Configurando seu Gerenciador de E-mail

Estaremos explicando a seguir de maneira simplificada a configuração de um “cliente de e-mail”, em nosso caso, do Outlook Express (qualquer versão). Uma das primeiras coisas que ouvimos quando ligamos para o suporte, doidos para configurar o nosso correio eletrônico, é: “o Sr.(a) terá que configurar o POP e o SMTP em seu computador”. “Meu Deus, o que diabos é isso”, dizemos assustados. Mas com a calma do suporte e com o tempo, acabamos aprendendo.

 O POP (Post Office Protocol), como o próprio nome diz, não passa de um protocolo que indica em qual servidor os seus e-mails estão armazenados temporariamente, até que você os baixe.

Quanto ao SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), este indica para qual servidor suas mensagens deverão ser enviadas, para que seu provedor as direcione corretamente ao destinatário.

Vamos seguir com um passo a passo simples para configurar seu Outlook.


Figura (1)

A Figura 1 mostra a primeira tela que nos deparamos ao abrir o Outlook Express. Vale a pena lembrar que, antes de iniciar qualquer configuração no seu e-mail, você deve ter sempre às mãos alguns dados passados pelo seu provedor, como Username (nome do usuário), Password (senha) e os servidores de POP e SMTP.

Logo acima, nesta tela inicial, vemos a Barra de Ferramentas, onde iremos trabalhar.

Clicando em “Ferramentas” aparecerá um Menu com algumas opções, dentre as quais escolheremos “Contas”. Nada mais justo .

Podemos ver também a opção “Enviar e receber”, mas tenha calma. Não iremos utilizá-la ainda.

Feito isso, surgirá à sua frente uma janela com algumas opções de contas. Mas não se assuste: estamos no caminho certo.

Esta mesma janela na parte de cima virá aberta na opção “Tudo”, mas você deverá selecionar a opção “Email”. Com isso, verá as contas de e-mail que estão configuradas em seu Outlook (caso exista alguma).

Ainda nesta janela temos, à direita, uma série de opções, e a que vamos clicar é “Adicionar”, que abrirá, novamente para a direita, mais um Menu. E, mais uma vez, iremos selecionar a opção “Email…”, quando uma nova janela se abrirá. Desta vez, é um “passo a passo” do próprio Windows que irá nos ajudar a fazer as configurações corretas.

Na primeira janela deste assistente escreveremos o nome do remetente do e-mail. Você se lembra quando escrevemos uma carta, na frente colocamos o destinatário e atrás colocamos o remetente? Então. Nada mais que isso. Pode ser o seu nome, o nome de sua empresa ou até mesmo ambos: isso não irá afetar o envio ou recebimento de e-mails. É somente um padrão que todos seguimos. Assim fica mais fácil identificar de quem o destinatário está recebendo e-mails.

Feito isso, clique em “Avançar”.

Agora você deve digitar o seu e-mail. O padrão seria escrever seu username, depois o símbolo“@” e logo após o nome de seu provedor ou de seu domínio (caso possua algum). Esta informação (seu e-mail) você deve verificar com seu provedor.

Após digitado, clique em “Avançar”.

E agora, a tarefa tão esperada! A primeira coisa que faremos é definir o nosso protocolo, que será o POP3 (a maioria dos provedores ao redor do mundo utiliza este como protocolo padrão, mas procure certificar-se com o seu provedor).

Logo abaixo, na primeira lacuna, digitaremos o servidor POP dado por seu provedor.

Feito isso, na segunda lacuna digitaremos o seu servidor SMTP, também dado por seu provedor.

Tudo terminado, clique em “Avançar”.

Digite agora o Username, na lacuna “Nome da conta”, e depois o Password, na lacuna “Senha”. Caso você não queira ficar digitando a sua senha toda vez que checar sua caixa postal ou seu servidor POP, selecione a opção “Lembrar senha”.

Quanto à opção “SPA” (traduzida por “Autenticação de Senha Segura”), informe-se com o seu provedor antes de selecioná-la.

Finalmente a tela tão esperada! Todas as configurações para que você utilize a sua conta de e-mail já estão feitas.

É só clicar em “Concluir”!!!

E você vai voltar para a primeira janela que abrimos, na qual estão descritas todas as contas de e-mail que existem no Outlook Express, lembra? Basta você verificar se a conta que acabamos de criar está presente. Após isso, clique em “Fechar”.

Para verificar se todas as configurações estão corretas clique, depois que tiver conectado, em “Enviar e receber”. Dado este comando, se existir algum e-mail em seu provedor para você,  irão aparecer todos em sua “Caixa de entrada”.

Boa sorte. E qualquer dúvida, entre em contato.

Daniel Pereira
Supervisor Técnico – Matrix

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