Tonico Pereira Rouba a Cena em Hamlet

Para fechar a série de Out of Memory atrasados do mês de maio: um clássico. No dia 22 passado fui ao belíssimo Teatro Oi Casa Grande conferir Wagner Moura e grande elenco em  “Hamlet”, de William Shakespeare, no elenco Tonico Pereira, Carla Ribas, Georgiana Góes, Caio Junqueira, Cláudio Mendes, Fábio Lago, Felipe Koury, Gillray Coutinho e Marcelo Flores. A direção, na minha opinião de leitor da obra, magnífica foi Aderbal Freire Filho.

Hamlet é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, passada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

A peça é extensa, são mais de três horas de uma história intensa e com um texto magnífico, a tradução foi feita pela dupla Wagner Moura e Aderbal Freire, vou chover no molhado e afirmar que comprovei a atuação espalhafatosa do Hamlet feito por Wagner, detalhe que até ele mesmo assumi ter colocado na personagem, na minha opinião não compromete, na verdade lendo a obra na tradução de Millôr Fernandes por vezes tive a impressão de imaginar um Hamlet muito próximo ao de Wagner Moura.

Os recursos da peça, como a filmagem feita ao vivo e que passa no telão ao fundo do palco, são utilizados na medida e trazem dramaticidade na dose certa e em momentos chave da história, a luz e o palco dão um tom quente a história, lindo e fantástico!

Agora o destaque mesmo é para Tonico Pereira que faz o papel do Rei traidor! A personagem aparece devagar na história e tem um crescente na participação até culiminar na importância máxima para o desfecho da história, e foi assim a atuação do Tonico, discreta no início e magnífica da metade para o fim, quando precisava, com certeza sensibilidade digna de grandes atores e conhecedores do ofício! Parabéns ao ator!

Compatilhe esse artigo!

One thought on “Tonico Pereira Rouba a Cena em Hamlet

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.