Começando bem com o BlackBerry

Assim que você compra ou ganha um BlackBerry você tem nas mãos uma infinidade de funções, benefícios e tecologias. Pensando nisso pesquisamos dicas e coisas importantes para quem entra pela primeira vez no mundo BB.

Encontramos o site BlackBerry Brasil que é muito bom, tem formato de blog e tem de tudo, é o lugar certo para você começar sua jornada e se manter atualizado sobre esse aparelho que conquistou o mundo.

Para dar um aperitivo selecionamos um dos(excelentes) artigos que é o “Bê-a-bá do BlackBerry” imperdível, não deixe de explorar esse verdadeiro portal BalckBerry no idioma tupiniquim, veja o texto:

No Brasil o BlackBerry está sendo muito vendido não só para usuários corporativos mas também para a população em geral. O BlackBerry possui um sistema com uma usabilidade super amigável  e muitas das coisas são auto-explicativas. No entanto  existem algumas coisas que você deve saber sobre este smartphone para tornar o uso mais agradável e também para aproveitar melhor. Abaixo segue uma lista dos principais pontos que você deve saber e se você souber outras dicas se sinta a vontade para postar nos comentários.

Seu Número PIN

Cada BlackBerry no mundo tem um número em hexadecimal único chamado de PIN. O PIN está para o BlackBerry assim como o CPF está para um brasileiro, ou seja é um número que não pode ser mudado mesmo se você trocar seu cartão SIM. Quando você ganha  ou compra um BlackBerry novo umas das primeiras coisas a se fazer é descobrir qual é o seu número PIN. Para descobrir isso é muito fácil, você precisa ir em: Opções -> Status e clique nesta opção. Na tela de status você pode ver qual é o seu número PIN.

Algo que talvez você não saiba, é que cada vez que algo é enviado ou recebido no BlackBerry o seu número PIN é utilizado. Por exemplo, se você estiver navegando na Internet, enviando e recebendo e-mails ou no batendo um papo no BlackBerry Messenger ( apelidado de BBM) o seu PIN estará sendo utilizado. Você não precisa saber muito desta parte técnica, mas é bom você saber o seu número PIN, pois você pode colocar no seu cartão de visitas, trocar com outros colegas ou clientes para manter uma conversa por bate-papo ou e-mail.

Só para você saber o poder do PIN, se você conhece o número do seu amigo vamos supor ao escrever um e-mail para ele a partir do blackberry no lugar do endereço de email você simplesmente coloca o PIN e pronto. Algo interessante é que no envio de email  ao utilizar o PIN ao invés do endereço de email sua mensagem vai direto de BlackBerry para BlackBerry sem lentidão. Outra vantagem é que quando sua mensagem é entregue no BlackBerry destino, você recebe uma pequena confirmação de que sua mensagem  foi entregue.

Uma comunicação de PIN-para-PIN também é útil no mundo corporativo. Tudo isso porque enviando uma mensagem PIN direta nem o servidor da sua empresa nem os servidores de e-mail da sua conta são utilizados. Assim em caso de estes servidores ficarem fora do ar você poderá continuar sua conversa.

Utilize seus dedos polegares

Um dos erros que um novato comete ao utilizar o BlackBerry é não utilizar os dedos polegares mais conhecidos como “dedões”. O BlackBerry foi projetado para ser utilizado com os dois dedos polegares. Utilizar outros dedos, ou utilizar apenas um polegar não é a maneira mais eficiente e rápida para digitar no teclado do blackberry, pois é muito lento. Para saber como digitar mais rápido clique aqui. Caso você queira saber alguns atalhos secretos do BlackBerry clique aqui.

Execute o Assistente de Configuração

Quando você pega o seu BlackBerry e liga pela primeira vez, uma das primeiras coisas executadas é o assistente de configuração. Muitos dos apressadinhos pulam este assistente para utilizar o aparelho o mais rápido possível, no entanto ao fazer isso pode incorrer em dor de cabeça depois, primeiro que o sistema pode vir todo em inglês, a data e o horário errados e com isso ocasionar um desperdício de memória do aparelho.

