Validação de Formulários – Campo E-mail

A coisa mais comum em um página de Internet é a presença de um formulário, seja para um simples contato ou até mesmo o preenchimento de uma ficha de cadastro para um concurso ou inscrição em um evento. Em qualquer caso sempre queremos que os dados tenham o máximo de consistência possível, para isso temos que fazer um tratamento nos campos que compõe nosso formulário.

Mesmo usando as linguagens dinâmicas, como PHP ou ASP, é sempre menos pesado fazer um tratamento básico em Java Script antes de enviar os dados para o banco de dados, assim evitamos muitas leituras da mesma página para validar o formulário.

Estamos falando de validação de e-mail, garantia de entrada numérica no número de telefone, tratamento de campos vazios, etc. Vamos começar nesse artigo falando do campo e-mail, que com o Java Script conseguimos garantir um bom tratamento, claro que não é totalmente garantido, afinal não existe arma poderosa suficiente para prever a “criatividade” de um usuário.

Logo após o tag <body> da sua página lance as funções de Java Script que vamos utilizar na validação, veja o código com comentários em vermelho.


Bom, como disse anteriormente, não é um script que vai garantir todas as possíveis entradas erradas de um usuários, mas vai dar muito mais eficiência em um formulário preenchido por um usuário bem intencionado, vai ajudar ele a preencher corretamente o e-mail e garantir que o contato com seu site funcione.

Para fazer a chamada para a checagem utilize o tag do <form> e lembre de colocar o nome do campo do e-mail de “email”, por exemplo:

No próximo artigo falaremos sobre mais tipos de campos e suas validações.

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.