Um estudo independente sobre a segurança dos notebooks, encomendado pela Intel Corporation, analisa o potencial custo empresarial da perda ou roubo de notebooks. O resultado sugere que, em uma era onde “o escritório” pode ir a praticamente todos os lugares, medidas efetivas de segurança são essenciais.

O estudo, que foi realizado pelo Instituto Ponemon , calculou que os notebooks perdidos ou roubados em aeroportos, táxis e hotéis de todo o mundo custam às empresas uma média de USD 49.246, refletindo o valor dos dados neles contidos que superam em muito o preço do computador.

“Para um número de trabalhadores móveis que cresce rapidamente, os PCs deram lugar aos notebooks, que oferecem aos usuários a maior produtividade e liberdade da mobilidade”, declarou Mooly Eden, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Plataformas Portáteis da Intel. “À medida que essa tendência se mantém, o estudo sugere que as empresas precisam estar cada vez mais atentas e com maior controle dos seus dados corporativos, assegurando que seus sistemas de segurança estão aptos para o trabalho. Na Intel, fornecer a segurança adequada não requer apenas o desenvolvimento de tecnologias eficientes, como a tecnologia contra roubo da Intel® , mas também a colaboração com os principais provedores de criptografia, eliminação de dados e outros serviços de segurança que garantam soluções efetivas”.

A Intel encomendou o estudo para compreender melhor os problemas e soluções associados aos notebooks perdidos. A pesquisa revela que os dados confidenciais, e não o próprio notebook, são a principal causa dos altos custos. O estudo também sugere que o uso de produtos e tecnologias para a criptografia de dados reduz as perdas financeiras.

Analisando 138 casos de notebooks perdidos ou roubados, o estudo chegou ao valor de USD 49.246 para os custos associados com a substituição, detecção, ciência forense, brecha de dados, perda de propriedade intelectual, perda de produtividade e despesas jurídicas, regulatórias e de consultoria. Apenas a brecha de dados representa 80% do custo.

“Esse é o primeiro estudo para calcular o custo total de perda ou roubo de um notebook”, declarou o Dr. Larry Ponemon, chairman e fundador do Instituto Ponemon. “Alguns dos resultados são surpreendentes e demonstram as conseqüências associadas à perda ou roubo de notebooks e, mais importante, dos dados contidos dentro deles, que as empresas devem considerar”.

O estudo também demonstrou que as empresas aprendem rapidamente o impacto que a perda de um notebook tem sobre eventuais custos. O custo médio se a perda de um notebook for notificada no mesmo dia é de USD 8.950, de acordo com o estudo. Depois de uma semana, esse número pode chegar a USD 115.849.

Quem perde um notebook também tem um papel importante no custo final para a empresa. Surpreendentemente, não é o computador do CEO que é o mais valioso, mas o de um diretor ou gerente. O notebook de um executivo sênior está avaliado em USD 28.449, enquanto o de um diretor ou gerente vale USD 60.781 e USD 61.040, respectivamente.

Soluções

O estudo descobriu que a criptografia de dados tem uma forte influência no custo médio do equipamento. Um notebook perdido com um disco rígido criptografado está avaliado em USD 37.443, em comparação aos USD 56.165 de uma versão não criptografada.

A tecnologia contra roubo da Intel® é uma “pílula de veneno”, que pode ser programada no PC e ativada por mecanismos internos de detecção ou por um servidor remoto para travar um notebook perdido ou roubado, tornando-o inutilizável. A tecnologia faz com que a máquina deixe de funcionar após tentativas frustradas de login. Outra situação que impedirá a máquina de funcionar é quando o notebook passa um tempo maior do que o pré-determinado sem se conectar a um servidor central de gerenciamento. A tecnologia contra roubo da Intel, que está disponível por meio de um número cada vez maior de fabricantes de PCs, é oferecida por empresas de serviços de criptografia ou eliminação de dados. O estudo “O Custo de Um Notebook Perdido” está disponível online no Intel® vPro™ Expert Center .

Fonte: Intel

One thought on “Estudo da Intel Revela Implicações Surpreendentes Para Perda ou Roubo de Notebooks Corporativos