O assistente de configuração realiza muitas funções, mas a mais importante é remover pacotes de idiomas que você não precisa. Um BlackBerry novo geralmente vem com vários idiomas diferentes. Cada pacote de idioma consome uma porção de memória do BlackBerry. Se você, por exemplo, vai digitar em Português do Brasil, então tenha certeza de selecionar este idioma durante o assistente de configuração, pois o assistente apagará as línguas que você optar por não utilizar.

Este processo libera uma boa quantidade de memória para a instalação de outros aplicativos ou para salvar suas mensagens de e-mail. Se você não utilizar o assistente de configuração, todos os pacotes de idiomas ficarão por trás dos panos consumindo a memória do seu smartphone. Outro ponto a observar fora o consumo de memória é que o assistente de configuração ajuda a configurar outras partes do BlackBerry como por exemplo a configuração de uma conta de e-mail.

Segurança

O BlackBerry é o smartphone mais seguro no mercado. Sua tecnologia está muito além de outros modos de encriptação de segurança  e é o aparelho escolhido pelo FBI (serviço secreto dos Estados Unidos) se isso é bom para eles sem dúvida que será bom para você também. Muitas das conexões que o BlackBerry cria, principalmente os corporativos são encriptadas garantindo total sigilo no tráfego de suas informações pela rede de celular e Internet.

Compre um cartão de Memória

Hoje em dia com tantos arquivos de multimídia, vídeo, músicas, etc. O BlackBerry Media Player pode tocar a maioria dos arquivos de áudio e vídeos. Se você quiser utilizar todo este poder, o uso de um cartão de memória é altamente recomendável.

Se você não tiver um cartão de memória você pode encher o espaço da memória interna do aparelho muito rápido. Se a memória interna do BlackBerry chegar ao limite o sistema começa a apagar mensagens de email velhas, entradas na agenda, contatos do catálogo de endereços, etc. Isso é um mecanismo de auto preservação. Outro problema é que com a memória no limite, o aparelho pode ficar lento, algumas coisas simplesmente param de funcionar do jeito desejado etc.

O melhor modo de não ter estes problemas é comprar um cartão de memória do tipo MicroSD (igual aos de câmeras digitais). Quando o cartão é inserido o BlackBerry já identifica e começa a salvar suas fotos etc. diretamente no cartão e não no aparelho.
Se você tem dúvidas em qual cartão de memória comprar, clique aqui.

Utilize seu BlackBerry como um Pendrive

Se você tiver um cartão de memória do tipo microSD no seu BlackBerry e você conectar seu aparelho no computador (Windows, Linux ou MacOS) com um cabo USB o  BlackBerry mostra a mensagem: “O dispositivo está conectado a um computador. Deseja ativar o modo de armazenamento em massa? O acesso a outros recursos pode ser limitado”, se você clicar em SIM o seu BlackBerry aparece como um novo disco igual ao pendrive.

Este é o modo mais rápido para copiar músicas, vídeos e fotos para seu BlackBerry, mas algo importante  também é que permite você salvar todos os documentos que você quiser, arquivos do Word, Excel, pdf etc.

Economize tempo com o AutoTexto

O AutoTexto é uma função nativa do BlackBerry. É um sistema que monitora o que você digita, e então ele alterna a palavra que você digitar por uma nova quando você aperta o espaço. Por exemplo, se você digitar “aon” ao invés de “ano”, o BlackBerry substitui o “aon” com “ano” na mesma hora que você apertar o espaço.

O sistema de auto texto pode realmente aumentar muito sua velocidade de digitação, porque ele pode completar certos caracteres especiais automaticamente. Um exemplo é quando você tem que digitar a palavra “não”, pois você precisa apertar os botões “n” + segurar a letra “a” e rolar o trackball para procurar o til e depois apertar a letra “o”. Ter que procurar o acento demorar mais para digitar, pois você tem que utilizar o tackball ainda. No BlackBerry você simplesmente digita “nao” sem acento e dá um espaço e o BlackBerry se encarrega de colocar o til para você.

