Patrocínio Natura

O que é um projeto de redes de computadores? – Parte 1

24 de maio de 2008

Um projeto de redes de computadores é um estudo (ou planejamento) detalhado, destinado a implantação de uma rede de computadores que possa satisfazer as necessidades de alguém (pessoa física ou jurídica), sendo o compartilhamento de informações e recursos o objetivo mais comum.

Dependendo da natureza do projeto, ele deverá atender não só as expectativas do presente, mas também estar adequado para as mudanças no futuro, isto é, ser “modular” de forma a permitir o crescimento da rede, conforme o surgimento de novas necessidades, sem prejudicar o atual estado de sua funcionalidade.

São vários os detalhes envolvidos em um projeto de redes de computadores. Para se ter uma idéia, podemos destacar alguns exemplos:

  • Coleta de informações: Deverá ser feita de acordo com os requisitos do cliente;

  • Projeto lógico da rede: É o planejamento de todos os detalhes da rede que será implantada e utilizada. Exemplo: topologia da rede (estrutura), esquema de endereçamento, protocolos (regras padronizadas), softwares a serem utilizados, segurança e gerência;

  • Projeto físico da rede: É a seleção de tecnologias e dispositivos a serem usados. Exemplo: placas de rede, cabos, hubs, switches, roteadores, computadores, impressoras, etc;

  • Testes e análise do projeto (considerando imprevistos);

  • Realização de ajustes/melhorias no projeto;

  • Custo do projeto (de modo a atender o melhor custo-benefício);

  • Documentação do projeto;

  • Treinamento de pessoal.

OBS: O projeto deve seguir o “Sistema de Cabeamento Estruturado” que é a padronização do cabeamento, envolvendo normas técnicas, de modo a facilitar o uso e manutenção da rede com seus meios de transmissão integrados (voz, dados, multimídia, etc).

Para melhor visualização desse conceito, segue um exemplo sintético de um pequeno projeto, destinado ao mercado “SOHO (Small Office / Home Office – Pequeno Escritório / Escritório Doméstico)”, realizado em 2005.

Neste exemplo, começaremos expondo o objetivo do projeto, denominado “Projeto SOHO 2005”, de minha autoria:

Objetivo: Atender a um escritório de advocacia que passou por um processo de expansão, onde houve a necessidade de informatização e interligação de uma matriz e uma filial através da Internet.

O escritório, que antes contava com apenas a matriz composta por 2 advogados, 1 assistente e 1 secretária e possuía apenas 3 computadores com 2 impressoras deskjet e um único acesso à Internet, via linha discada (56 Kbps), passou a ser composto por uma matriz e uma filial.

Com o processo de expansão, houve, também, a necessidade de contratação de pessoal e o deslocamento de um dos advogados para filial.

Sendo assim, a matriz passou a ser composta por 1 advogado, 1 assistente, 1 operador de computador/webmaster e 1 secretária. Os equipamentos utilizados serão vistos mais adiante. A filial foi composta por 1 advogado, 2 assistentes, 1 secretária e 1 office-boy.

Os advogados solicitaram um projeto que atendesse às necessidades da empresa, de forma a ter a melhor relação custo-benefício possível. Foi informado ainda que não seria possível realização de obras como por exemplo, quebrar paredes para passagem de eletrodutos.

O escritório matriz fica localizado na “cidade X” e a filial no centro financeiro da “cidade Y”. Com base nessas informações, foi apresentada a proposta para a implantação do “Projeto SOHO 2005”, conforme adiante.

Justificativa para o “Projeto SOHO 2005”: Com base em um levantamento feito pelo SEBRAE (www.sebrae.com.br), descobrimos que juntas, as micro e pequenas empresas, respondem por cerca de 99% do mercado de empresas formais no Brasil.

Situação da Empresa

Situação da empresa “antes” da implantação do projeto:

Apenas a matriz: 2 Advogados, 1 Assistente e 1 Secretária.

Equipamentos: 3 computadores, 1 acesso à Internet via modem 56 Kbps e 2 impressoras deskjet.

Situação da empresa “após” a implantação do projeto:

Matriz: 1 Advogado, 1 Assistente, 1 Secretária e 1 Operador/WebMaster.

Filial: 1 Advogado, 2 Assistentes, 1 Secretária e 1 Office-Boy.

Equipamentos: Ver mais adiante.

Visualização do processo de expansão do escritório:

Abaixo, podemos observar a matriz, instalada em uma casa na “cidade X” e a sua filial, localizada no 8º andar de um prédio no centro financeiro da “cidade Y”.

OBS: A nuvem: é a representação da Internet porque simboliza a “visão obscura (desconhecida)” de uma pessoa leiga no assunto. O raio é a representação de uma “conexão (link)” entre um ponto e outro. Favor não confundir com “chuvas, relâmpagos e trovoadas…” 🙂

Figura 128: Processo de Expansão – Matriz e Filial

Planta Baixa

Apresentação da planta baixa:

A planta baixa é fundamental para que possamos ter a base correta para a realização do projeto, no que diz respeito a disposição física dos equipamentos. A área “hachuriada” representa o espaço reservado para alguns móveis e o tracejado em azul representa o cabeamento de rede utilizado, embutido em “canaletas” presas na parede.

