Patrocínio Natura

O que é CSO?

25 de janeiro de 2004

Atualmente as organizações estão criando cargos novos para que novos negócios sejam realizados. Após o 11 de setembro um novo cargo tem ganhado destaque no Brasil e no mundo, é o CSO – Chief Security Officer.

O CSO é a pessoa responsável pelas áreas de risco, segurança da informação e conhecimento da empresa. Com o crescente aumento dos incidentes de segurança, a área de Tecnologia da Informação tornou-se complexa e difícil de ser administrada. São tantas as tecnologias de segurança e novas ameaças (vírus de computador, hackers, crackers, funcionários internos, etc) que dificilmente encontramos profissionais qualificados a exercerem tal cargo.

O CSO é mais uma prova que o profissional de segurança passou de uma posição técnica para a linha de frente dos negócios da empresa. Isso ocorre porque o CSO, Security Officer e Analista de Segurança são responsáveis pela definição e implementação da estratégia de segurança da empresa.

A remuneração média do CSO é de R$ 20.000,00 por mês. Para quem gostou do salário e pretende tornar-se um CSO deverá conhecer tecnologias de segurança (firewall, antivírus, IDS, filtro de conteúdo, etc.), Windows, Unix / Linux, Wireless, política de segurança da informação, análise de risco, classificação da informação, legislação e plano de continuidade dos negócios.

Denny Roger
Batori Software & Security

 

Compatilhe esse artigo!

Um comentário

  • Enzo Godoy 10 de fevereiro de 2013em19:12

    nao sei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.