Novo Windows sem perder os dados

 É fato: com o passar do tempo, o Windows perde estabilidade. Se você tem um computador há mais de dois anos, em algum momento terá de encarar o fato e reinstalar o sistema operacional do zero. Contrariando a crença popular, no entanto, não será necessário reformatar a unidade de disco rígido (com uma exceção, abordada adiante). Tudo de que você precisa se livrar está na pasta Windows.

Antes de começar, pegue os CDs do sistema operacional e dos aplicativos. Por segurança, faça um backup dos arquivos de dados e reserve dois dias na agenda. Se tudo der certo, a reinstalação estará concluída em algumas horas. Mas nunca se esqueça de que algo pode dar errado. Você pode não encontrar um CD necessário, por exemplo, os dados podem não estar onde pensou que estivessem ou, simplesmente, o novo Windows pode se recusar a funcionar.

Existe uma diferença entre uma reinstalação de reparo e uma reinstalação completa. O reparo permite manter as configurações atuais, enquanto uma reinstalação completa garante uma sistema realmente novo. Os reparos são rápidos e fáceis, mas não corrigem, nem de longe, o mesmo número de problemas. As instruções a seguir são para reinstalações totais, exceto onde for assinalado.

Com o CD de restauração do fabricante

A maioria dos computadores vem com um CD de restauração específico do fabricante, em vez de um CD-ROM do Microsoft Windows. Se seu computador veio com um CD do Microsoft Windows, ou se você comprou uma cópia do sistema operacional em uma loja, pule para a seção que trata especificamente da sua versão do Windows.

Alguns CDs de restauração trazem todas as opções de um CD do Microsoft Windows, mas com instruções melhores e a conveniência de ter todos os drivers de hardware certos. Outros não fazem nada além de reformatar a unidade de disco rígido e restaurá-la para a condição em que estava quando você comprou o equipamento. Este caso é a exceção mencionada acima, que requer formatação.

Se o seu CD de restauração for só de reformatação, faça um backup dos arquivos de dados para uma rede ou mídia removível antes de reinstalar o Windows. Se você usa o Windows 98 ou Me, faça backup de C:\Meus Documentos e também das pastas contidas em C:\Windows, conforme mencionado na seção abaixo sobre o Windows 98/Me. Se você tem o Windows 2000 ou XP, faça cópia de C:\Documents and Settings. Além disso, copie todas as outras pastas nas quais tenha armazenado arquivos de dados.

Com os CDs do Windows 98 e Me

Estas versões guardam alguns dados importantes na própria pasta Windows que será apagada em breve. Portanto, será necessário copiar várias de suas subpastas para outro local. Clique com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador na área de trabalho e selecione a opção Explorar. Dê um duplo clique no ícone da unidade C: (no Me, talvez seja necessário clicar em Visualizar Todo o Conteúdo Desta Unidade). Clique com o botão direito no painel direito e selecione Novo/Pasta. Nomeie a nova pasta como velharia ou algo do gênero.  Vá, em seguida, à pasta Windows (talvez você tenha de clicar em Visualizar Todo o Conteúdo Desta Unidade), mantenha a tecla Ctrl pressionada e selecione as seguintes subpastas: All Users, Dados do Aplicativo, Área de Trabalho, Favoritos, Configurações Locais, Profiles, SendTo e Menu Iniciar.

Se você não vir todas elas, selecione Exibir/Opções de Pasta (Ferramentas/Opções de Pasta no Me), clique na guia Modo de Exibição, selecione Mostrar Todos os Arquivos e clique em OK. Se, mesmo assim, você não visualizar tudo, não se preocupe. Pressione Ctrl e arraste as pastas para C:\velharia ou o nome da pasta que tiver criado.

Em seguida, será preciso reiniciar o Windows com um disco de partida na unidade de disco flexível. Para criar esse disco, insira um disquete no drive correspondente, selecione Iniciar/ Configurações/Painel de Controle, dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas, clique na guia Disco de Inicialização, pressione o botão Criar Disco e siga as instruções fornecidas pelos prompts. No Menu Iniciar, selecione Iniciar o Computador com Suporte a CD-ROM. Enquanto os drivers carregam, insira o CD-ROM do sistema operacional.

