Sonho realizado e guia para iniciantes!

Sonho realizado, objetivo concluído!O Jogo

Desde que comecei a jogar Gran Turismo 4, há cerca de um mês, comecei a pesquisar sobre o assunto.

Até então, eu tinha o jogo mas usava apenas o modo arcade. Que vacilo. Um ano com o melhor jogo de corrida de todos os tempos sem conhecê-lo a fundo.

Já tinha ouvido falar que existia Formula 1 para o Gran Turismo. Mas, até então, considerava uma lenda, um boato.
Então resolvi pesquisar o assunto, como já disse, e descobri que não era boato, que de fato existia um Formula Um. Então tracei meu primeiro objetivo: Conquistá-lo!

Nesta última sexta feira, ele se realizou. Ganhei o tão sonhado Formula Gran Turismo, versão “Brasil”, verde e amarelo. Também no último final de semana, conquistei a última licença que faltava, a Superlicensa 16 versão Americana! Nurburgring é uma pista deliciosa, dá gosto de correr nela.

E, como cheguei nesse ponto importante, gostaria de fazer um pequeno guia para iniciantes. Espero que ajude ao pessoal que está começando agora. Vamos lá!

Gran Turismo 4 é um jogo de corridas que se enquadra na categoria “Simuladores”. Diferentemente de jogos como NFS, onde predomina o “Arcade”. Portanto, é mais difícil guiar um carro no Gran Turismo.

O Modo granturismo é a coqueluche do jogo. Ali, o jogador poderá ganhar carros, disputar campeonatos variados e conseguir creditos para compra de novos bólidos. Para isso, é importante que o jogador novato saiba que caminho seguir e em qual sala ir. Para ajuda-los, vou descrever abaixo cada sala:

  • Home: A base do jogador. Lá, o piloto poderá salvar seu progresso, guardar e selecionar seus carros, visualizar o dinheiro disponível, vender seu carro.

  • License Center: O jogador deve tirar as licenças que darão direito a disputar determinados tipos de competição. São 5 licenças, com 16 provas cada uma. Cada licença completada dá ao jogador um carro novo.

  • Beginer Events: Sala com vários campeonatos, onde variados tipos de carro competem entre si.

  • Professional Events: Sala com vários campeonatos, onde variados tipos de carro competem entre si. O Grau de dificuldade dessas competições é maior.

  • Extreme Events: Sala com vários campeonatos, onde variados tipos de carro competem entre si. O grau de dificuldade é o máximo possível. Acessível somente quando ganhos todos os eventos em Begginer e Professional Events.

  • Endurance Events: Competições mais longas e extenuantes, como 24 horas, 1000 milhas, etc. Acessível apenas com 25% do jogo completo.

  • Driving Missions: 34 missões de dificuldades variadas, desde ultrapassagens a magic laps. Cada missão é disputada com um carro diferente.

  • Special Conditions Events: Sala dos eventos “Rallys”, onde você usa seu carro em disputas de rua, neve, pista molhada e terra.

  • Sala de países: Em cada sala dessa, o competidor tem acesso aos respectivos fabricantes daquele país. Em uma sala de fabricante, é possível comprar carros novos, tunar seu carro ou comprar carros clássicos. Alguns fabricantes ainda possuem salas para competições, que, se ganhas, garantem também um carro novo.

  • Japanese, American e European Events: Competições regionais, nos mesmos moldes das salas Begginer e Professional.

  • Historic, Used Car Showroom 1&2: Salas onde existe a possibilidade de compra de carros usados.

  • GT Auto: Troca de óleo, lavagem e compra de peças (rodas e aerofolio) para seu carro. Trocar o óleo logo após a compra de um carro garante um aumento de HP para seu carro.

  • Tunner Village: Alternativa de tunning às lojas por país.

  • Photo Travel: Fotografe seu carro a vontade nessa sala.

