Intel prepara mercado brasileiro de software para novas tendências em computação

A divisão de Softwares e Serviços da Intel (Software and Services Group – SSG), grupo da empresa que desenvolve soluções de software e também é responsável pela capacitação de empresas do setor no melhor uso das novas tecnologias, amplia sua atuação no país visando preparar os desenvolvedores brasileiros para a nova realidade do mercado da computação: os dispositivos que usam interfaces baseadas no toque e sensores tais como os UltrabookTM , Tablets e Smartphones.

De acordo com relatório o Economy Report 2012, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) sobre a indústria de software nos países em desenvolvimento, as possibilidades de crescimento do mercado de software no Brasil são altas: o país gasta apenas 12% do total da sua economia com softwares e serviços de tecnologia, ficando atrás da Bolívia e da Venezuela, ambos os países com 14%. O estudo conclui ainda que a principal barreira para o crescimento de software na América Latina é o acesso limitado a investimento de capital privado, conforme o relatório. O segundo maior obstáculo é a falta de mão de obra qualificada.

Porém ao mesmo tempo, o Brasil vai está se tornando um dos líderes no mundo em número de desenvolvedores de Software. De acordo com o relatório do Evans Data Group, o país terá mais de 500 mil desenvolvedores no ano de 2015, o que o colocará em sexto lugar no mundo.

Para apoiar o crescimento do mercado de software brasileiro, a Intel Brasil está em conversas com diversas das maiores universidades brasileiras para firmar acordos de cooperação. A Intel está oferecendo às universidades conteúdo avançado de computação paralela, possibilidade de uso de um laboratório de alta performance da Intel nos Estados Unidos, e possibilita aos professores brasileiros colaborarem com mais de 2500 Universidades (4500 Professores) de 90 países. O objetivo principal deste esforço conjunto é colocar os profissionais brasileiros em posição estratégica para desenvolver soluções inovadoras usando as novas tecnologias de hardware e software disponíveis. “A Intel investe neste mercado, pois sabe que o Brasil tem potencial para apresentar um crescimento expressivo e está trabalhando na capacitação dos profissionais no uso de tecnologias de ponta”, afirma Nuno Simões, diretor da Intel Software no Brasil.

O grupo de Software da Intel inicia esta nova fase da sua atuação no país com uma nova edição do Intel Software Day, evento que acontece hoje na Unicamp. A Intel ampliou o escopo e a abrangência do evento para atingir não apenas as empresas de software, mas também estudantes e professores interessados nos temas de maior relevância para a indústria global deste segmento. Desta forma, a Intel busca preparar também uma nova geração de profissionais para suprir a crescente demanda por mão-de-obra especializada em software.

“Eventos como este são muito importantes não só para profissionais que já trabalham com desenvolvimento de softwares, mas também para alunos e professores”, comenta Nuno Simões. “Atualmente as tecnologias se renovam em um ritmo muito acelerado, e é preciso estar em contato com mercado e disposto a aprender coisas novas todos os dias”, finalizou o diretor.

Desenvolvedores brasileiros na vanguarda

A Intel já mantém parcerias com diversas empresas brasileiras de software, por meio de programas como o Espaço do Desenvolvedor Intel (IDZ). As empresas parceiras da Intel recebem benefícios diversos, entre eles recursos de marketing e vendas além do acesso a papers e materiais técnicos sobre o que existe de mais moderno no desenvolvimento de software.

Mauricio Tadeu Alegretti, diretor de tecnologia da Smyowl, desenvolvedora de software baseada em Sorocaba-SP, afirma que é essencial saber como lidar com a tecnologia de desenvolvimento de aplicativos para diversas plataformas. “Hoje temos que desenvolver softwares que rodem em smartphones, tablets, notebooks e UltrabooksTM, por isso é muito importante estarmos sempre conectados com as novidades que envolvem todas estas tecnologias”.

A Smyowl desenvolveu o aplicativo para UltrabookTM chamado Smyfashion, uma ferramenta para o segmento de moda que tem como objetivo oferecer experiências diferentes para os consumidores de compras online. O Smyfashion é um novo conceito de catálogos de moda, onde os consumidores podem criar seus looks e se manterem informados sobre as notícias dos geradores de conteúdo de moda mais influentes. “Este método de venda inteligente começou a ser trabalhado em parceria com a Intel desde julho deste ano e já está disponível no mercado desde o final de outubro, com o lançamento do Windows 8”, afirma Thais Barros Beldi , diretora da empresa.

Para André Barros Beldi, diretor de marketing da Smyowl, os UltrabooksTM estão ganhando cada vez mais força no mercado e continuarão no caminho do crescimento com a chegada dos novos modelos com touch screen. “Quem já está trabalhando no desenvolvimento de aplicativos para Windows 8 utilizando UltrabooksTM está saindo muito na frente. São as empresas que terão sucesso”

Fonte: Sala de Imprensa Intel

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.