A menos que você esteja fazendo uma reinstalação de reparo, digite o comando c:\windows\command\deltree/y c:\windows e tecle Enter. Apagar seus velhos arquivos pode demorar, mas a chave /y suprime os prompts de confirmação. Portanto, pode fazer uma pausa no trabalho.

Quando estiver de volta ao prompt A:, digite x:setup, sendo x a letra da sua unidade de CD (provavelmente, é uma letra posterior àquela que normalmente está no Windows. Se a unidade onde está o Windows é D:, por exemplo, a unidade de CD deve ser E:. Pressione Enter e siga os instruções.

De volta ao Windows, reinstale o driver de sua placa de vídeo. Se o Windows está configurado para mais de um usuário, será preciso recriar cada conta. Para fazer isso, selecione Iniciar/Configurações/Painel de Controle/Usuários. É importante que os nomes dos usuários sejam iguais aos da instalação antiga. Se você não tiver certeza desses nomes, abra o Windows e vá até a pasta C:\velharia\profiles

Lá, você encontrará uma pasta para cada nome de usuário registrado. Não se preocupe com senhas. Saia e entre no sistema como cada usuário. Quando terminar, saia e entre mais uma vez, mas, em vez de escolher um nome de usuário e uma senha, pressione a tecla Esc para entrar no Windows sem se identificar como um usuário específico.

Selecione Iniciar/Programas/Prompt do MS-DOS no Windows 98 ou Iniciar/Programas/Accessórios/Prompt do MS-DOS no Windows Me. Digite xcopy c:\velharia\*.* c:\windows /s /h /r /c e dê Enter. Se quiser saber o que as chaves xcopy fazem, digite o comando xcopy /?. Quando xcopy perguntar se deve gravar sobre um arquivo, pressione a tecla A para selecionar Todos.

Quando xcopy terminar, reinicie e entre no sistema. Se for necessário, entre como um usuário específico. Abra Meus Documentos para verificar se todos os seus arquivos pessoais aparecem onde devem estar, incluindo os Favoritos do navegador Internet Explorer e os atalhos personalizados do menu Iniciar. Agora pule para fase final.

Com os CDs do Windows 2000 e XP

Inicie o computador com o CD-ROM do Windows inserido no drive correspondente. Quando receber a mensagem Pressione uma Tecla para Iniciar do CD, faça-o imediatamente. Se você não vir esta mensagem antes de o Windows iniciar, reinicie o sistema operacional, pressione a tecla que é indicada para entrar no programa de Setup do seu equipamento e mude a ordem de boot para que sua unidade de CD seja a primeira.

Na tela Bem-Vindo ao Programa de Instalação, dê Enter e tecle F8 quando surgirem os termos da licença de uso do sistema operacional. Na janela seguinte, a opção R (Repair) leva você para o Console de Recuperação, que é útil se o Windows não iniciar, mas não ajuda na reinstalação. Pressione-a somente para um procedimento de reparo. Para realizar uma reinstalação completa, pressione Esc.

Selecione, em seguida, sua partição C: e pressione Enter. Quando aparecer o alerta que um sistema operacional está nesta partição, pressione C para continuar. Selecione Não Alterar o Sistema de Arquivos Atual quando o sistema perguntar qual é a sua preferência de partição. Quando for informado que uma pasta Windows (ou pasta Winnt, no Windows 2000) já existe, pressione a tecla L para removê-la e criar uma nova. Siga a série de prompts. Quando o programa de instalação pedir seu nome, digite temp.

Depois que a instalação estiver pronta, seu sistema vai reiniciar o Windows. Entre como usuário Temp. Está difícil de ler? Reinstale o driver da placa de vídeo.

Se você estiver reinstalando o Windows XP, vá direto às instruções contidas na área Para Windows XP e 2000. Se você estiver reinstalando o Windows 2000, faça o logoff como Temp e o logon como Administrador. Agora faça logoff/logon novamente, desta vez como Temp. Abra o Windows Explorer e vá a C:\Documents and Settings. Uma das subpastas será nomeada Administrador. Outra será nomeada como Administrador.nome do computador ou algo parecido.
Selecione Iniciar/Programas/Accessórios/ Prompt de Comando. Digite cd “\documents and settings” e dê Enter. Depois digite xcopy administrador\*.* administrador.nome do computador /s /h /r /c, substituindo nome do computador pela última parte do nome daquela pasta, depois da palavra Administrador, situada em Documents and Settings.