Figura 129: Planta Baixa da Matriz.

Figura 130: Planta Baixa da Filial.

Distribuição de Cabos

Esquemático da distribuição horizontal de cabos:

Esse esquemático representa o cálculo da metragem de cabos necessária por andar. Existe, também, o esquemático da distribuição vertical de cabos. Não será exemplificado aqui porque, neste caso, não foi necessário, uma vez que o projeto atendeu apenas a um andar.

Figura 131: Esquemático Horizontal de Cabos.

Canaletas

Canaletas Aparentes:

As canaletas aparentes são a solução ideal para ambientes onde a mudança de layout ocorre com freqüência, quando não é possível quebrar paredes ou não se quer ter gastos com a realização de obras. As canaletas de alumínio são as mais indicadas, pois possuem maior proteção contra interferências eletromagnéticas.

(continua)

Gentilmente cedido por Richard de Oiveira


Rede Estruturada

Curso Online de Projeto de Rede Estruturada

O curso de Projeto de Rede Estruturada por meio da Educação a Distância oferece ao profissional da área de Tecnologia da Informação noções sobre a criação de um projeto de rede estruturada, assim como suas principais funcionalidades e muito mais.

Carga Horária: 30 horas – Duração: 30 dias – comece hoje mesmo!

Compatilhe esse artigo!

33 Comentários

  • diego 10 de novembro de 2009em5:47

    bom

  • Davi 12 de abril de 2010em21:54

    MUITO BOM!!! PARABÉNS

  • TAISE 16 de abril de 2010em15:25

    GOSTEI MUITO DESSE ASSUNTO AGRADE POR TE-LO MANDADO, GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO.

  • suely 1 de julho de 2010em13:31

    ola meu nome é suely e estou fazendo um curso tecnico em redes de computadores, e terei que fazer um projeto, mas estou um pouco perdida sem saber o que fazer voce pode mandar para mim algo que possa me ajudar
    Obrigada

  • oseias 15 de julho de 2010em9:33

    estou na fase final do meu curso e preciso entrega um trabalho.
    tem q faser uma planta baixa com 18 computadores e indentificar todos os pcs da rede e quanto gasta de cabeamento p/cada um.

  • felipe 13 de outubro de 2010em15:08

    estou fazendo um curso tecnico em redes de computadores, e terei que fazer um projeto, mas estou um pouco perdido sem saber o que fazer voce pode mandar para mim algo que possa me ajudar.
    obrigado

  • Josemir Donizete de Oliveira Gonçalves 7 de novembro de 2010em8:11

    Bom dia, Faço curso de Tecnico em extensão de redes de computadores, e tenho que fazer um projeto,de dados e voz, para uma empresa a ser instalada em um prédio novo de 03 andares, sendo no primeiro andar sala de T.I, e em cada andar 06 salas com 10 computadores e 02 impressoras em cada sala, totalizando 72 equipamentos em cada andar, totalizando 210 computadores, 36 impressoras, sala de T.I. – Podem me dar umas dicas e me ajudar.

  • samuel silva 16 de janeiro de 2011em11:51

    Bom dia.
    Parabens Amei seu projeto; preciso de um parecido á este com 15 computadores apresentado em powerpoint; ficarei muitissimo grato se puderes me ajudar.

  • Flavio 6 de fevereiro de 2011em21:09

    Boa noite, estava navegando pela internete e verifiquei um erro em seu site, creio que as informacoes estao equivocadas, antes de divulgar tal erro creio de deveria conferir o que estava fazendo, a imagem 132-2 pertece a Multiway e nao a Dutotec, a canaleta Multiway e a unica fornecida em tampas de 400mm com tampas de 1 a 5 pontos.
    Favor corrigir tal erro direcionando para o site da Multiway ou trocando as imagens,
    Obrigado,
    Flavio
    Diretod

  • Plinio Cruz 12 de fevereiro de 2011em9:02

    Prezado Flávio, não consegui contato com o autor do artigo. Não consegui as fotos no site da sua empresa e nem na Dutotec. Então deixo a missão para nossos visitantes visitar o site das duas empresas e ver os produtos e convido a Multiway enviar um realese sobre suas canaletas que teremos prazer em publicar em nossas páginas. abs. Plínio Cruz

  • Tecnico Jailson 14 de junho de 2011em15:51

    pessoal gostei muito desse projeto..

    poderiam mandar mais material sobre esse assunto pro meu email….

    sou recem formado e gostaria de me informar mais. e aprender cada dia mais.

    obrigaod

  • Thaise 13 de julho de 2011em8:25

    Bom dia , estou tentando desenvolver um projeto lógico para uma rede de uma empresa com uma matriz e duas filais, onde você devera abordar os serviços de rede, endereçamento, monitoramento remoto e roteamento entre as lojas.

