Patrocínio Natura

Ganhando Dinheiro no Google Adsense

10 de janeiro de 2009

O Clube da Informática sempre utilizou o Google Adsense em suas páginas, afinal de algum jeito ele tem que sobreviver. Sinceramente falando, o que conseguimos arrecadar com o Google Adsense e os Banners do Submarino sustentam o Clube e ainda sobra para o choppinho no final de semana, náo dá para ficar rico, mas pode-se tornar o site sustentável e ainda ter algum dinheiro para comprar umas peças para um upgrade ou mesmo para pura diversão, afinal ficamos um tempo em frente ao computador montando o site para vocês!

Falando sério, muitas pessoas reclamam dos baixos ganhos que se tem com o programa, e a maioria tem razão, para começar a ganhar dinheiro é aumentando o número de visitas, pois só assim teremos mais chances de alguém clicar nos links e mais, temos que colocar as chamadas no lugar certo. Qual é o lugar certo? Como saber onde colocar? Como estudar o retorno? Como aumentar a audiência do site? Pesquisamos, lemos dicas, cruzamos informações e fizemos um acompanhamento do nosso site durante os últimos 12 meses, passamos agora para vocês nossas lições:

1. Utilize Critérios para Melhorar seus Resultados:

Só experiências com o AdSense podem ajudá-lo a descobrir o que funciona melhor em seu site, e a utilização do critério é a ferramenta perfeita para isso. Sempre que fizer alterações em seu site, use os critérios para avaliar e observar os efeitos. Se você deseja acompanhar um determinado tipo de posicionamento de anúncio ou mesmo um site inteiro, os critérios personalizados e de URL ajudam a determinar a opção mais bem-sucedida.

São os testes que ajudarão você a tomar decisões inteligentes em relação a seus anúncios. No novo formato do Clube colocamos um anúncio do lado direiro da página, pois notamos que, no nosso caso, o banner no alto não trazia tanto retorno, apesar de na maioria dos casos esse ser o lugar mais valioso de um site. No Clube o espaço a direita está dando um bom retorno.

Veja na ilustração acima que diferenciamos a chamada (LOGO DO LADO DIREITO) para estudarmos junto aos ganhos, o quanto ela é responsável pela arrecadação total. Você tem que ter paciência e organização, faça os testes por pelo penos dois meses com cada bloco, para passar por feriados, fins de semana e dias úteis. Registre em uma planilha de excel e ao final de um ano você já terá uma boa noção quais os locais mais valiosos do seu site, qual o tamanho de anúncio mais pertinente, etc.

2. Local e Tamanho dos Blocos

Existe uma ferramenta para você descobrir local e tamanho dos blocos a serem criados para o seu site, é o estudo de navegação do visitante pelas páginas, como entra, em que páginas passa, qual caminho utiliza, etc.

Por exemplo, aqui no Clube você deve estar no primeiro ou segundo clique e não vai passar do quarto ou quinto cliques. Pois o site do Clube é um site de referência em vários assuntos sobre informática, os visitantes chegam aqui, na sua grande maioria, pelo Google, direto para a página do assunto, se gostam do artigo, fazem uma pesquisa e lêem mais um ou dois artigos referentes aquele assunto e depois continuam sua pesquisa pela internet.

Sendo assim descobrimos que a melhor forma era diminuir o número de banners e blocos de links, que antes estavam em todos os lugares e colocar em lugares estratégicos e em menor número dando mais ênfase e destaque, com isso não roubaríamos espaço dos artigos, mas ao mesmo tempo estaríamos presentes em toda a leitura do mesmo. Descobrimos que o local menos interessante do site era o topo e ao contrário da maioria dos outros sites, o banner de rodapé faz mais sucesso no Clube.

Colocamos um half-banner no topo e um super banner no rodapé. Você notará que ainda colocamos abaixo do super banner o link dos parceiros, responsável por muitos clicks diários no site, ou seja, é uma parte interessante, pois o visitante do Clube quando acha o assunto desejado acaba lendo o artigo até o final!

A barra da direita se mostrou mais funcional e melhor utilizada pelos visitantes, em telas menores o site dá mais ênfase ao artigo o que torna a experiência do visitante mais agradável e com isso retemos o usário não mais tempo no site, mas sim como visitante cosntante. E quando ele utiliza a barra da direita, normalmente para ver os artigos relacionados a categoria do artigo que está sendo lido, ele acaba vendo o grande bloco que está bem acima da lista de categorias.

A ilustração acima, do site Efetividade.net, mostra os setores que um site tem para anunciar, a maioria dos blogueiros e editores de site concordam que na grande parte dos sites existem “pontos cegos”, onde o visitante passa sem dar atenção e outros chamados “pontos quentes”, onde o usuário sempre coloca sua atenção. Diferentemente do site do Clube o topo perto do logotipo da página é um loca de grande importância e valor para um site, leia mais no excelente artigo escrito por Augusto Campos sobre o assunto. 

3. Aumente a audiência do seu site.

Como? Criando conteúdo de interesse de um nicho, quem atira para todos os lados não acerta ninguém. Faça um blog, site, serviço na Internet que as pessoas estejam precisando ou procurando. Os textos que falam de assuntos específicos geram anúncios do Adsense mais próximos ao conteúdo da página o que aumenta as chances do visitante clicar no anúncio.

Só aumentando o número de visitas e atancado um público pré-determinado é que você terá sucesso com os cliques, veja os números dos dois sites que mais ganham com o Adsense no mundo:

  • Markus Frind site PlentyOfFish.com. – US$300,000 – 500 milhões de page views
  • Kevin Rose do Digg.com – US$250,000 – 200 milhões de page views

Os dados são mensais, o que eles tem em comum? São sites de nicho e com muitos, muitos, muitos cliques em suas páginas. São sites que tem maior chance de obter cliques dos seus visitantes, pois como são direcionados seus textos contextualizam os anúncios do Adsense para o seu público, estratégia, na minha opinião, perfeita.

No mais, é muita paciência, pesquisa e métodos de tentativa e erro, “não tem fórmula mágica” como afirma Edney Souza no artigo “Ganhar Dinheiro com Blogs – Uma Pitada de Realismo“. Boa Sorte e Bons Ganhos!

abraço!

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