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  • Como aumentar sua taxa de clique (CTR) em 30 minutos

    Postado por Plinio Cruz em 4 de janeiro de 2008 na categoria Marketing & Neg√≥cios, Solu√ß√Ķes | Seja o primeiro a comentar

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    Voc√™ utiliza an√ļncios de links patrocinados? Descubra como sua taxa de clique (CTR) pode determinar o fracasso ou sucesso de sua campanha – e o que fazer para aumentar seu CTR em apenas alguns minutos.

    Para quem anuncia com links patrocinados h√° algum tempo, n√£o √© novidade o termo CTR (Click Through Rate) ou “Indice de cliques”, que mostra a m√©dia de visitantes que viram seu an√ļncio e decidiram clicar para saber mais.

    Sistemas como o Google Adwords, quando determinam qual o custo que voc√™ vai pagar por clique, levam em considera√ß√£o diversos fatores, com seu √≠ndice de qualidade da p√°gina e checagem de relev√Ęncia, o que torna mais complexa o calculo de quanto voc√™~e vai ser cobrado por suas-palavras chave.

    Por este ser um fator muito importante, que serve para mostrar como as pessoas est√£o reagindo aos seus an√ļncios, se voc√™ conta com um bom ou alto n√≠vel de CTR, voc√™ pode ter aquela preciosa vantagem competitiva sobre os outros anunciantes, seus competidores. Tendo assim um melhor posicionamento de seus an√ļncios a um custo cada vez menor.

    Mas como fazer para aumentar o CTR de seus an√ļncios?

    O que alterar em suas ofertas para recebam mais cliques? Isso pode ser muito mais f√°cil do que parece.

    Um dos fatores mais imporantes de seu an√ļncio √© a “chamada a a√ß√£o”, ou seja, quando voc√™ convida ou desafia o leitor a tomar uma determinada atitude em rela√ß√£o ao seu an√ļncio. Algo como “clique aqui”, “descubra hoje!” ou mesmo “Fa√ßa o download”.

    Outro fator crucial para a efici√™ncia de seus an√ļncios √© a forma como voc√™ qualifica seu produto ou oferta. Eu chamo isso pessoalmente de “Adjetivos de Ouro”, que nada mais √© um grupo de adjetivos que comprovadamente causam um certo sentimento no leitor, ressaltando seu an√ļncio entre os demais e estimulando a pessoa a querer saber mais.

    Abaixo, montei uma pequena tabela com alguns “adjetivos de ouro” e “chamadas √° a√ß√£o”.

    Tabela de Adjetivos e Chamadas a Ação

     

    Vamos dar um olhada em como cada um desses adjetivos trabalha no sub-consciente dos leitores e podem estimul√°-los a clicar mais em seus an√ļncios:

    1) Novo

    Seu cliente em perspectiva ou j√° possuem seu produto, ou n√£o. E se voc√™ possui uma nova vers√£o, ela provavelmente √© melhor que a anterior, correto? As pessoas gostam de saber que est√£o tendo acesso a algo novo e de maior qualidade. O qu√™ soa mais interessante ao seu ouvido: “¬†Sistema de rastreamento por sat√©lite” ou “O NOVO sistema de rastreamento por sat√©lite”? “Nosso servi√ßo” ou “Nosso NOVO Servi√ßo” ?

    Leia em voz alta e veja qual parece mais interessante e convidativo.

    2) Garantido

    Ninguém gosta de perder nada, todos querem tomar a decisão certa e minimizar as chances de erro. Você pode usar este desejo das pessoas a seu favor, se conseguir mostrar como seu produto vai cumprir o prometido. Certifique-se que sua oferta oferece segurança as pessoas e que elas se sintam com mínimo ou nenhum risco ao adquirir seu produto ou serviço.

    3) Descubra

    A Palavra “descoberta” causa um sentimento de que se √© o primeiro a encontrar algo. Com link patrocinados, seus clientes queiram se sentir que eles s√£o os primeiros a encontram seu produto ou servi√ßo.

    4) Economize

    No mundo de hoje, as pessoas precisam economizar tempo, dinheiro, atenção ou problemas. Avise as pessoas que elas já estão economizando algo antes mesmo de elas virem ao seu website.

    5) Aprovado

    As pessoas não querem ser cobaias com seu produto ou serviço experimental. Mostrar como o que você já foi testado e aprovado, minimiza outro elemento de risco que as pessoas podem sentir.

    6) Seguro

    Fazer uma compra online ou contratar alguém que você achou pela Internet pode ser um pouco assustador para muitas pessoas. Por isso, você precisa mostrar como todas as etapas de compra ou relacionamento entre você e seus possíveis clientes é segura. Novamente, mostre isso as pessoas antes mesmo que venham ao seu site.

    7) F√°cil

    Todos desejam uma vida mais f√°cil. E voc√™ precisa mostrar como ao compra de voc√™, seu consumidores tornar√£o suas vidas mais f√°ceis do que se comprassem de seu competidor. “F√°cil envio”, “Pedido Simplificado”, “F√°cil Instala√ß√£o”, etc..

    8) Gr√°tis

    Provavelmente o mais poderoso de todos! Todos querem algo que não tenha nenhum custo, faz parte da natureza humana. Se você têm algo a oferecer gratuitamente, certifique-se de que seus prospectos saibam disso. Utilize como seu diferencial de oferta.

    Ok, agora podemos escolher um destes “adjetivos de ouro” do lado esquerdo da tabela abaixo e simplesmente selecionar uma “chamada √° a√ß√£o” do lado direito para termos em instantes um poderoso an√ļncio.

    Uso conjunto de adjetivos e chamadas em ação

    Vejamos um exemplo de um produto chamado “Roteador ATA”.

    Se usarmos os adjetivos de ouro “Descubra” e “Novo” junto com nossa chamada a a√ß√£o “Pague menos!”, podemos ver no exemplo abaixo como este an√ļncio aumentou drasticamente o CTR do an√ļncio.

     

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    Agora tente voc√™ em seus pr√≥prios an√ļncios! Crie sua pr√≥prias palavras e adjetivos de ouro, junto com chamadas √° a√ß√£o que sejam espec√≠ficas √† sua ind√ļstria ou nicho de mercado e veja o que as pessoas acham.

    Voc√™ n√£o paga nada a mais para criar novos an√ļncios, quantas vezes desejar. Mas t√™m muito a ganhar se encontrar a f√≥rmula certa para seu p√ļblico-alvo.

    Se desejarem, postem suas d√ļvidas abaixo ou me escrevam dizendo como esta dica ajudou na sua campanha, ok?

    Boa Sorte a todos! 

    Pedro Superti

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