GIFS Transparentes no Adobe Photoshop

Existem no mercado vários freewares e sharewares que fazem a produção de GIFs transparentes, recurso muito usado na Internet para edição de figuras.

Esses aplicativos, em sua maioria, produzem a transparência se utilizando de uma cor (a livre escolha do usuário), que será usada para o efeito, ou seja, toda a extensão da figura que estiver colorida com a cor escolhida não aparecerá na tela.

No Adobe Photoshop da ADOBE essa tarefa é feita de outra forma. Graças aos seus recursos, você não precisará se preocupar com uma cor especifica, ficando livre para colorir sua figura tranqüilamente, já que as figuras de extensão GIF só podem ter até 256 cores.

Veja como você poderá usar os poderosos recursos desse aplicativo para deixar seus GIFs mais bonitos.

Passo 1: Escolha a sua figura, copie e cole em uma nova janela de trabalho, mude o modo de cores da seguinte forma: use o menu Imagem – Modo – Cores indexadas. O aplicativo perguntará se você quer achatar a imagem, dê um OK. Após esta operação aparecerá uma outra tela. Escolha a indexação. Dê preferência a opção que oferece 256 cores, caso a sua figura seja muito colorida, assim você perderá pouco na qualidade.

Passo 2: Usando as ferramentas de seleção, selecione a parte da figura que você gostaria que aparecesse, ou seja, a que não vai ficar transparente.

Passo 3: Agora use o menu Selecionar – Modificar – Suavização. Escolha 1 ou 2 pixels no raio de amostra, isto vai depender do tamanho da sua imagem. Se for grande escolha 2.

Passo 4: Abra a janela de Camadas. Use o menu Janela – Mostrar Camadas.  Encoste o cursor no primeiro ícone do rodapé, aparecerá um hint com a seguinte inscrição Adicionar Máscara de Camada, dê um clique sobre ele.

Passo 5: A imagem que deverá aparecer já está feita, basta utilizar o menu Arquivo – Exportar – Exportação para GIF89a. Aparecerá uma tela de opções neste item, dê OK e escolha o nome e a pasta para gravação, sua GIF transparente está pronta.

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.