Patrocínio Natura

Como fazer a imagem passear pela página com o Dreamweaver MX

6 de dezembro de 2003

Quer criar no Dreamweaver uma imagem que passeia na tela? Para isso você precisa trabalhar com camadas na página. Para traçar uma camada, clique em Inserir/Camada ou no botão Desenhar Camada, barra Inserir. Para desenhar várias camadas, pressione a tecla Ctrl e clique no botão Desenhar Camada. Mantenha a tecla pressionada e vá traçando as camadas que achar necessárias. Ao trabalhar com várias camadas, dê a cada uma um nome que facilite a identificação (o padrão é Layer1, Layer2 etc., que não ajuda muito). O nome, você sabe, deve ser definido no Inspetor de Propriedades do objeto.

Voltemos à imagem que se movimenta na tela. Primeiro, crie uma camada e insira nela uma imagem. É simples: coloque a imagem na página e arraste-a para dentro da camada. Agora, mova a camada até o ponto onde você deseja que se inicie a animação. Depois, acione Janela/Outros/Linha de Tempo (ou, simplesmente, Alt+F9). Agora, clique na alça da camada (o retângulo no canto superior esquerdo) para selecioná-la. Arraste a camada para o painel Linha de Tempo. Aparece, no canal 1 da linha de tempo, uma barra como o nome da camada. Clique no ponto marcador no final da barra e, depois, mova a camada, arrastando-a pela alça, para o ponto onde ela deverá estar ao final da animação. Aparece uma linha marcando a trajetória. Para ver como ficará o movimento, mantenha pressionado o botão Executar (seta em Linhas de Tempo). Se a intenção é fazer com que a animação aconteça automaticamente na página, marque a caixa Execução Automática. Salve o arquivo e verifique no browser.

Para que a camada se movimente em curva, selecione a barra de animação e, com a tecla Ctrl pressionada, clique numa posição intermediária da barra. Surge um novo ponto branco e, ao mesmo tempo, a camada se desloca na página para a posição correspondente. Clique na alça da camada e desloque-a. Veja que a linha da trajetória se flexiona. Repita esta última operação se quiser incluir outras curvas na trajetória. Você pode também inserir outras camadas e outras imagens para criar uma animação mais complexa. Se achar conveniente, ligue a caixa Loop, que mantém o movimento se repetindo indefinidamente.

Compatilhe esse artigo!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.