  • City Courses, Power & Speed, Driving Park, Original Circuits, World Circuits, Dirt & Snow: Salas destinadas essencialmente para treinar com seus bólidos em determinadas situações ou em um circuito específico.

No começo, por falta de conhecimento, cometi muitos erros e bati muita cabeça até conseguir evoluir no jogo. Também gastei muita grana atoa, portanto, escrevo esse ítem para que quem estiver começando agora não cometa os mesmos erros que eu cometi. Portanto, aqui vão algumas dicas básicas:Com que carro começar?

Tire as 3 primeiras lincensas. Você ganha um Nismo 270R ’94 (um sedan preto) no término da terceira licensa. Tune ele e com ele, você consegue ganhar competições no begginer e no japanese events, e por consequencia, carros e dinheiro. Dispute a primeira competição no Japanese Events com ele para ganhar um Nissan Fairlady Z Concept LM Race Car ’02. Ótimo, com o Fairlady, dispute a segunda competição do Japanese Events para ganhar o Nissan Motul Pitwork Z (JGTC) ’04. Aí, meu amigo, é festa! Dispute tudo o que conseguir com o Motul (e não vai ser pouca coisa).

Ganhando bastante dinheiro.

Com o Motul em mãos, dispute os Special Conditions events que conseguir. Note que o segundo evento dessa sala é baba de se conseguir e dá um carro de 265 mil créditos. Você pode ganhá-lo e vende-lo, e ganha-lo denovo. Baba, em pouco tempo, você estará com crédito suficiente para comprar os carros necessários para as competições específicas.

Que carro usar em cada competição?

Begginer Events – Use o Nismo 94 em todas que conseguir. Aqui vão sugestões para o caso do seu Nismo 94 não servir!

  • Sunday Cup: Use seu Nismo 94.

  • FF Challenge: Honda Civic type R

  • FR Challenge: Corvette Stingray 69

  • 4WD Challenge: Mitsubishi 3000 GT

  • MR Challenge: Um Toyota MR2

  • Light Weight Cup: Honda Beat Versão F

  • Spider & Roadster: Fiat Barcheta Giovanne Due

  • Sports Truck Dodge Ram

Professional Events – Use o Motul nos enventos que conseguir. Os carros adquiridos para o Begginer servem nos eventos específicos do Professional. A competição mais difícil é a Gran Turismo World Championship. Nessa competição, a coisa muda de figura.

Ganhando a Gran Turismo World Championship: Bem, essa competição é embaçada pra ganhar. Entram em cena corridas mais longas e a necessidade de fazer pit-stops. Consegui ganhá-la usando um PlayStation Pescarolo C60 Race Car 04, que custa a bagatema de 4.500.000 créditos. Como conseguir esse tanto de créditos? Bem, ganhe dinheiro vendendo seus carros adquiridos nas Special Conditions dá uma boa ajuda.

O Setup básico do seu Pescarolo é o seguinte: Tunning no máximo (turbo, brakes, etc), pneus R3 na frente e R2 atrás. Brake em 3 /3.

Dica: Use a opção Pratice antes de cada corrida. Essa opção dá a oportunidade de sair na pole.

  • Corrida 1 – Tokyo r246: Use o setup básico, faça o pit na volta 6. Pista fácil, vitória garantida.

  • Corrida 2 – Twin Ring: Use o setup básico, faça o pit na volta 16. Corrida oval, vitória garantida.

  • Corrida 3 – Hong Kong: Use brake 8/19. Essa corrida é muito complexa. Não deixe de frear assim que a luz do indicador acender.

  • Corrida 4 – Seoul Central: Use o setup básico, porém não faça pit stops. Dirija sem usar muito os freios, poupando pneu que a vitória é certa. Na curva antes da reta de chegada (em volta da estátua) é possível usar a parede para dar uma ajudinha.

  • Corrida 5 – El Capitan: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista.

  • Corrida 6 – NY: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista.

  • Corrida 7 – Opera Paris: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista.

