Como converter áudio WAV em MP3?

Para quem está procurando uma ferramenta simples e objetiva para a conversão de arquivos de áudio do formato “.WAV” para “.MP3“, tem a opção de usar o programa “ShuangzSoft WAV to MP3 Converter” que é de autoria de “ShuangzSoft Inc.“. O download pode ser feito neste endereço: http://www.shuangzsoft.com/.

O programa não requer instalação. Portanto, após o download, basta descompactar o arquivo em uma pasta de sua preferência e clicar em “MP3Converter.exe” para que seja exibida a janela da figura 249.

Converter WAV para MP3

Figura 249: ShuangzSoft WAV to MP3 Converter

Estando na janela da figura 249, clique em “Add” e localize o seu arquivo “.WAV” a ser convertido. É possível incluir mais de um arquivo na mesma janela, formando, assim, uma lista. Para remover um arquivo da lista, basta clicar em “Remove”. Clicando em “Clear”, todos os arquivos da lista serão removidos. Ao clicar em “Options”, será exibida a janela da figura 250.

Converter WAV para MP3

Figura 250: ShuangzSoft WAV to MP3 Converter

Nesta janela (figura 250), podemos selecionar algumas opções que definirão a qualidade do arquivo, como a freqüência (“Samples Per Sec”), a taxa de bits por segundo (“Bitrate”) e os canais (“Channels – Stereo ou Mono”). Para fazer sua escolha, dentre as opções apresentadas, basta clicar na “seta para baixo” de cada opção e selecionar a que melhor lhe agrade. É bom lembrar que quanto maior for a freqüência e taxa de bits, melhor será a qualidade. Por outro lado, maior será o tamanho (em MegaBytes) do arquivo.

É por isso que o formato “.MP3” é mais indicado, pois por maior que seja o tamanho de um arquivo neste formato, será sempre menor do que um arquivo (com o mesmo nível de qualidade) em formato “.WAV”, devido ao seu eficiente método de compactação.

Em “Output Directory”, você poder deixar marcada a opção “Source files directory” para que o arquivo convertido (MP3) fique na mesma pasta onde se encontra o arquivo original (WAV) ou marcar a opção “Appointed directory” e selecionar a pasta onde o arquivo convertido deva ser armazenado.

Após definir suas preferências, basta clicar em “Ok” (figura 250) e em “Convert” (figura 249). Feito isto, será exibida a janela da figura 251. Quando esta janela desaparecer, o processo de conversão terá terminado. Retorna para a lista de dúvidas

Converter WAV para MP3 

Figura 251: ShuangzSoft WAV to MP3 Converter

* Conteúdo presente no site do Colaborador

Richard de Oliveira

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.