Instalando ZeosLib no Delphi 7

A bilbioteca ZeosLib (download) é uma conjunto de ferramentas para você ter uma conexão nativa com banco de dados, ou seja, uma conexão sem drivers auxiliares como o ODBC. Isso agiliza a programação, deixa a instalação do seu sistema fácil e o mais importante, deixa seu sistema mais rápido.

O ZeosLib é OpenSource e gratuito, sua instalação não é das mais simples, mas também não é um bicho de sete cabeçcas, é mais uma receita de bolo, basta seguir os passos sem pular “nenhum ingrediente” e pronto, está instalado para a utilização.

Então faça o download do arquivo compactado e descompacte em um diretório vazio de sua preferência, guarde lá  e vamos para o primeiro passo: Vá até a pasta “Zeos\Lib\MySQL” na diretório onde você descompactou a bilbioteca e os arquivos que lá você encontrar (libmsql40.dll, libmysql21.dll, libmysql320.dll, libmysql323.dll) faça uma cópia para a pasta system32 do diretório de instalação do Windows.

Agora abra o Delphi, aqui utilizaremos a versão 7, mas se aplica as outras também, deixamos aqui o site disponível para os visitantes que já instalaram em outras versões e encontraram alguma diferença, que deixem sua dica aqui.

Figura 01
Figura 01

Em seguida clique no menu “Tools”, “Enviroment Options” na janela que se abre escolha a aba “Library”. Na tela surgirá detalhes de instalação da bibliotecas. A primeira opção “Libraty Path” é responsável pela escolha do diretório da nova bilbioteca, clique no botão “…” para você escolher os diretórios. (Figura 02)

Figura 02
Figura 02

Nessa tela utilize novamente o botão “…” para localizar os diretórios (Figura 03) que interessam a nossa instalação. Na tela que se abre localize o diretório que você descompactou sua bilbioteca e ache o diretório src, nele você encontrará os subdiretórios; component, core, dbs, parsesql e plain. Selecione o primeiro “component” clique ok e voltando para a tela da Figura 02 clique no botão Add. Você verá o endereço ser registrado no quadro acima.

Figura 03
Figura 03

Esse processo será repetido com todos os diretórios da pasta “src”, ou seja, core, dbs, parsesql e plain, nessa ordem. Feito isso agora vamos para a instalação da biblioteca propriamente dita. Clique em “ok” e volte a tela principal do Delphi e proceda como se fosse abrir um projeto.

Clique em “File”, “Open Project” e localize na pasta da biblioteca o subdiretório “packages” e em seguida a pasta referente a sua versão, no nosso caso, Delphi 7 e clique no arquivo ZeosDbo, em seguida OK e a tela “Project Manager” vai aparecer com o conteúdo do projeto, que não por coincidência são os nomes dos diretórios que determinamos no processo anterior. 

Figura 04
Figura 04

Agora teremos que fazer o mesmo processo para cada um dos arquivos que aparecem e pela ordem. Clique com o botão da direita sobre o primeiro arquivo “ZCore.bpl” (Figura 04) no menu de propriedades que aparece, clique em “Compile”, aguarde o cursor da ampulheta parar, pois nesse momento os arquivos da ferramenta estão sendo compilados e dependendo do computador essa tarefa pode demorar alguns segundos.

Em seguida clique novamente com o botão direita sobre o mesmo arquivo “ZCore.bpl”, a mesma tela de propriedades se abrirá (Figura 04), dessa vez você escolherá a função “Install”, feito isso aparecerá uma tela de aviso sobre a instalação correta da ferramenta, clique “Ok” e faço o mesmo processo para os outros arquivos e lembre-se, na ordem que aparecem.

Figura 05
Figura 05

No último arquivo “ZComponent.bpl”, referente a instalação dos ícones e ligações da bilbioteca, você receberá a mensagem da Figura 05, que ocorrendo tudo perfeitamente mostra as ferramentas instaladas, clique ok e sua bilbioteca estará perfeitamente instalada. Clique “File”, “Close All” e confime todas as telas para salvar o projeto. Pronto o Delphi está pronto para você trabalhar.