  • Corrida 8 – Suzuka: Essa é embaçada demais de ganhar. Treine muito e depois mais um pouco. Coloque um pouco mais de freio na traseira, pode ajudar.

  • Corrida 9 – Grand Valley: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista.

  • Corrida 10 – La Sarthe: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista, principalmente o momento certo de brecar, antes das chicanes.

Ao ganhar esse campeonato, você ganha o Ford GT da abertura do jogo, que pode ser usado para ganhar alguns Americans Events.

Para ganhar o F1:

Para ganhar o formula, só existem 2 maneiras: completar 100% do jogo ou ganhar as 24 horas de nurburgring, na sala Endurance Events. Como voce teria que ganhar todas as corridas para atingir 100%, ganhar a corrida de nurburgring é a única opção.

Use seu Pescarolo com pneus Sports Medium. Corra em b-spec, você deve ganhar a corrida com muitas voltas de vantagem! Existe ainda a opção de se adiantar em 3x o tempo da corrida, no modo b-spec, logo, a corrida de 24 horas cai pra umas 9 se voce monitora-la. Lembre-se de que o carro volta pra velocidade normal após o pit stop. Uma vez que o carro realiza pelo menos uns 30 pits durante a corrida toda, ou voce deixa seu ps2 ligado ou voce monitora a corrida.

Eu fiz assim: Deixei o ps2 ligado e fui trabalhar. Cheguei do trabalho com 11 horas de corrida realizada. As 13 horas restantes eu monitorei. As 23h00 já estava com o F1 em mãos.

Conclusão:

Se você chegou até aqui, com toda certeza já está craque no jogo. Ainda assim, toda a ajuda é bem vinda. Existem excelentes materias de apoio. Parte desse guia foi baseado no detonado encontrado aqui.

Esse blog, com os incríveis vídeos do Rick e as colaborações do Sauber, do Jota e de todo o pessoal também é de grande valia.

Visite os links da IGN para ter a lista de premiações, dicas técnicas e todo o resto. Espero que esse texto seja útil para iniciantes. Boa diversão.

Compatilhe esse artigo!

5 thoughts on “Sonho realizado e guia para iniciantes!

  • 1) como faço p/ salvar as corridas longas ?
    2) não entendi muito bem o fato “Corra em b-spec”?
    3) Existe ainda a opção de se adiantar em 3x o tempo da corrida, no modo b-spec?
    4)”Eu fiz assim: Deixei o ps2 ligado e fui trabalhar. Cheguei do trabalho com 11 horas de corrida realizada. As 13 horas restantes eu monitorei. As 23h00 já estava com o F1 em mãos.como” faço isso?

  • B-spec é uma espécie de piloto automatico. vou dar umas dicas do gt4! suzuki escudo>ganhe catedral rock 1 no hard em special conditionoutra maneira de dinheiro rapido é comprar um abt ttr touring car da audi e fazer o evento deuth mestershaft em europeu events apos ganhar esse campeonato você recebera 150.000 só das corridas + um amg mercedes race car avaliado em 743.950 mil venda pois ele é ruimCarros secretos nos dias 694 até 700 va no lote de carros usados e tera 4 carros lendarios eles são nissan r92cp race car 930hp, nissan r930gt1 race car 690 hp, maxda 787b 780 hp e o toyota gtone 830hp, todos nas cores preto para comprar todos 4 é precisso ter 9.000.000 de money!! qualquer duvida me mandem uma mensagem ou me liguem 84242776. créditos >complexo gran turismo< sauber, rick e equipe!.

  • Outra boa dica para os iniciantes ->vá em license center e em national b e national a liceonse quando começar cada teste na contagem 321 aperte r3 e entao aparecera faixas no chão! faixa azul acelere, vermelha breque abrçs!!

  • ate hoje nao consegui ganhar as 24 horas de nurburgring entao ate hoje eu quebrei droga maldita que o gt4 e acreditem nao vale apena ficar 24 horas no play porque o meu queimo por consequencia me escutem nao vale apena

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.