Kit de Primeiros Socorros – Proteja seu computador contra invasões, vírus, spam e outras pragas

Como uma nova onda de vírus está sendo esperada após o próximo dia 11 Setembro. Neste boletim resolvi mudar um pouco seu estilo. Vou abordar o assunto do momento em relação aos vírus, invasões de computadores e e-mails indesejados.

A publicação IDG Now, que recebo periodicamente, faz também um alerta através do artigo “Analistas alertam para vírus em 11 de setembro”. 

Leiam a matéria no link: http://idgnow.terra.com.br/idgnow/pcnews/2003/09/0007

Como todos já devem ter notado, a melhor proteção do computador começa com os procedimentos preventivos que devemos adotar.

Pode parecer incrível para muitos, mas grande parte dos usuários de computadores que conectam seus sistemas com a Internet não utilizam nenhuma proteção ou utilizam  proteções ultrapassadas ou não atualizadas.

De nada adiantará programas antivírus instalados no computador, se o programa não for eficiente ou não estiver atualizado. De que adiantará você economizar utilizando um programa gratuito, se ele não proteger seu sistema, permitindo que seja invadido ou tenha seus dados danificados?

O uso de antivírus e firewall (proteção contra invasões) são procedimentos obrigatórios em qualquer computador, principalmente aqueles conectados na Internet. Não importa se você conecta seu sistema por 5 minutos ou por 24 horas, sempre haverá o risco de vírus e invasões.

Procedimentos corretos e bons programas serão suficientes para deixar seu computador livre de problemas.

Vamos então abordar os programas que eu, pessoalmente, utilizo em meus equipamentos.


1) O primeiro, insubstituível, é o Norton Internet Security (NIS)

O pacote NIS possui o Norton Antivírus e o Norton Firewall. O ponto mais importante quando utilizamos um antivírus é mantê-lo atualizado. Um novo vírus lançado hoje poderá contaminar um computador que esteja com seu programa desatualizado há 1 dia.

Apesar do Norton possuir o recurso de atualização automática, verifiquei que nem sempre isto acontece. Algumas atualizações só ocorreram depois que eu “forcei” a atualização. Assim sendo, diariamente pela manhã aciono o mecanismo de verificação por atualizações


A atualização do programa é realizada através do “LiveUpdate”, na parte superior da imagem. A indicação de que atualizações automáticas serão realizadas está confirmado no item “LiveUpdate automático”. Note que no item “Definições de Vírus” a indicação da data da última atualização válida. 

O item “Serviço de assinatura” mostra até quando poderemos realizar as atualizações sem a necessidade de novo registro do programa. Normalmente os equipamentos que recebemos aqui na Csolutions e que foram invadidos por vírus estavam com o Serviço de Assinatura expirado ou com a Definição de Vírus desatualizada.

O Norton Internet Security pode ser comprado em qualquer loja de informática que comercialize software e em boas livrarias.


2) O Firewall Zone Alarm

O Zone Alarm é um Firewall excelente, eficiente, inclusive com versão grátis. Ele protege o computador contra acessos indevidos em ambas as direções: da Internet para seu computador e de seu computador para a Internet.

Muitos estranham o fato de porque proteger o acesso do computador para a Internet? E quem garante  que algum programa instalado ou mensagem recebida possa conter um pequeno programa que abrirá portas para a invasão ou mesmo ficará disponibilizando os dados existentes em seu sistema para terceiros? O firewall garantirá.


Notem que o Zone Alarm indica que desde sua instalação, meu computador foi protegido 20.116 vezes contra invasões, sendo que 15.605 foram consideradas tentativas de invasões de alto perigo. Se você achou estes números incríveis, não se esqueça que seu computador possivelmente também está sendo atacado e sofrendo tentativas de invasões.

O Zone Alarm está disponível para cópia de sua versão grátis ou versão profissional em http://www.zonelabs.com


3) E-mail indesejado – Spam

A grande praga do momento são as mensagens de e-mail que recebemos, sem nossa solicitação. Atualmente aproximadamente 50% das mensagens que trafegam pela Internet são mensagens indesejadas e não solicitadas: o Spam.