Agora pressione Enter e, quando for questionado sobre como gravar sobre arquivos ou pastas, pressione A para Todos.

Se você tiver outro usuário na instalação antiga além de Administrador, prossiga para a seção Para Windows XP e 2000 abaixo. Do contrário, abra o Windows Explorer e verifique se seus arquivos de dados estão no lugar onde devem. Depois, vá ao applet Usuários e Senhas do Painel de Controle e apague usuário Temp antes de pular para Fase final.

Para Windows XP e 2000

Reabra o Windows Explorer. Selecione a unidade C:. Talvez seja necessário clicar em Mostrar o Conteúdo Desta Pasta. Clique com o botão direito do mouse no painel direito e selecione Novo/Pasta. Nomeie a nova pasta como velharia ou outro nome qualquer. No painel esquerdo, escolha a pasta Documents and Settings. Ela deve ter subpastas para cada usuário da instalação anterior, mais uma para Temp e outras. Mova as pastas com os nomes de usuários anteriores para a pasta criada.

Selecione Iniciar/Painel de Controle/Contas de Usuário (Iniciar/Configurações/Painel de Controle/Usuários e Senhas no Windows 2000). Crie uma conta para cada usuário que foi registrado antes da reinstalação.

Certifique-se de usar os nomes exatos. São os mesmos nomes das pastas que acabou de mover para a pasta velharia. No Windows XP, pelo menos um usuário precisa ter os privilégios de administrador.

Faça o logoff/logon para cada usuário antes de fazer o logon novamente como Temp. Certifique-se de selecionar Logoff e não a opção Trocar Usuário na caixa de diálogo Logoff do Windows XP (esse procedimento não é problema no 2000).

Faça o logon como Temp, selecione Iniciar/Programas/Accessórios/Prompt de Comando (no XP, Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Prompt de Comando), digite xcopy c:\velharia\*.* “c:\documents and settings” /s /h /r /c e tecle Enter. Pressione A quando for questionado se quer gravar sobre um arquivo.

Faça o logoff de Temp e o logon para cada conta restaurada, a fim de garantir que os documentos e dados de todos estejam nos lugares certos. Faça o logon como administrador e execute o applet Contas do Usuário do Painel de Controle novamente para remover o usuário Temp.

Fase final

Concluídas todas essas etapas, o Windows deve estar rodando, mas não deve ir muito além disso. Muito possivelmente, você terá de reinstalar impressora, placa de som e outros periféricos. Se um driver para o dispositivo veio no CD do Windows ou no CD de restauração do fabricante, é provável que tenha sido reinstalado automaticamente.

 Você terá de reinstalar também seus aplicativos para reapresentá-los ao sistema operacional. Algumas configurações não serão alteradas pela reinstalação, mas as que estavam armazenadas no Registro desapareceram.

Quando a conexão de Internet estiver funcionando de novo, vá a Windows Update e baixe todos as atualizações vitais para sua versão. Depois, visite os sites dos fabricantes dos equipamentos que você possui para atualizar os drivers.

Após a reinstalação, alguns dos seus dados podem não aparecer onde deveriam. Procure-os nas pastas velharia (ou outro nome que você escolheu), Application Data ou Dados do Aplicativo e veja se pode movê-los para a pasta na qual o Windows ou seus aplicativos esperam encontrá-los. Se você encontrar uma pasta chamada Identidades (Identities) com duas subpastas de nomes longos e indecifráveis, experimente mover o conteúdo de uma para a outra e veja se seus dados reaparecem.

Provavelmente, você adivinhou que o passo final é apagar a pasta c:\velharia — e a pasta Administrador, no 2000. Espere alguns dias, semanas ou meses até ter certeza de que todos os arquivos estão acessíveis.

PC World/EUA

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.