As Quatro Operações no Excel – Para Concursos

Recebemos alguns e-mails pedindo para falarmos sobre informática em concursos em nosso site, então fizemos uma pesquisa, buscamos provas de vários concursos, tanto no nível técnico quanto no nível superior, observamos bem as questões e editais desses concursos e agora faremos artigos sobre essa temática.

Depois de observar alguns editais e questões (que veremos mais adiante) sobre o Office, assunto sempre, observamos que o Excel, assim como o Word, são assuntos certos nessas provas. Fazendo uma análise minuciosa notamos que um ponto avaliado é o conhecimento do candidato em relação as quatro operações básicas (soma, subtração, divisão e multiplicação) dentro da planilha, tanto no seu formato mais simples quanto na utilização de funções.

As quatro operações básicas no Excel.

As quatro operações no excel se apresentam com os seguintes sinais: soma (+), subtração (-), divisão (/) e multiplicação (*). Vale o registro para a exponenciação (^).

Para realizar essas operações no excel, existem duas formas básica: a primeira é a direta onde você realizar a operação dentro de uma célula, e aí é recomendável comerçar a operação com o sinal de igual (=) ou na segunda forma (indireta) onde você vai realizar a operação entre duas ou mais células em uma célular em particular, observe:

Um ponto importante é como o processo funciona, o excel trabalha com células, que tem o nome composto pelo cruzamento da letra e do número que a localizam. Por exemplo: No exemplo abaixo fazemos uma divisão de 12 por 10 colocando o resultado em uma célula. Então utilizamos o nome das células para fazer a operação. Isso é muito útil, pois se trocarmos o valor de uma das células da operação (A1 ou A2) o resultado na célula A3 é automaticamente recalculado.

Outro modo de realizar operações no excel é utilizando funções. No caso das operações básicas, uma possibilidade, é a da soma. Com ela é possível somar duas ou mais células simultaneamente. Veja o exemplo:

Na planilha acima observamos em amarelo as somas feitas, veja algumas fórmulas por célula:

  • E1:=SOMA(A1:D1)
  • E2:=SOMA(A2:D2)
  • A4:=SOMA(A1:A3)
  • B4:=SOMA(B1:B3)
  • E4:=SOMA(A4:D4)

Atenção especial para a E4, é possível somar em todas as direções, até mesmo um grupo de células que não estejam alinhadas.

Outra função é a mult. Funciona da mesma forma da soma, ou seja, multiplica os números em sequência, fazendo a mutliplicação na sequência de células estipuladas. No caso anterior teríamos, por exemplo no E1: =multi(A1:D1) tendo como resultado 24 na célula E1.

Comentários sobre a função mult:

  • Os argumentos que são números, valores lógicos ou representações em forma de texto de números serão contados; os argumentos que são valores de erro ou texto que não podem ser traduzidos em números causam erros.
  • Se um determinado argumento for uma matriz ou referência, apenas os números na matriz ou referência serão contados. As células vazias, valores lógicos ou de erro na matriz ou referência serão ignorados.

A pergunta agora é: como é cobrado esse assunto em concursos? Veja quatro questões sobre o assunto do concurso para Técnico em Atendimento e Vendas Júnior – Técnico Operacional Júnior para os Correios no Estado do Ceará:

A) Se tratando do Microsofr Excel, assinale a alternativa que cntém o resultado correspondente a seguinte fórumla: =soma(10,2;4):

  1. 16
  2. 14,2
  3. 15,2
  4. 16,2222

B) Se tratando do Microsoft Excel, assinale a alternativa que contém o resultado correspondente a seguinte fórmula: =div(13;4):

  1. 3,25
  2. 134
  3. 13,4
  4. Não é possívl executar esta fórmula, pois no Microsoft Excel não contém esta fórmula (DIV)

C) Se tratando do Microsoft Excel, assinale a alternativa que contém o resultado correspondente a seguinte fórmula: =3^2:

  1. 6
  2. 1,5
  3. 32
  4. 9

D) Se tratando do Microsoft Excel, assinale a alternativa que contém o resultado correspondente a seguinte fórmula: =mult(3;2;5;4):

  1. 15
  2. 3254
  3. 120
  4. 14

Gabarito: A) 2; B) 4; C) 4; D) 3

Espero que tenham gostado, entrem em contato, envie suas dúvidas para contato@clubedainformatica.com.br. abraço e até a próxima.

12 comentários sobre “As Quatro Operações no Excel – Para Concursos

  1. Também gostaria de passar a mensagem de que O Excel possibilita executar operações com maior segurança, pois permite visualizar todos os passos que se realiza e, em caso de ocorrer um erro, pode-se voltar e fazer as alterações, sem que seja necessário recomeçar tudo.

  2. Quero fazer um grupo no wpp para falar de excel para concurso quem ai topa? me manda o telefone pelo zap mesmo -553284989041

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *