Patrocínio Natura

Transforme seu computador com Windows 7 em um roteador

1 de julho de 2013

Se você possui um computador com Windows 7, dispositivo de rede Wi-fi e internet a cabo ou 3G/4G ligados a ele, você pode ter um roteador e criar uma rede compartilhada com seu computador. É fácil, rápido de configurar e o melhor sem custo algum! Siga o tutorial a seguir e qualquer dúvida é só escrever para a gente.

Primeiro passo é fazer o download do software que vai gerenciar essa conexão: Maryfi (clique aqui, é um freeware)

Após a instalação, você pode rodar o sistema, logo em seguida você terá um tela acima da barra de tarefas do Windows que serve de configuração:

Tela de configuração do Maryfi

Tela de configuração do Maryfi

Aqui você vai configurar o seu “roteador”, os primeiros campos são do nome da rede e da senha que os seus usuários utilizarão, já vem como default “Maryfi” e “12345678”. Altere como achar melhor, em seguida clique no botão logo abaixo desses campos: “View Network Connections to Setup Internet Sharing”. Vai abrir a tela de redes do windows, escolha sua conexão de internet a ser compartilhada via Wi-Fi. Aqui no nosso exemplo, utilizaremos a rede a cabo.

Selecione a rede com a internet a ser compartilhada.

Selecione a rede com a internet a ser compartilhada.

Clique com o botão da direita e peça propriedades e em seguida selecione a aba “Compartilhamento”, aqui você vai selecionar a rede e selecionar as duas caixas que aparecem, o que vai abri uma segunda tela onde você poderá selecionar inclusive os serviços a serem compartilhados, isso é interessante se você tiver por exemplo compartilhando uma rede 3g, você pode “bloquear” serviços de POP/SMTP que são relativos a email, assim seus usuários só poderão navegar, ou ao contrário, você só vai permitir que seus usuários verifiquem email, bloqueando todo o resto e deixando selecionado POP/SMTP.

No compartilhamento você pode selecionar os serviços que serão disponibilizados.

No compartilhamento você pode selecionar os serviços que serão disponibilizados.

Não deixe de selecionar a rede que será compartilhada na caixa de seleção “Home networking connection” na ABA “Compartilhamento”. Em seguida você voltará a tela de controle de redes do windows e notará que sua rede terá uma anotação de “compartilhada”, agora estamos na reta final.

tela05

Agora volte ao painel do Maryfi e acione sua rede clicando em “Start Hotspot” e você poderá controlar o status da conexão pelo próprio painel que mostra se a Internet e o sistema estão funcionando.

Clique em "Start Hotspot" para disponibilizar sua rede Wi-fi.

Clique em “Start Hotspot” para disponibilizar sua rede Wi-fi.

Pronto, você verá sua rede disponibilizada em qualquer dispositivo que tenha wi-fi. Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida escreva para nós.

 

 

Compatilhe esse artigo!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *