Analisando seu Público as Chances de Ganho Aumentam

A medida que você coloca seu site/blog no ar o primeiro segredo é alimentá-lo com conteúdo, pois é esse o motivo pelo qual seu público aparece e volta ao seu endereço. Para transformar esse público em retorno financeiro, você tem que entendê-lo, tem que saber o que ele “precisa” de você, o que você pode oferecer nas propagandas. Por exemplo, não adianta você oferecer equipamentos de ginástica para um público masculino de informática de 12 a 18 anos, ou seja, você pode colocar um banner no lugar mais estratégico do seu site que ninguém vai clicá-lo.

Outra coisa importante, são os locais que o design do seu site/blog abrem para  propagandas, banners, chamadas, e tudo mais que se pode converter em cliques e por consequência em dinheiro. A pergunta que você deve estar fazendo é “Como entender meu público?” ou ainda “Como colher dados e estudar da melhor forma?”, pois bem, tem sites especializados nessa tarefa e tem um em especial que tem boa parte do seu serviço de forma gratuita e fácil de instalar, principalmente para blogueiros, é o Navegg.

A Navegg é a líder latino-americana em segmentação de audiência online. Através da análise de comportamento de navegação, nossas soluções criam segmentos de audiência preparados para receber conteúdo e publicidade personalizados.

Segmentação com inteligência de rede: A Navegg leva em conta o que o internauta faz em toda rede e não apenas em seu site. Dessa forma, você terá acesso a informações como intenções de compra e conteúdos de interesse dos seus visitantes, permitindo uma visão mais completa e profunda sobre sua audiência. Segmentamos internautas de acordo com 9 critérios, como faixa etária, gênero, escolaridade, dispositivos, localização, assuntos de interesse, intenções de compra e muito mais.

Painel de Controle: Por mais de nicho que seja seu site, a segmentação de audiência pode trazer grandes surpresas sobre quem acessa sua página. Para auxiliá-lo nessas descobertas, todas as informações sobre seus visitantes poderão ser acessadas através do Painel de Controle Navegg.

Vantagens: Com as informações que a Navegg oferece, é possível guiar a produção de conteúdo, definir o layout mais apropriado e ter argumentos consistentes para vender o espaço publicitário do seu site. Além disso, você pode fazer ofertas personalizadas de conteúdo e publicidade, internauta por internauta. Assim, o visitante passa mais tempo no seu site, aumentando a audiência e a taxa de cliques em anúncios – e, consequentemente, o seu faturamento com publicidade.

Vamos conhecer as principais funcinalidades gratuitas que podem ajudar você a tomar decisões do que anunciar no seu site/blog.

1. Demografia: Nessa opção o sistema mostra gênero, faixa etária, escolaridade, estado civil e classe social. Na visão de negócio quanto mais concentrado em cada uma dessas categorias seu público fica, mais fácil de determinar a estratégia de venda.

No Clube da Informática o maior público é de homens, entre 18 e 34 anos, com ensino superior, solteiro de classe média! E aí, você faz parte dessa estatística?
No Clube da Informática o maior público é de homens, entre 18 e 34 anos, com ensino superior, solteiro de classe média! E aí, você faz parte dessa estatística?

2. Interesses: Essa parte é particularmente útil, ajudou muito no Clube da Informática a determinar que mais importante que um bom programa de afiliados é escolher as palavras-chaves, empresas e produtos a serem publicados. É óbvio que o conteúdo com mais afinidade com o nosso site é a informática, mas descobrimos que as pessoas procuram Hardware e Software como já era esperado, mas que o segundo assunto mais procurado são notícias, com isso temos a certeza que se uma editora como a Abril tivesse um programa de afiliados para assinatura de revistas, principalmente a Info, o Clube da Informática seria o veículo correto para essa ação. Estude bem esses dados do seu site, você pode ter uma boa audiência, mas se publicar ações erradas elas não se converterão em dinheiro.

O público do Clube da Informática além de Hardware e Software quer notícias! Estamos colocando mais notícias com isso.
O público do Clube da Informática além de Hardware e Software quer notícias! Estamos colocando mais notícias com isso.

 

3. Produtos: Nessa categoria, descubra quantos internautas que acessam seu site têm interesse por algum produto e quais os 3 maiores grupos sócio-demográficos com intenções de compra. Isso é muito importante para saber que tipo de produto você vai expor, que faixa de preço seus produtos/serviços devem ter para obter sucesso.

 

Informática, celulares e livros são os mais procurados no nosso site.
Informática, celulares e livros são os mais procurados no nosso site.

4. Localização: Quando se fala em e-commerce e internet, se pensa logo nos produtos vendidos no mundo todo. Eu acredito nisso também, do ponto de vista da empresa que quer expandir seus negócios, para site/blog esse item é importante para analisarmos por exemplo, as empresas que estarão nos banners para otimizar o lucro, no exemplo abaixo, notamos que a maioria das visitas do Clube vem da região sul e sudeste, não seria interessante anunciar empresas da regisão norte e nordeste, ou escolhe-se empresas de abrangência nacional, assim você trabalha com marcas mais conhecidas ou então trabalhar com empresas da região sul e sudeste, acreditando que esse público vai sustentar essa opção.

Aproximadamente 25% do público do nosso site é do estado de São Paulo.
Aproximadamente 25% do público do nosso site é do estado de São Paulo.

5. Tecnologia: Essa opção é importante para determinar rotinas de banners, formulários de preenchimento, ou seja, tudo que o design e funções do seu site precisam para um bom funcionamento. Com esse sistema descobrimos que praticamente metade dos nossos visitantes vem do Chrome, o Firefox que acreditávamos ser o mais utilizado pelo nosso público, perde até para Internet Explorer.

 

Chrome é responsável por quase metade dos visitantes.
Chrome é responsável por quase metade dos visitantes.

Uma última observação é que em todas as categorias de informações o sistema fornece uma lista detalhada de todos os dados colhidos. Só para ilustrar, nos últimos 30 dias 0,14% dos visitantes vieram de Iphones!

Agora, importante, mais do que todos esses dados é fazer testes com essas informações. Testar empresas, produtos, sistemas de afiliação com esses dados é fundamental, saber como as visitações ocorrem é importante para ações concentradas, por exemplo, os dias de menos visitação no Clube da Informática é nos finais de semana, e a quarta-feira e a quinta-feira são os dias de maior movimento. Ainda, o horário comercial é o mais intenso de visitação no Clube. Isso tudo observado pelas estatísitcas fornecidas pela nossa empresa de hospedagem.

Acima de tudo, trabalhe seu site, não coloque banners e apenas espere que os cliques venham, faça testes e controlem os cliques em cada teste. Seja paciente, faça testes de pelo menos um mês, assim você tem todos os momentos do mês, começo de mês com o público com dinheiro, final de mês, feriados etc. Poderá analisar dias de semana, horários e momentos de navegação. Repito, seja paciente e estude seu site/blog, só assim você achará seu público.

Próximos assuntos: Submarino, Portal da Educação, Imagem Folheados, Uol Afiliados, Cia do Software, etc.

abraço e bons negócios

Plínio Cruz

 

 

 

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