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Dicas de Acerto: Tipos de Carros (FR,FF,MR,RR e 4 WD)

7 de maio de 2009

Para entender como se comportam os diversos tipos de carros é preciso algumas noções básicas de como se comporta a distribuição de peso e grip durante a aceleração,frenagem e curvas. Durante a aceleração o peso do carro se desloca para os pneus traseiros,o que significa que neste momento eles possuem mais grip e como o peso diminui na dianteira estes pneus tem menor ação no comportamento do carro.

Então durante a aceleração o controle da direção do carro é menor devido a diminuição do grip nos pneus dianteiros.Ao contrário, durante as freadas o peso vai para as rodas dianteiras. Isso é parte da razão de se ter muito mais controle do carro em baixas velocidades, o peso adicionado aos pneus dianteiros faz com que aumente o grip aumentando sua ação.

Durante as curvas também se altera a distribuição do peso sendo que por exemplo nas curvas para direita o peso vai para esquerda, porém nas curvas mais importante do que o aumento da tração para certas rodas é a perda de grip nas opostas.Quando as rodas perdem o grip isso leva a uma perda de aceleração.Isso não significa que não se possa acelerar durante as curvas mais sim que se deve tentar manter as linhas o mais retas possíveis ao sair das curvas para que se ganhe velocidade.

Quando se ouve o som dos pneus cantando em uma curva significa que se está ultrapassando a capacidade de grip dos mesmo e conseqüentemente perdendo aceleração.

FR- Front Engine,Rear Wheel Drive- Motor frontal e Tração Traseira

Este é o design de escolha da maioria do veículos mais potentes disponíveis,como Dodge Viper e Chevrolet Corvette e possui duas vantagens importantes. Como o motor se encontra na frente do veículo isso adiciona um peso que aumenta o grip nas rodas da frente o que é especialmente útil durante as curvas. Como a tração se encontra nas rodas traseiras , e lembrando que durante a aceleração o peso do carro vai para estas rodas, isso tem benefícios na aceleração.Embora sejam carros com boa performance não são muito fáceis de dirigir.Durante curvas fechadas o peso vai para a frente do carro nas freada o que faz as rodas traseiras perderem grip, e como a aceleração se encontra nestas rodas isso causa oversteer (saída de traseira). Então são carros nos quais deve-se ter cuidado ao acelerar durante as curvas.

FF-Front Engine,Front Wheel Drive (Motor e Tração dianteiras)

Esse tipo de carro tem suas vantagens e a principal delas é ser uma boa escolha para os que estão começando no jogo por serem mais fáceis de conduzir e em geral mais baratos. Devido ao fato do motor estar sobre as mesmas rodas que dão aceleração são carros que dão um bom controle durante as curvas. A desvantagem vem durante a aceleração,onde há um aumento do grip nas rodas traseiras mas como estas rodas não são responsáveis pela tração do veículo este aumento de grip é desperdiçado;além disso como o peso diminui na dianteira as rodas responsáveis pela aceleração perdem o grip resultando em uma aceleração menor.Outro problema nestes carro é a tendência a understeer (saída de frente).

MR-Mid Engine,Rear Wheel Drive (Motor Central e Tração Traseira)

Como o motor desses carros se encontra próximo ao centro do carro eles possuem um centro de gravidade bem equilibrado.Tanto as rodas dianteiras quanto traseiras se beneficiam do peso do motor,embora as rodas traseiras recebam um pouco mais desse peso,o que é bom pois a tração se encontra nestas rodas melhorando a aceleração e tornando estes carros muito bons especialmente nas saídas de curvas. Enquanto os carros FR perdem mais facilmente o controle nas curvas porque as rodas que aceleram tem pouco grip nas curvas os MR mantém maior tração,mesmo assim ainda tem um pouco de tendência a oversteer.

RR-Rear Engine,Rear Wheel Drive (Motor e Tração Traseira)

Não são muitos os carros com esta configuração,mas os que possuem são carros muito bons como por exemplo os Porsches(RUF).Eles compartilham alguns dos benefícios dos MR,mas há algumas diferenças,dando aos carros RR suas próprias desvantagens.Como nos veículos MR eles se beneficiam do peso nas rodas traseiras,o que melhora a tração na aceleração e saídas de curvas,entretanto eles ainda tem tendência a oversteer,não tanto como em um FR e a desgaste maior dos pneus traseiros.

4WD-Four Wheel Drive- Tração nas 4 Rodas

Nestes veículos não está especificado onde se encontra o motor ,embora na maioria dos casos se encontre na frente.Estes carros tem vários benefícios fazendo deles uma boa escolha para iniciantes. A maior vantagem é que independente de onde o peso está se concentrando sempre há uma roda capaz de acelerar o carro.Isto torna estes carros muito bons nas curvas e em situações onde a tração é difícil como cascalho os pistas molhadas,tornando-os os melhores para corridas off-road.

Artigo gentilmente cedido por Davi Antunes e Equipe

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3 Comentários

  • marcelo 2 de março de 2010em11:37

    nao to conseguindo passar da fase XXIII onde pegasus tem que puxar o kratos pulo para outra ponte que fica a frente espero mais nada acontece chego ate ver as asas dele mais depois ele some

  • Wllysses 14 de abril de 2010em14:43

    nossssssssa me ajudou de montão, eu sempre comprava carros FR e FF, e não entendia o porque da perda de controle nas curvas quando os mesmo estão equipados com as melhores peças, 4WD sem dúvida são os melhores e os RR gastão muito rapido o pneu traseiro cerca de 4 voltas estão verdes…

  • JONAS CARRARA 23 de fevereiro de 2011em21:08

    Mto agradecido pela enorme ajuda dos esclarecimentos de traçao e motor!!
    jogo o GT5 de ps3…cada carro é um carro para modificar, e com isso posso entender melhor esta mudança e tbm escolher o melhor carro para cada tipo de circuito!

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