Existe algum Programa para Criar e Imprimir Recibos ?

Sim, existe. E para responder a esta pergunta, foi usado um programa chamado Emissão de Recibo 1.0, de autoria de Marcelo Luiz Altafin. Na verdade, estamos falando de um “Sistema para a Emissão e Gerenciamento de Recibos”, uma vez que este sistema permite cadastrar, consultar, alterar, excluir e imprimir as informações pertinentes ao recibo, ou seja, informações detalhadas sobre pessoas (física e jurídica) e a natureza do recibo (sobre o que ele é referente). Tudo, de forma prática e objetiva.

Para fazer o download do programa clique aqui.

VOCÊ PODE FAZER DOWNLOAD DIRETO DOS SERVIDORES DO CLUBE CLICANDO AQUI (Atualizado em 26/11/2012)

Ao iniciar o “Emissão de Recibo” será apresentada a janela da figura 417. Para cadastrar “Pessoas”, clique em “Cadastro\Pessoa” (ou, no ícone verde) para chegar na janela da figura 418. Para cadastrar “Referentes”, clique em “Cadastro\Referente” (ou, no ícone amarelo) para chegar na janela da figura 419.

Figura 417: Emissão de Recibo – Janela Principal

Figura 418: Emissão de Recibo – Cadastro de Pessoas

Figura 419: Emissão de Recibo – Cadastro de Referente

O cadastro de “Referente” (figura 419) foi criado para evitar o cansativo trabalho de ficar repetindo uma determinada descrição sempre que for imprimir um recibo. É possível completá-lo com mais informações posteriormente.

As pessoas cadastradas na janela da figura 418 poderão ser usadas tanto no campo “Recebi de” como no campo “Emitente” da janela da figura 420.

Para ter acesso à janela da figura 420, devemos clicar (na figura 417) em “Emissão\Recibo Comercial” (ou, no ícone vermelho). Nesta janela, juntamos as informações cadastradas em “Pessoas” e “Referentes” para criar o recibo. Veja que podemos optar por 1 ou 2 vias.

Lembre-se que para buscar as informações cadastradas em “Pessoas” para os campos “Recebi de” e “Emitente”, devemos clicar no ícone de três pontos [ … ] no lado direito desses campos. Em seguida, na janela que surgir, selecionar a “Pessoa” cadastrada.

Para buscar as informações cadastradas em “Referente”,devemos clicar em cima desta figura Emissão de Recibo. Em seguida, na janela que surgir, selecionar o “Referente” cadastrado. Observe o exemplo da figura 420:

Figura 420: Emissão de Recibo – Criando um Recibo

Feito o recibo, conforme exemplo da figura 420, basta clicar em “Gravar” mantendo a caixa “Imprimir recibo ao gravar” marcada para que o seu recibo seja armazenado no banco de dados do programa e abra a janela de visualização de impressão. Através da figura 421, podemos ver como ficou o resultado impresso do recibo criado na janela da figura 420.

Figura 421: Emissão de Recibo – Exemplo de Recibo

Figura 422: Emissão de Recibo – Relatório de Recibos Impressos

Por fim, na janela da figura 422, podemos ver um dos três modos de se gerar um relatório do programa “Emissão de Recibos”. Este exemplo é referente ao relatório dos “Recibos Comerciais Impressos”, isto é, que já foram emitidos pelo sistema.

OBS: Existem outros detalhes a serem explorados neste programa que não foram mencionados aqui. Deixei isto por sua conta, caso tenha se interessado pelo assunto, considerando que o programa está escrito em Português e possui uma interface gráfica bem intuitiva.

Richard de Oliveira

Compatilhe esse artigo!

28 thoughts on “Existe algum Programa para Criar e Imprimir Recibos ?

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.