Antivírus On-line Nota Dez

Muito se fala em vírus, trojan, spyware etc, isso tudo só faz criar preocupação e temor entre os usuários de informática, sejam eles iniciantes ou avançados. O que todo mundo sabe é que a indústria do software luta constantemente contra essas pragas, muitos até brincam que são elas próprias que criam as pragas para poder vender suas soluções.

Boatos a parte, a verdade é que lutar contra essas pragas é coisa séria e muitas vezes cara, os antivírus gratuitos são eficientes, mas não conseguem lutar com a rapidez da evolução dos códigos maliciosos desses softwares, nem mesmo as versões pagas conseguem ser 100% nessa guerra.

O que apresento nesse artigo é uma solução pós-infecção, se você está com a máquina lenta, travando ou fechando softwares sem explicação alguma, seu problema pode ser um vírus, um spyware ou até mesmo um pacth de segurança que não foi instalado, para resolver esse problema, gratuitamente, a Trend Micro criou uma solução on-line: Trend Micro HouseCall.

Infelizmente é para quem está com problemas e continua com acesso a Internet, pois a solução funciona pelo navegador, vamos começar o processo acessando: http://housecall.trendmicro.com/, na tela inicial você terá o um botão com link para o início do processo e a apresentação da configuração mínima para rodar a solução. Observe:

Após clicar na imagem, como qualquer processo de Internet você encontrará os ermos de uso, que você tem que aceitar para conseguir prosseguir com o processo. Para continuar clique no botão “Lauch HouseCall”.

Clique na imagem para ampliar

No terceiro passo teremos uma parte fundamental dessa solução da Trend Micro, você terá que escolher entre usar um plug-in para o browser ou a versão java. Nós aqui do Clube da Informática usamos sempre a versão Java, além de mais rápido é mais instável.

Clique na imagem para ampliar

Na tela seguinte você terá o aviso de segurança padrão do Internet Explorer para aplicativos dessa categoria rodarem no Windows em segurança. Veja o exemplo na tela abaixo para Windows XP e IE 6 (SP2).

Depois de clicar em “Run”, nesse caso, para autorizar a execução do aplicativo java, teremos na próxima tela o começo do processo propriamente dito. Repare nas principais informações que temos nessa tela: A esquerda os passos que compõe o processo; No canto inferior esquerdo uma barra de acompanhamento das ações e ao centro o resultado das ações do software na máquina, é nessa parte da tela que você acompanhará em tempo real os resultados das buscas feitas pelo aplicativo.

Nessa etapa você fará a escolha que mais convém na sua busca. Você poderá optar por fazer uma varredura completa na máquina, na minha opinião a mais recomendável, afinal é muito difícil você precisar o local que a praga está se escondendo dentro da sua máquina, ou ainda, poderá escolher fazer a varredura em um local específico do disco. Fazendo a escolha iremos para o “Step 2”, a varredura.

Nesse processo, selecione a aba “Results” e acompanhe em tempo real os resultados da varredura, com riqueza de detalhes sobre as pragas achadas na sua máquina, por enquanto não faça nada, deixe o processo concluir e ir automaticamente para o “Step 3”.

Após toda a varredura no final da lista das pragas e vulnerabilidades listadas você encontrará o botão “Clear now”, que clicado pedirá uma confirmação e em seguida executará o passo três que é a limpeza das pragas existentes.

Aguarde a barra de acompanhamento mostrar a conlcusão e pronto, um boot na máquina e o processo estará finalizado.

Aqui no Clube da Informática realizamos periodicamente esse processo, afinal é a garantia de estar procurando pelas pragas antigas e as pelas mais rescentes, pois se tratando de Trend Micro podemos ter a certeza de estar usando um recurso super atualizado.

O sucesso da busca e eliminação das pragas chega a 90%, só algumas específicas conseguem sobreviver. Com certeza não pode ser uma ferramenta definitiva, assim como nenhuma atualmente pode ser considerada como a solução definitiva no combate desses códigos, mas com certeza é um forte aliado.

Plínio Cruz – Diretor do Clube da Informática

One thought on “Antivírus On-line Nota Dez