Microsoft facilita acesso das pequenas empresas ao primeiro servidor

A Microsoft Brasil anunciou, em parceria com o Ponto Frio e a Positivo Informática, a ampliação de sua atuação no mercado de sistemas operacionais para servidores com o Windows Server 2008 Foundation. Construído para pequenas empresas com até 15 funcionários, a solução oferece a confiabilidade, segurança e gerenciamento da plataforma Windows Server a todos os níveis de negócios com um preço acessível.

Monitoramento de Desempenho e Utilização Ponto Forte do Server
Monitoramento de Desempenho e Utilização Ponto Forte do Server

Pesquisa divulgada pela Microsoft em março deste ano mostrou que as pequenas empresas buscam soluções para servidores: 55% dos parceiros especializados no segmento acreditam em uma demanda por otimização de infra-estrutura. “Muitas pequenas e médias estão concentrando os investimentos em tecnologias que beneficiem diretamente a sua sustentabilidade – quer com a redução dos custos operacionais e melhoria da produtividade, quer com a aquisição e retenção de clientes”, afirma Antonio Moraes, gerente geral da divisão de servidores da Microsoft Brasil.

O Windows Server 2008 Foundation, direcionado a mercados emergentes, estará inicialmente disponível em 40 países, incluindo Brasil, e oferece às pequenas empresas a possibilidade de rodar aplicações para seus negócios, assim como banco de dados, hospedar websites e contar com funcionalidades básicas de servidor tais como compartilhamento de arquivos, impressoras e acesso remoto. O produto vem com 15 licenças de acesso, o que facilita a implementação e reduz custos e complexidade de licenciamento.

“A plataforma de servidor que vamos oferecer em conjunto com reconhecidos fabricantes de hardware garantirá às pequenas empresas de todos os segmentos a base para obter mais eficiência e produtividade. O custo acessível favorece as empresas no crescimento, inovação e competitividade no mercado mundial”, comentou o executivo.

O objetivo da Microsoft é oferecer a solução baseada no sistema operacional Windows Server para atender às necessidades tanto de preço quanto de tamanho dos clientes de pequeno porte, em um ambiente familiar do Windows. Com o crescimento dos negócios, os clientes podem optar por uma evolução no pacote de licenças da família Windows Server, que oferece funcionalidades como integração de e-mail, gerenciamento simplificado e outros recursos avançados. “Os clientes investem no Windows Server 2008 Foundation com a confiança de que haverá uma solução baseada no sistema, adequada às suas necessidades de negócio e tamanho da empresa”, disse Moraes.

Benefícios atestados

A partir maio de 2008, a Microsoft conduziu testes com a solução em nove países, entre eles o Brasil. Entre os benefícios oferecidos pelo servidor e que tornou o projeto piloto bem sucedido estão recursos criptográficos que impedem a leitura de arquivos por pessoas não autorizadas; monitoramento de aplicativos instalados no servidor, assim como do desempenho da máquina; filtragem do formato dos arquivos salvos em rede, e controle de duplicidade de documentos.

A Yázigi Internexus foi uma das participantes do piloto e constatou as vantagens do servidor Microsoft. “Além de integrar os arquivos dos meus funcionários em rede e controlar o acesso dos alunos a determinados sites no laboratório de informática, eu tenho a possibilidade de acessar remotamente os arquivos da escola em minha residência ou nas minhas viagens, editando planilhas financeiras, apresentações, textos, etc.”, disse Jesus Ropero Ramirez, diretor-proprietário da unidade Yázigi Internexus Saúde.

Distribuição OEM

O Windows Server Foundation será vendido apenas na versão pré-instalada (OEM) para os principais parceiros da empresa, como Dell, HP, IBM, Itautec e Positivo. Cada fabricante apresentará separadamente os seus planos de produtos com o Windows Server Foundation já integrado, definindo a data de lançamento e o preço da solução completa, incluindo hardware e software. Mais informações e detalhes sobre como adquirir o Windows Server 2008 Foundation estão disponíveis no site http://www.microsoft.com/windowsfoundationserver.

Encontre aplicações certificadas para o Windows Server acessando o link:

http://www.windowsservercatalog.com.

Informações adicionais sobre o Windows Server:

http://blogs.technet.com/windowsserver/default.aspx.

Mais informações sobre as tecnologias disponíveis para pequenas empresas, acesse: www.microsoft.com/brasil/pequenasempresas.

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.