Patrocínio Natura

Router para acesso a Internet

27 de dezembro de 2007

Olá gente!

Esta semana vamos brincar um pouco com router de acesso a Internet.

Uma das melhores características que acho nesse tipo de compartilhamento é que, ao contrario de uma maquina servidora de Internet, já vem com todas as porta fechadas, muito bom para evitar Worms e Trojans.

Já existe a um bom tempo no mercado esse tipo de router, mas ainda tão pouco divulgado. Um dos equipamentos melhores que já vi ate hoje é o da linksys , serve como servidor de Internet, Servidor DHCP, e possui uma característica bem interessante que é de você apontar para qualquer computador alguma solicitação de conexao externa (claro que esta maquina deve ter IP fixo).

Vamos a um exemplo prático:

Você utiliza um software administrativo que está instalado em um servidor de aplicativos que possui numenro de IP 192.168.1.2. Você possui lojas que se conecta a este servidor via VPN pelo numero de IP valido do local físico deste software (Exemplo: 200.158.181.25). Seu servidor do aplicativo precisa receber a conexao desta maquina cliente, mas quem recebe é o router que esta conectado diretamente na internet. Como fazer pra esta conexão apontar para o servidor? Nesta tela de configuração, direcionamos a conexão que vem pela porta xxxx para o numero do IP do servidor. Pronto, já está configurado para este aplicativo. Coisa simples.

No exemplo acima configurei as portas 6015 e 6016 para minha aplicação, as portas 5631 e 5632 para o Pc Anywhere e a porta 3389 para o Terminal Service . Todos eles apontando para meu servidor que tem endereço físico 192.168.1.2.

Essa tela de configuração pode ser aberta pelo navegador digitando um numero de IP do router (192.168.1.1). Será solicitado um nome de usuário e senha.

O custo deste router não sai por mais de R$ 600,00. Um preço bem pequeno pelo custo/beneficio do equipamento.

Por essa semana é só . Ate a próxima.

Alex Dorr
Colunista: iMasters

Compatilhe esse artigo!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.