Figura 06
Figura 06

Agora vá até a ABA de componentes e localize a “Zeos Acess” (Figura 06) e você terá acesso aos componetes da biblioteca. Como todos por aqui já sabem o Clube da Informática é mantido pela Trio Interativa, a nossa equipe atualmente desenvolve sistema Web (PHP/MySQL) como módulos externos desenvolvidos em Delphi para processos de maior duração e que via web poderia durar um tempo maior ou nem seriam viáveis pela velocidade da banda, por exemplo, envio de e-mails para mailings personalizados com mais de 5000 registros, as aplicações são infinitas.

Boa Sorte e espero que esse passo-a-passo tenha ajudado.

Compatilhe esse artigo!

21 thoughts on “Instalando ZeosLib no Delphi 7

  • Tem um jeito bem mais fácil e rápido de instalar essa mesma biblioteca no Delphi 7!
    1) Após descompactar o arquivo, vá até a pasta Packages (dentro do diretório que vc criou).
    2) Entre na pasta Delphi7.
    3) Clique duas vezes no arquivo ZComponentDesign.dpk (o Delphi será aberto).
    4) Clique no botão Install.

  • cara segui todos os passos que você descreveu mais quando clico com o botão direito sobre Zcore.bpl e todos os outros que se seguem e clico em install da um erro dizendo: “can’t be installed because it is not a designer time pakage” gostaria de uma ajuda desde ja agradeço.

  • Quando vou instalar os componentes zcore70.dpl… tambem acontece um erro report: can’t be installed because it is not a designer time pakage.

  • Ei, o erro : ‘can’t be installed because it is not a designer time pakage’ é devido a versão, esse link do artigo tras o Zeos mais atual, que infelizmente ainda está instável. Consegui solucionar o problema baixando uma versão mais estável. Ex.: 6.1 e alguma coisa.

  • Muito bom artigo.. gostei, estava um tanto quanto cansado de procurar algum tutorial bom pra poder instalar o componente, e esse veio bem a calhar… porem o componente que eu usei pra instalar não foi esse que o site esta oferecendo down. foi um outro que eu ja tinha na máquina, esse veio faltando as .dll Mas mesmo assim.. obrigado =)

  • Eh isso mesmo galera… quando clicar em install click diretamente no ultimo arquivo, os anteriores nao serao instalados… (error can’t not install because alguma coisa)…

  • Olá amigos…

    Instalei a biblioteca Zeos e até aqui, tudo bem..
    Alguém já usou o MySQLlite 1.7
    Não vi em lugar algum onde se registra a senha do Banco de dados.

    Alguém pode dar umas dicas, pois tentei Firebird + IbExpert entre outros meios e até o momento não consegui rodar o banco na máquina cliente.

    Grato pela dica

  • Olá. Após gerado um executavel utilizando os componentes do ZeosLib não preciso de nenhum arquivo adicional ou runtime para colocar nas outras estações ? Pergunto porque executarei que almejo rodará em várias máquinas da rede e a quero fazer isto através do script de login de domínio do windows 2008. automaticamente através de GPO no Windows 2008. O programa deverá rodar em toda a máquina que ingressar no domínio, seja nova ou antiga.
    OBrigado.

  • Na verdade você vai precisar do executável e da dll do banco de dados que você vai utilizar, normalmene programo sem direcionamento da mesma, assim basta colocar na pasta o executável e a dll juntos e pronto, o executável roda redondo!

  • Ajudou muito! Agradecimento especial ao Jordan Henrique, que deu a dica de usar a versão antiga (6.1) do Zeos. Com a mais nova realmente não funcionou…

  • Não deu certo, fala que não foi possível encontrar o módulo C:\Arquivos de Programas(x86)\Borland\projects\Bpl\ZComponetDesign70.bpl, mas ele está nesta pasta sim.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.