テ田ulos 3D – O caseiro funciona mesmo!

Postado por Plinio Cruz em 26 de maio de 2008 na categoria Games, Soluテァテオes | 58 Comments to Read

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O mテェs passado postei dois jogos aqui, dicas do amigo Eduardo Stuart, e em um deles, Trackmania Nations Forever, vocテェ tem a opテァテ」o de utilizar テウculos 3D. Depois de uma semana tentando comprar um, decidi fazer um com as dicas do prテウprio Stuart. Os dois arquivos PDF comツaツorientaテァテ」o e o gabarito,ツpara vocテェ produzir um em casa mesmo estテ」o disponテュveis no site do clube. (Manual e Gabarito)

Depois do テウculos em mテ」os fui jogar, テゥ sensacional, o efeito de profundidade do game テゥ maravilhoso, vale a experiテェncia. Minha esposa, que nem テゥ afeita a jogos, experienciou e acho muito interessante, e questionou seu funcionamento, fui na Internet buscar a explicaテァテ」o, achei a explicaテァテ」o para esse e ou outros tipos existentes no mercado. Isso mesmo, existem vテ。rios sistemas para que se obtenha a sensaテァテ」o de tridimensionalidade.

Anテ。glifo (テウculos a duas cores): utilizam-se filtros de cores complementares, como vermelho e azul ou vermelho e verde. A imagem apresentada, por exemplo, em vermelho nテ」o テゥ vista pelo olho que tem um filtro da mesma cor, mas se que vテェ a outra imagem em azul ou verde.

Este sistema, por seu baixo custo, emprega-se sobretudo em publicaテァテオes e tambテゥm em monitores de computador e no cinema. Apresenta o problema da alteraテァテ」o das cores, perda de luminosidade e cansaテァo visual apテウs um uso prolongado. Normalmente o filtro vermelho テゥ usado no olho esquerdo e o azul no olho direito.

Polarizaテァテ」o: utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. O sistema de polarizaテァテ」o nテ」o altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeテァテ」o de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarizaテァテ」o alternativa. Hoje em dia テゥ o sistema mais econテエmico para uma qualidade de imagem aceitテ。vel.

Alternativo: com este sistema se apresentam em seqテシテェncia e alternativamente as imagens esquerda e direita, sincronizadas com テウculos dotados de obturadores de cristal lテュquido, de forma que cada olho vテェ somente sua imagem correspondente. A uma freqテシテェncia elevada, a piscada de olhos torna imperceptテュvel o truque. A tテゥcnica テゥ utilizada em monitores de computador, TV e cinemas 3D de テコltima geraテァテ」o.


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