Existem ainda algumas outras funções no AutoTexto que podem economizar ainda mais tempo na digitação. Por exemplo, quando você está escrevendo um email para alguém pedido para ligar para você. Ao escrever, por favor, me ligue no número “mynumber” <espaço>, o BlackBerry substitui o “mynumber” pelo número do seu aparelho. Outra dica é ao digitar “mypin” ou em português também funciona ao digitar “meupin” + <espaço>, o BlackBerry colocar o seu PIN automaticamente. Outra dica é digitar “myver” + <espaço>, se alguém perguntar seu modelo de BlackBerry e qual sistema operacional você usa, simplesmente digite myver e aperte espaço.

Se você for em opções no seu BlackBerry e acessar a função AutoTexto, você verá todos os textos automáticos pré carregados. E nesta tela você também poderá adicionar novas palavras no auto texto.

Por exemplo, porque não deixar o BlackBerry digitar a maioria das coisas por você? Vamos supor que você é uma pessoa do mundo dos negócios muito ocupada, que gosta de acompanhar os casos discutidos já depois de uma reunião. Você pode digitar um email completo como “Foi um prazer reunir com você hoje. Vou acompanhar os casos que você colocou em pauta, mas, por favor, me avize se eu lhe puder ajudar com algo.” e depois você cria uma entrada no AutoTexto chamada de “aaa”. Assim quando você já estiver dentro de um táxi você digita, “Olá Mariazinha.” e depois “aaa” + <espaço>. E pronto, o BlackBerry coloca o texto todo pré programado por você.

Atalhos na digitação

Existem ainda outros atalhos para acelerar o modo que você digita no BlackBerry.

  • Pressionando duas vezes o <espaço> o BlackBerry coloca um ponto final para você.
  • Segurando uma letra, ela fica maiúscula automaticamente.
  • O blackberry também deixa uma letra maiúscula logo após um ponto final. Ou no começo de um parágrafo.
  • No navegador ao digitar o endereço de um site o <espaço> vira o ponto.
  • Quando você digitar um endereço de email o primeiro <espaço> vira o “@” e os subsequentes viram pontos.

Baixe e instale o BlackBerry Desktop Manager

Você pode utilizar o seu BlackBerry normalmente sem a necessidade de instalar algum tipo de software no seu computador, especialmente em ambientes corporativos. No entanto, em ambientes domésticos, é muito interessante instalar o BlackBerry Desktop Manager em seu computador. Ele permite gerenciar muitas coisas no BlackBerry, como copiar vídeos e músicas (além de converter os formatos para a forma correta automaticamente), sincronizar seu catálogo de endereços e agenda, instalar aplicativos, atualizar o sistema e muito muito mais.

Se você estiver utilizando o Windows clique aqui e baixe agora o Desktop Manager, instale a versão completa com o Media Manager a versão 6 está aqui. Para usuários do Mac veja a versão disponível aqui. E para quem utiliza o Linux também existem alguns aplicativos para fazer a sincronização com o BlackBerry o mais famoso é o Barry clique aqui e baixe. Você tem mais dúvidas em utilizar o DM (Desktop Manager)? Clique aqui e confira o manual em inglês.

Baixe e instale o BlackBerry Master Control Program

O BlackBerry Master Control Program apesar de ser um aplicativo não oficial da RIM é muito útil. Com ele você pode realizar várias operações de manutenção em seu aparelho, como: criar arquivos alx e jad, realizar backup e restauração, upgrade e downgrade do sistema operacional e muito mais. Clique aqui e confira o artigo que preparamos sobre este software para seu computador.

Instale alguns aplicativos úteis em seu BlackBerry ….

O restante do texto você acompanha no portal, clique aqui e confira!

Compatilhe esse artigo!

One thought on “Começando bem com o BlackBerry

  • Muito bom! Mas queria aproveitar e perguntar como faço para salvar a minha agenda telefonica no carão de memória do blackberry?

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.