubuntu vem ganhando espaço como uma distribuição Linux pronta para desktops, seja de micreiros experientes ou de neófitos. Com recursos como atualização automática (que lembra o Windows Update), instalação rápida de aplicativos e configuração fácil, o Ubuntu é uma distribuição perfeita para quem quer usar o Linux dispensando horas de configuração. Mas quem quer um sistema mais azeitado pode utilizar alguns programas e dicas para deixar o Ubuntu pronto para qualquer uso e, claro, mais rápido. Confira a seguir dez truques para incrementar o sistema. Todos eles foram testados no Ubuntu 7.04 (Feisty).

Mais multimídia

Uma das providências iniciais é adicionar repositórios novos de programas. Primeiro, acesse o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Depois, entre em Configurações > Repositórios. Na aba Programas do Ubuntu, marque todos os itens, exceto por Código Fonte. Depois, tecle o comando wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -. A seguir, tecle sudo wget http://medibuntu.sos-sts.com/sources.list.d/feisty.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list.

Codecs em ordem

Para quem assiste a filmes no computador, é uma boa instalar um pacote de codecs básicos para os principais tipos de vídeo e áudio. O repositório Medibuntu tem um pacote que cobre o necessário para os vídeos mais comuns na internet, com suporte a DivX, XviD e muitos outros formatos, além de som em MP3 e AC3. Trata-se do pacote W32codecs. Para instalá-lo, abra um terminal e tecle sudo aptitude install w32codecs. Espere o final do download e da instalação e pronto. O PC está preparado para os vídeos.

Carga antecipada

Um recurso presente em alguns sistemas operacionais (como os Windows XP e Vista) é o carregamento prévio de bibliotecas e partes de programas para agilizar o início posterior de aplicativos. É possível usar a mesma técnica no Ubuntu com o programa Preload. Para instalá-lo, acesse Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em Procurar e tecle preload. Clique no item do Preload com o botão direito do mouse e escolha Marcar para Instalação. Pressione o botão Aplicar e depois Aplicar novamente.

Ubuntu modificado

Para quem vai reinstalar ou costuma colocar o Ubuntu em várias máquinas, o Reconstructor (www.info.abril.com.br/download/4887.shtml) é uma boa opção. Ele cria um novo CD de instalação do Ubuntu, com configuração personalizada. É possível, por exemplo, remover ou adicionar aplicativos específicos. O Reconstructor permite até a mudança do visual do desktop, o que pode ser interessante para padronizar os sistemas operacionais de uma rede. O programa roda dentro do próprio Ubuntu.

Swap mais rápido

Para quem tem boa quantidade de memória (512 MB ou mais), é possível ajustar as configurações de cache do Ubuntu para que ele use mais a RAM e menos o disco rígido. Para isso, abra uma janela de terminal e tecle o comando sudo gedit/etc/sysctl.conf. Localize o texto vm.swappiness=60M e modifique o valor para 10. Caso não exista esse texto, simplesmente tecle uma nova linha contendo vm.swappiness=10. Clique em Salvar e reinicie o computador.

Carga em paralelo

Durante a inicialização do sistema, a carga dos aplicativos é feita de forma seqüencial. Com um ajuste, é possível ganhar alguns segundos fazendo com que vários aplicativos sejam carregados em paralelo. Para isso, tecle o comando sudo gedit/etc/init.d/rc. Localize o texto CONCURRENCY = none, e troque o none por shell. Verifique se não há erros na digitação, pois um problema nesse arquivo pode impedir o início normal do sistema. Salve tudo e reinicie o micro.

Menus práticos

O Nautilus, gerenciador de arquivos do Ubuntu, pode ganhar menus para operações comuns, o que ajuda a ganhar tempo na operação do sistema. Há três pacotes para esse fim. Para instalá-los, acesse o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Pressione o botão Procurar e tecle nautilus. Clique com o botão direito nautilus-image-converter e nautilus-open-terminal, escolhendo a opção Marcar para Instalação. Clique em Aplicar, depois em Aplicar de novo.

Busca rápida

Apesar de ser possível instalar o Google Desktop no Linux, o Beagle é uma opção mais interessante. O programa pode ser instalado diretamente do Ubuntu, acessando Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em Procurar e tecle beagle. Clique nos itens Beagle e Beagle-backend-evolution com o botão direito do mouse, escolhendo a opção Marcar para Instalação. Pressione o botão Aplicar e depois clique em Aplicar novamente. Depois da instalação, abra um terminal e tecle beagled.

3D no desktop

Quer deixar seus amigos que usam XP ou Vista com inveja? Então mostre a eles os recursos 3D no desktop do Ubuntu. Basta teclar, na linha de comando de um terminal, sudo aptitude install beryl-ubuntu. Sim, é só isso. Depois e acesse Aplicações > Ferramentas de Sistema > Beryl Manager para configurar os efeitos. Infelizmente, várias placas ATI não rodam efeitos tão facilmente. Nessas situações, vale a pena consultar o site http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_AIGLX.