Dois são os programas que indico: o SpamKiller que não tem versão grátis e o MailWasher com versão grátis.


Aqui podemos visualizar alguns e-mails que foram automaticamente bloqueados pelo SpamKiller e que não serão por mim recebidos. O bloqueio foi realizado no próprio servidor, não correrei o risco de recebê-los pois já foram isolados para posteriormente serem deletados.

 

O MailWasher é também um ótimo programa, apenas não permitindo a visualização do conteúdo da mensagem quando do uso da versão grátis.

Note que a visualização do conteúdo da mensagem não é automática como no SpamKiller. Para um usuário com pouco fluxo de mensagens de e-mail, o MailWasher grátis servirá bem ao seu propósito.

Desde seu lançamento, uso o Spamkiller com plena satisfação. Vale cada centavo pago.


4) Eliminando espiões

Quem garante que ao instalarmos um programa, propositalmente um outro programa tipo Espião foi também instalado permitindo  que o sistema seja acessado por terceiros?

Estes programas passam a facilitar a invasão do computador, pois deixam portas abertas para que terceiros tenham a facilidade de acesso ao sistema.

De modo a evitar estas invasões, programas que procuram por espiões estão disponíveis. Utilizo o Ad-Aware, um excelente programa, em sua versão gratuita.

Semanalmente realizo a verificação de meu sistema, tendo o cuidado de antes verificar a existência de alguma atualização. A atualização é verificada através da opção existente no próprio programa.

Este é o Ad-Aware versão grátis. Desde sua instalação, 263 espiões já foram eliminados de meu computador. Impressionante não é????
Note a existência da opção de atualização (Check for Updates now).. 

 

Outro programa bem famoso é o SpyBot. Já o utilizei, mas o Ad-Aware foi o meu preferido.

Aqui está uma das telas do Spybot. Não o utilizo pois o Ad-Aware tem desempenhado bem suas funções..


5) Eliminando janelas indesejáveis:

Quando navegamos na Internet, dependendo do site que visitamos, podemos ter janelas abrindo automaticamente, sem nossa solicitação, com propagandas, imagens, etc.

Muitas vezes estas janelas são tantas, que é impossível fechá-las. A medida que são fechadas, novas janelas se abrem. Em alguns casos, só mesmo inicializando o computador novamente.

O Pop-Up Stopper é o programa que utilizo para eliminar estas janelas não solicitadas. Uso a versão grátis que tem me servido muito bem.

Esta é a tela de configuração do programa. Pessoalmente não deixo que ele seja carregado automaticamente pelo Windows. Só o habilito quando necessito. Já levei uma surra, quando esqueci ele habilitado. Tentei entrar no site de meu banco e a janela de certificação não abria. Era o Pop-Up Stopper bloqueando.

Pop-Up Stopper: http://www.panicware.com


Algumas regras básicas que ajudarão na proteção de seu computador:

  • Atualize seu programa antivírus e firewall sempre que ligar seu computador. Já observei dias em que 2 atualizações foram disponibilizadas, uma pela manhã e outra a tarde.
     

  • Use um programa de proteção contra Spams, os e-mails indesejados. Ele ajudará realizando uma filtragem prévia dos e-mails antes que eles sejam recebidos pelo seu computador. Os programas anti-spam realizam a filtragem no próprio provedor.
     

  • Nunca abra um e-mail que contenha anexo desconhecido ou sem propósito.
     

  • Periodicamente verifique por atualizações de segurança no Windows.
     

  • Em seu programa gerenciador de e-mail (Outlook ou outro), esvazie sempre a pasta “Itens Excluídos” . Apague também da “Caixa de entrada” todos os e-mails que já foram lidos ou respondidos e não são mais necessários.
     

  • Se outros usuários usam seu computador, alerte-os. Eles poderão não estar preparados como você, para a proteção do sistema.

Arnaldo M. Mefano
Boletim gentilmente cedido por
Computer Solutions

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.