O Clube da Informática abre sua mais nova seção, sobre Web 2.0, falando sobre sistema operacional, isso mesmo, um sistema operacional completo pela Internet no seu navegador. Atualmente existe muito pouco nessa categoria, como na maioria das aplicações para Web 2.0, afinal estamos falando de novas tecnologias, que no começo sofrem por descrédito ou mesmo por falta de profissionais especialistas no assunto.

Bom vamos colocar a mão na massa, entre no endereço do sistema e você já encontrará a porta de entrada.

Na primeira tela você encontrará um tela de log in, todo sistema que se preza tem uma, nesse é muito simples, você pode logar diretamente ou mesmo criar um novo usuário digitando user e senha, muito simples mesmo, sem maiores cadastros.

Logo após, você entrará em um verdadeiro desktop virtual, com as principais funções que os sistemas operacionais convencionais podem oferecer.

Você encontrará aplicativos, espaço para gravar seus arquivos, isso mesmo, um pequeno espaço virtual para salvar arquivos que serão produzidos ou importados para esse ambiente de trabalho. Vamos apresentar esse espaço para você.

Primeiro você terá ao centro um botão verde, uma espécie de iniciar, ou seja, as funções do sistema, os aplicativos, preferências, etc. A esquerda duas pastas, uma de arquivos e outra que funciona como a lixeira do Windows. Na parte de cima a ferramenta mais interessante com atalhos para as melhores aplicações do sistema. (veja a ilustração abaixo)

 

Em cada ícone você encontrará um menu com as funções específicas:

 

 

 

 

Office: aqui você encontrará um explorer (eyeFiles), o editor de textos (eyeDocs), calendário (eyeCalendar) e uma agenda de contatos (eyeContacts), bem completa e organizada. Todos as funções são de fácil utilização e muito intuitivas, pois foram feitas nos mesmos moldes dos tradicionais aplicativos do mercado.

 

 

 

 

Network: Nessa parte você encontrará o eyeBoard, que funciona como um chat entre os usuários do sistema, temos aqui também o eyeNav, que é um navegador de internet, sem muitas inovações, simples e fácil de utilizar como as demais ferramentas e por fim um leitor de RSS, o eyeRSS, como sempre tudo muito intuitivo.

 

 

 

 

Accesories: Aqui encontramos eyeCalc e o eyeNotes, respectivamente, uma calculadora e um bloco de notas, na verdade itens para compor o sistema, pois tem pouco aplicabilidade.

 

 

 

 

Games: Afinal ninguém é de ferro! Para não ficar no lugar comum e trazer mais um jogo de cartas ou até mesmo uma nova versão do Mine, traz um Xadrez (eyeChess) muito bem feito, claro que o nível não é para nenhum Kasparov, mas dá para perder um bom tempo em frente ao tabuleiro.

 

 

 

 

System: O eyeProcess é um pequeno gerenciador de processos do sistema, aqui no Clube não achamos uma necessidade especial para ele, afinal não utilizamos o sistema a exaustão, mas acho que a empresa pensa em criar aplicativos Web 2.0 para esse sistema, com isso essa ferramenta pode ser muito útil.

 

 

 

 

Places: aqui estão os espaços que você desfruta do sistema; desktop, lixeira, pasta pública, etc. Interessante ferramenta pois em uma área de trabalho cheia funciona até como um atalho.

 

 

 

 

Os aplicativos funcionam muito bem, você ficará surpreso com a performance das aplicações e com a compatibilidade entre os arquivos gerados pelo ambiente EYES OS e o tradicional Microsoft Word, por exemplo. Veja a interface agradável do sistema:

 

 

No editor de textos eyeDocs as principais funções de formatação de texto, como tamanho, cor, fonte, negrito, etc. ou ainda as formatações de parágrafo, como alinhamento,espaçamento etc, você encontrará com a mesma facilidade que nos editores tradicionais do seu desktop.

Avaliação Geral

Um piloto muito bom, precisa de alguns ajustes mas se mostra uma aposta muito boa. Pontos para o espaço em disco para salvar o trabalho, a compatibilidade com os editores de texto convencionais impressiona.

Os sistemas para Web 2.0, sejam aplicativos, utilitários ou mesmo sistemas operacionais sofrem pela lentidão da banda do usuário, se você não tem uma conexão com uma boa taxa de transferência, a simples tarefa de escrever uma carta, salvar e enviar por e-mail vai se tornar dolorosa.

No geral o Clube da Informática aprovou a sistema e suas funções, gostamos do design, da performance, da compatibilidade e do espaço em disco para salvar o trabalho. O ponto negativo é a falta de uma autenticação melhor para tornar o ambiente mais confiável, afinal quem vai guardar um carta comercial importante em um ambiente pouco seguro?

 

Plínio Cruz
Analista e Auditor de Sistemas

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.