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  • Como aumentar sua taxa de clique (CTR) em 30 minutos

    Postado por Plinio Cruz em 4 de janeiro de 2008 na categoria Marketing & Negócios, SoluçÔes | Seja o primeiro a comentar

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    VocĂȘ utiliza anĂșncios de links patrocinados? Descubra como sua taxa de clique (CTR) pode determinar o fracasso ou sucesso de sua campanha – e o que fazer para aumentar seu CTR em apenas alguns minutos.

    Para quem anuncia com links patrocinados hĂĄ algum tempo, nĂŁo Ă© novidade o termo CTR (Click Through Rate) ou “Indice de cliques”, que mostra a mĂ©dia de visitantes que viram seu anĂșncio e decidiram clicar para saber mais.

    Sistemas como o Google Adwords, quando determinam qual o custo que vocĂȘ vai pagar por clique, levam em consideração diversos fatores, com seu Ă­ndice de qualidade da pĂĄgina e checagem de relevĂąncia, o que torna mais complexa o calculo de quanto vocĂȘ~e vai ser cobrado por suas-palavras chave.

    Por este ser um fator muito importante, que serve para mostrar como as pessoas estĂŁo reagindo aos seus anĂșncios, se vocĂȘ conta com um bom ou alto nĂ­vel de CTR, vocĂȘ pode ter aquela preciosa vantagem competitiva sobre os outros anunciantes, seus competidores. Tendo assim um melhor posicionamento de seus anĂșncios a um custo cada vez menor.

    Mas como fazer para aumentar o CTR de seus anĂșncios?

    O que alterar em suas ofertas para recebam mais cliques? Isso pode ser muito mais fĂĄcil do que parece.

    Um dos fatores mais imporantes de seu anĂșncio Ă© a “chamada a ação”, ou seja, quando vocĂȘ convida ou desafia o leitor a tomar uma determinada atitude em relação ao seu anĂșncio. Algo como “clique aqui”, “descubra hoje!” ou mesmo “Faça o download”.

    Outro fator crucial para a eficiĂȘncia de seus anĂșncios Ă© a forma como vocĂȘ qualifica seu produto ou oferta. Eu chamo isso pessoalmente de “Adjetivos de Ouro”, que nada mais Ă© um grupo de adjetivos que comprovadamente causam um certo sentimento no leitor, ressaltando seu anĂșncio entre os demais e estimulando a pessoa a querer saber mais.

    Abaixo, montei uma pequena tabela com alguns “adjetivos de ouro” e “chamadas ĂĄ ação”.

    Tabela de Adjetivos e Chamadas a Ação

     

    Vamos dar um olhada em como cada um desses adjetivos trabalha no sub-consciente dos leitores e podem estimulĂĄ-los a clicar mais em seus anĂșncios:

    1) Novo

    Seu cliente em perspectiva ou jĂĄ possuem seu produto, ou nĂŁo. E se vocĂȘ possui uma nova versĂŁo, ela provavelmente Ă© melhor que a anterior, correto? As pessoas gostam de saber que estĂŁo tendo acesso a algo novo e de maior qualidade. O quĂȘ soa mais interessante ao seu ouvido: “ Sistema de rastreamento por satĂ©lite” ou “O NOVO sistema de rastreamento por satĂ©lite”? “Nosso serviço” ou “Nosso NOVO Serviço” ?

    Leia em voz alta e veja qual parece mais interessante e convidativo.

    2) Garantido

    NinguĂ©m gosta de perder nada, todos querem tomar a decisĂŁo certa e minimizar as chances de erro. VocĂȘ pode usar este desejo das pessoas a seu favor, se conseguir mostrar como seu produto vai cumprir o prometido. Certifique-se que sua oferta oferece segurança as pessoas e que elas se sintam com mĂ­nimo ou nenhum risco ao adquirir seu produto ou serviço.

    3) Descubra

    A Palavra “descoberta” causa um sentimento de que se Ă© o primeiro a encontrar algo. Com link patrocinados, seus clientes queiram se sentir que eles sĂŁo os primeiros a encontram seu produto ou serviço.

    4) Economize

    No mundo de hoje, as pessoas precisam economizar tempo, dinheiro, atenção ou problemas. Avise as pessoas que elas jå estão economizando algo antes mesmo de elas virem ao seu website.

    5) Aprovado

    As pessoas nĂŁo querem ser cobaias com seu produto ou serviço experimental. Mostrar como o que vocĂȘ jĂĄ foi testado e aprovado, minimiza outro elemento de risco que as pessoas podem sentir.

    6) Seguro

    Fazer uma compra online ou contratar alguĂ©m que vocĂȘ achou pela Internet pode ser um pouco assustador para muitas pessoas. Por isso, vocĂȘ precisa mostrar como todas as etapas de compra ou relacionamento entre vocĂȘ e seus possĂ­veis clientes Ă© segura. Novamente, mostre isso as pessoas antes mesmo que venham ao seu site.

    7) FĂĄcil

    Todos desejam uma vida mais fĂĄcil. E vocĂȘ precisa mostrar como ao compra de vocĂȘ, seu consumidores tornarĂŁo suas vidas mais fĂĄceis do que se comprassem de seu competidor. “FĂĄcil envio”, “Pedido Simplificado”, “FĂĄcil Instalação”, etc..

    8) GrĂĄtis

    Provavelmente o mais poderoso de todos! Todos querem algo que nĂŁo tenha nenhum custo, faz parte da natureza humana. Se vocĂȘ tĂȘm algo a oferecer gratuitamente, certifique-se de que seus prospectos saibam disso. Utilize como seu diferencial de oferta.

    Ok, agora podemos escolher um destes “adjetivos de ouro” do lado esquerdo da tabela abaixo e simplesmente selecionar uma “chamada ĂĄ ação” do lado direito para termos em instantes um poderoso anĂșncio.

    Uso conjunto de adjetivos e chamadas em ação

    Vejamos um exemplo de um produto chamado “Roteador ATA”.

    Se usarmos os adjetivos de ouro “Descubra” e “Novo” junto com nossa chamada a ação “Pague menos!”, podemos ver no exemplo abaixo como este anĂșncio aumentou drasticamente o CTR do anĂșncio.

     

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    Agora tente vocĂȘ em seus prĂłprios anĂșncios! Crie sua prĂłprias palavras e adjetivos de ouro, junto com chamadas ĂĄ ação que sejam especĂ­ficas Ă  sua indĂșstria ou nicho de mercado e veja o que as pessoas acham.

    VocĂȘ nĂŁo paga nada a mais para criar novos anĂșncios, quantas vezes desejar. Mas tĂȘm muito a ganhar se encontrar a fĂłrmula certa para seu pĂșblico-alvo.

    Se desejarem, postem suas dĂșvidas abaixo ou me escrevam dizendo como esta dica ajudou na sua campanha, ok?

    Boa Sorte a todos! 

    Pedro Superti

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