    Obs. Para as três sedes serão distribuídos 275 hostes que serão interligados através de roteadores e controlado por servidores, a matriz terá a maior quantidade de maquinas. Você deverá usar para fazer o projeto a ferramenta Packet Tracer.
    Alquém pode me ajudar ?

  • Josiel 24 de julho de 2011em16:52

    Muiro bom sou tecnico em informatica e atuo na area de redes.
    parabens

  • Maibi 19 de agosto de 2011em9:08

    Tenho que fazer um projeto de redes que inteligam computadores de uma loja de peças de moto do qual contem dentro da empresa 6 salas;a sala de administração,sala do gerente,sala de contabilidade,sala de estoque de peças,sala do auxiliar administrativo e a sala da oficina mecânica,em cada sala terá um computador e eu tenho q interligar esses computadores em uma rede,é um projeto da faculdade e eu não sei muito bem como interligar esses cabos e gostaria de uma ajuda pra saber como interligar os computadores!
    obrigada.

  • Dálmata 26 de outubro de 2011em9:21

    Vocês tem alguma coisa sobre plantas de empresa que fabricam e comerciam seus próprios notebookc, nets, tablets e micropcs????

  • John Francisco Junior 10 de novembro de 2011em14:43

    tenho que fazer um projecto de Montar uma rede LAN na biblioteca da minha escola na qual é interligada a 4 computadores…………preciso da vossa ajuda

  • André 28 de novembro de 2011em20:27

    Olá! to me formando em redes de computadores e optei por fazer um projeto ao invés do estágio e eu preciso dos caminhos das pedras, se alguem tiver alguma coisa me mande por email ok?

  • Dálton José Meucci 17 de maio de 2012em10:47

    Estou precisando de referência Salarial para Projetista em Cabeamanto Estruturado, metalico e óptico para Dados, Voz e Imagem em redes de computadores, com cursos na Furukawa, Ortronics, Panduit, Systimax, na região de Campinas São Paulo

  • Alexsander 21 de maio de 2012em20:30

    gostei muito do projeto a onde posso fazer o curso de projetos?

  • rodrigo silva 25 de junho de 2012em9:44

    muito interressante;desde a analise de requisitos,topologia de redes a conclusao do projeto de redes

  • Joaquim Pedro Zua Quicuca 1 de julho de 2012em11:33

    Boa tarde, eu sou o Joaquim Quicuca, sou estudante do curso de engenharia de informática, sou finalista deste curso, pretendo fazer o projecto final de redes de computadores, preciso de um orientador. sei que pode envolver custos o mais importante é que alguem tenha disponibilidade de me ajudar.
    espero o vosso contacto

  • Plinio Cruz 1 de julho de 2012em15:48

    Prezado Joaquim estamos sem contato com o nosso autor desse projeto, ele mudou o site e o email e não nos atualizou, estamos no aguardo, isso tem pelo menos dois anos. Assim que retomarmos o contato atualizaremos aqui no site. abs

  • Paulo Soares 8 de outubro de 2012em17:11

    Senhores, após navegar por esses dois fabricantes de canaletas em alumínio, descobri um terceiro fabricante, Engeduto, que também possui essas canaletas com acabamento diferenciado. No site pude baixar não só imagens mas desenhos em dwg e pdf. Vale a pena conferir.

    Um abraço a todos.

  • duduxi kassoma 27 de outubro de 2012em11:54

    exou fazendo meu p.j final do curso de imformatica emplementaxao de servixos do servidor preciso de diagramas de caso de uso de actividade de sequencia tbm tabelas

  • Fabio Monteiro de Oliveira 5 de novembro de 2012em17:39

    adorei me deu uma boa ideia!!! obrigado!!!!!!

  • Domingas Alves 19 de novembro de 2012em2:52

    Foi bom ter feito essa pesquisa

  • Kauter Vera Cruz 9 de julho de 2013em12:42

    Gostei da dica…

  • Sebastião Pedro Mendongo Titi 31 de maio de 2014em20:09

    quando se fala de rede de computadores, é um estruturação imensa de dispositivos electronicos capazes de transmitirem informações de várias forma como microndas, satélite, infravermelhas, cabos etckkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu gosto de redes. eu vo seguir redes

  • Tavares Tarrafal 11 de outubro de 2014em10:40

    gostei dessa

  • Orlando Daniel 17 de março de 2015em13:52

    gostei deste Site, preciso mais informações sobre Redes, o posso fazer?

  • Francisco Metchuba 13 de julho de 2016em5:56

    Estou agostar essas pesquisa.

  • Abel Jose 8 de agosto de 2017em12:49

    estou na fase final do meu curso e preciso entrega um trabalho.
    tem que faser uma planta com 14 computadores e indentificar todos os pcs da rede e quanto gasta de cabeamento p/cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *