Patrocínio Natura

Óculos 3D – O caseiro funciona mesmo!

26 de maio de 2008

O mês passado postei dois jogos aqui, dicas do amigo Eduardo Stuart, e em um deles, Trackmania Nations Forever, você tem a opção de utilizar óculos 3D. Depois de uma semana tentando comprar um, decidi fazer um com as dicas do próprio Stuart. Os dois arquivos PDF com a orientação e o gabarito, para você produzir um em casa mesmo estão disponíveis no site do clube. (Manual e Gabarito)

Depois do óculos em mãos fui jogar, é sensacional, o efeito de profundidade do game é maravilhoso, vale a experiência. Minha esposa, que nem é afeita a jogos, experienciou e acho muito interessante, e questionou seu funcionamento, fui na Internet buscar a explicação, achei a explicação para esse e ou outros tipos existentes no mercado. Isso mesmo, existem vários sistemas para que se obtenha a sensação de tridimensionalidade.

Anáglifo (óculos a duas cores): utilizam-se filtros de cores complementares, como vermelho e azul ou vermelho e verde. A imagem apresentada, por exemplo, em vermelho não é vista pelo olho que tem um filtro da mesma cor, mas se que vê a outra imagem em azul ou verde.

Este sistema, por seu baixo custo, emprega-se sobretudo em publicações e também em monitores de computador e no cinema. Apresenta o problema da alteração das cores, perda de luminosidade e cansaço visual após um uso prolongado. Normalmente o filtro vermelho é usado no olho esquerdo e o azul no olho direito.

Polarização: utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. O sistema de polarização não altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarização alternativa. Hoje em dia é o sistema mais econômico para uma qualidade de imagem aceitável.

Alternativo: com este sistema se apresentam em seqüência e alternativamente as imagens esquerda e direita, sincronizadas com óculos dotados de obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente sua imagem correspondente. A uma freqüência elevada, a piscada de olhos torna imperceptível o truque. A técnica é utilizada em monitores de computador, TV e cinemas 3D de última geração.

Compatilhe esse artigo!

58 Comentários

  • kroltan 20 de dezembro de 2011em14:38

    @kilma: Se vc tem uma TV 3D vale mais comprar um kit 3D, por que ele tem mais fidelidade de cores que o óculos caseiro. O óculos caseiro é mais indicado para quando vc não quer comprar um monitor/tv de 120hz, que custa uns 800 reais.

  • Renata 19 de janeiro de 2012em22:28

    Adorei a ideia, vou fazer e depois se der certo posto novamente. Muito bom

  • klebin santanna 18 de abril de 2012em2:14

    bom eu fiz o óculos caseiro , sera se eu ver no youtube algumas coisa em 3d pega ? me manda o site q você jogo e sua esposa gosto ? quero alguma coisa pra mim ver se da certo mesmo ! obg

  • taso.tho 3 de maio de 2012em12:49

    poh não to conseguindo baixar a página fica em branco quando clica

  • taso.tho 7 de maio de 2012em12:21

    consegui hj

  • samuel de sousa 26 de julho de 2012em13:56

    óculos de celofane não serve, só de acetato.
    http://www.youtube.com/watch?v=5ixeoEBzOyw&feature=youtu.be

  • Paulo Ferreira 19 de novembro de 2012em18:09

    pega mesmo

  • Tony Oliveira 5 de junho de 2013em0:00

    legal vei

Comentários mais antigos« Comentários mais antigos
Comentários mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *