DBDesigner 4

O DBDesigner é uma ferramenta muito importante para programadores, analistas e em especial, profissionais, para modelagem de banco de dados. Sua interface integra a criação de diagramas, modelagem, construação e manutenção de base de dados e foi otimizada para trabalhar com o sistema de gerenciador do MySQL. 

Na hora de fazer as ligações entre as tabelas, você poderá escolher o tipo, por exemplo: 1 para 1, 1 para N entre outras. Há uma exceção que para criar tabelas N para N (redundância), então a hora que você criar um relacionamento assim, o programa gera uma terceira tabela que faz comunicação das duas, evitando assim, que você cometa erros no seu modelo e futuramente no banco.

A sua interface simples e descomplicada, permite que você faça uma modelagem muito mais detalhada e sem precisar se bater muito, Basta arrastar os ícones que estão na barra ao lado esquerdo e começar a desenhar tabelas, relacionamentos e atributos.

Quando você der dois clique na tabela e nos atributos, abrirá uma tela com opções sobre o que clicou, ali você poderá escolher por exemplo, o tipo de dados que um atributo deverá receber, poderá ser inteiro, uma String, enfim, as variáveis que você esta acostumado a encontrar no meio da programação.

O sistema oferecido pelo DBDesigner integra design, desenvolvimento, criação e manutenção de bancos de dados visuais em um ambiente único e sem complicações. Ao mesmo tempo, há a combinação de ferramentas profissionais com uma interface limpa e simples de ser usada para oferecer uma maneira eficiente para que você administre seus bancos de dados.

Modelos de interface

Para trabalhar com este gerenciador, há dois modos de interface. Um é o Design Mode, usado para criar e manter o modelo visual dos bancos de dados. O outro é o Query Mode, indicado para trabalhar com dados de tabelas e para criação de elementos SQL para uso em PHP, Kylix ou outras linguagens de programação.

Plugins e código aberto

Os modelos criados pelo DBDesigner são armazenados em XML, os quais podem ser modificados por plugins usados diretamente pelo programa. Por possuir código aberto, é fácil para programadores desenvolver novos plugins ou expandir este programa para suprir necessidades específicas.

Ambiente

O ambiente de trabalho do DBDesigner é baseado no layout padrão para utilitários. A navegação básica é semelhante à do Adobe Illustrator e do Photoshop; as paletas incluem o recurso “Bird Eyes view” (“Visualização Olhos de Pássaro”); tabelas, etiquetas, regiões e imagens são disponibilizadas; os recursos de soltar e arrastar (drag-and-drop) e de menus popup são constantemente disponíveis; as funções refazer e desfazer são ilimitadas.

Relacionamentos

Os relacionamentos são criados a partir dos botões subsequentes ao botão utilizado para se criarem tabelas. Basicamente, os relacionamentos dividem-se entre Identificadores e Não-Identificadores. Esta é a forma utilizada para ferramentas de modelagem para definir quando uma chave estrangeira fará parte da chave primária da outra tabela. E muito mais.

Outros destaques

  • Impressão avançada de modelos.
  • Exibir como imagem.
  • Todos os tipos de dados do MySQL com todas as opções.
  • Tipos de dados definidos pelo usuário.
  • Armazenamento de bancos de dados, com habilidade para salvar um modelo dentro de um banco.
  • Acesso via rede ao armazenamento das bases de dados.
  • Histórico de comandos SQL.
  • Possibilidade de plugins.

Fonte: Baixaki e Livro MySql – Alexandre Rangel

Compatilhe esse artigo!

2 thoughts on “DBDesigner 4

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.