Patrocínio Natura

PHP Know-How: Formulários em um página

5 de abril de 2008

Vou fazer uma série de artigos sobre minha experiência em PHP, mas especificamente sobre o PHP em um trabalho que no momento é meu projeto principal. Sou analista e programador do site que promove um evento chamado Destination Brazil Showcase 2008, para os íntimos DBS2008.

Só para situar vocês, é um evento de intercâmbio entra o turismo internacional e o brasileiro, onde profissionais do exterior irão saber o que, como e porque promover o turismo brasileiro lá fora. É realizado caravanas onde são mostrados pontos turísticos para os profissionais estrangeiros e realizado um feira onde profissionais estrangeiros e brasileiros irão trocar informações, contatos, enfim irão fazer negócios.

Posto isso, usarei os exemplos de programação e soluções que criei como forma de passar um pouco da minha experiência de programação na solução, não de problemas genéricos ou até mesmo normais em termos de programação, mostrarei aqui problemas do cotidiano de uma homepage que sofre com mudanças de cronograma, necessidade e ainda tem a pressão de solucionar tudo em tempo de atender ao cliente e as necessidades do cliente e de seus usuários.

Chega de conversa e vamos ao que interessa, programar! Os visitantes do DBS 2008, tanto os nacionais quantos os estrangeiros passam por fichas de inscrição, todas bem extensas e com vários tipos de colhimento de dados, radio buttons, text area, checkbox e por aí vai.

Para resolver o problema da extensão do formulário e não deixá-lo todo em uma mesma página, aí colocando em risco a paciência do visitante e o problema da perda dos dados na hora do envio do formulário, resolvi distribuí-lo em páginas, colocando passos a serem cumpridos pelo usuário para completar a inscrição, até aqui nenhuma novidade.

A questão é que utilizei uma técnica, ensinada pelo mestre André Mattos, um dos nossos colaboradores do site e também meu professor em PHP, que é o formulário ficar todo em um mesmo arquivo PHP, como dizia meu mestre, podemos fazer uma página toda em um arquivo PHP, deixando as loucuras de lado, vamos explicar como ficaria a estrutura de um arquivo de PHP com vários passos de um formulário.

Vamos usar como exemplo um formulário que terá três passos para ser realizado. Utilizaremos uma função muito interessante chamada isset, ela é resposável pela detectção de qualquer informação referente a uma variável, se existe ou não essa informação, é do tipo booleana, ou seja, retorna verdadeiro ou falso.

Observe a seguir os pontos principais da estrutura da arquivo PHP para realizar a tarefa que estamos propondo. O código está comentado:

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida pode enviar um e-mail ou postar dúvidas no fórum do Clube que eu responderei a todos.

um abraço!

Plínio Cruz – Diretor do Clube da Informática