Patrocínio Natura

O que é e como configurar um roteador ligado a Internet

31 de julho de 2013

Segundo a Wikipédia: Roteador é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes. Quando um pacote de dados chega, em uma das linhas, o roteador lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informação na sua política tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede de próxima em sua viagem. Roteadores realizar o “tráfego de dirigir” funções na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o nó destino.

Muito bonito, mas trocando em míudos, ele é atualmente o dispositivo mais utilizado para distribuir a internet em lares, lojas, prédios, hotéis, pequenas empresas etc. Você liga seu cabo de Internet do seu provedor e ele faz o serviço todo, distribuindo o sinal para computadores, notebooks, celulares, tablets e qualquer dispositivo W-iFi ou por cabo! Vamos mostrar como você poderá fazer isso.

Primeiro vamos entender o que está envolvido e como funciona a topologia básica de uma rede com roteador. Temos o modem que recebe o sinal da Internet ligado ao roteador e os computadores, seja por cabo, seja por wi-if recebendo esse sinal, confira:

Fonte: Apostila RNP para Formação de Suporte Técnico. Topologia de uma rede com roteador.

Fonte: Apostila RNP para Formação de Suporte Técnico. Topologia de uma rede com roteador.

O roteador, independente da sua marca e modelo obrigatoriamente tem: antena, portas para ligar os computadores (LAN), uma por WAN (igual as demais, mas normalmente afastada ou com outra cor) e o cabo de força, veja na ilustração abaixo:

Componentes básicos de um roteador padrão

Componentes básicos de um roteador padrão

Agora você tem que se certificar que a parte física está bem feita, para isso pegue o cabo de rede de par trançado que sai do seu modem e conecte na porta WAN do seu roteador, normalmente tem a inscrição abaixo da porta, além disso ela é diferenciada por cor e até por posição no roteador, vai depender do fabricante.

Utilizando outro cabo de par trançado conecte, preferencialmente, um computador em uma das portas LAN para podermos configurar o roteador, é melhor fazer essa primeira configuração por cabo e não por wi-fi, feito isso, ligue o cabo de força do seu roteador e em seguida ligue seu computador.

O roteador automaticamente obtém o endereço IP fixo fornecido pelo provedor. O roteador vai distribuir em endereços de IP próprios o sinal de internet para as portas LAN e para os acessos Wi-fi.

Para configurar o roteador temos que descobrir em que endereço da rede ele se instalou, para fazer isso de forma eficiente, assista o vídeo abaixo:

Você viu no vídeo de exemplo que o roteador pega um IP e você terá que utilizá-lo em um navegador para acessar o painel de configurações. Na parte que você tem que acessar o painel de controle, os dados de acesso default de usuário e senha difere de um fabricante para o outro, veja algumas combinações possíveis:

Usuário: admin
Senha: senha em branco

Usuário: admin
Senha: admin

Usuário: admin
Senha: 1234

Usuário: Admin
Senha: Admin

Usuário: Admin
Senha: senha em branco

Usuário: usuário em branco
Senha: senha em branco

No vídeo você viu também como configurar a rede Wireless, no caso da GVT em um roteador fornecido pela operadora. Aprenda mais sobre os termos envolvidos em uma configuração Wireless e como configurá-los. (Fonte: Apostila RNP para Formação de Suporte Técnico)

Network ID (SSID) – é um nome qualquer que você dará para a sua rede sem fio.

Channel – é o canal de comunicação; o padrão é 6 e podem ser usados os seguintes canais: 1, 6 e 11; se houver outro roteador sem fio nas proximidades, verifique o canal que o outro está usando e configure um canal diferente neste, para evitar interferência;

Security – é o tipo de segurança a ser utilizado. Utilizaremos nesse exemplo de configuração da rede wireless o padrão WEP. Não é o mais seguro, mas oferece uma segurança mínima para que outros usuários não peguem  “carona” e utilizem a sua conexão wireless e a sua internet ou acessem os outros computadores de sua rede;

WEP Encription – essa opção aparecerá somente caso tenha escolhido o tipo de segurança WEP. Pode-se escolher entre o valor 64 e 128 bits, influenciando diretamente no nível de segurança e no tamanho da chave a ser utilizada. Selecione o valor 128 bits para ter um pouco mais de segurança;

Key Mode – essa opção aparecerá somente caso tenha escolhido o tipo de segurança WEP. Pode-se escolher os valores ASCII (texto) e HEX (hexadecimal). A diferença entre os dois modos é que em ASCII você pode definir uma chave mais fácil de ser guardada, pois será uma palavra no formato texto com 13 letras, enquanto que em HEX você deverá utilizar 26 caracteres somente com os valores de 0-9 e ABCDEF. Nesse exemplo optamos por utilizar chave em HEX. Exemplos de chaves ASCII: linuxeducacio. Exemplos de chaves HEX: 0123456789ABCDEF0123456789, AB54355CDF4324F321ABD12345

Para finalizar esse tutorial mostraremos mais uma configuração, dessa vez será do roteador DR-600, acompanhe.

CONFIGURAÇÃO WIRELESS PARA O ROTEADOR DR-600

Tela inicial, o DR-600 de fábrica vem com admin e senha vazio.

Tela inicial, o DR-600 de fábrica vem com usuário admin e senha vazio.

A primeira tela é a entrada do painel de configuração. Na tela de “status” você verá o tipo de conexão, o status da rede, MAC Address, etc. Selecione a opção “WIRELESS” que está no menu da esquerda.

Na tela que segue clique em “Internet Connection Setup Wizard”, o sistema mostrará os passos que você terá que seguir, é fácil e rápido, prossiga e vá para o passo 1:

Nessa passo você determina a senha que sua rede wi-fi vai ter.

Nessa passo você determina a senha que sua rede wi-fi vai ter.

Na tela seguinte você selecionará o tipo de conexão, selecione “DHCP Connection” assim o roteador determinará de forma dinâmica os endereços IPs dos dispositivos que entrarão da rede, ele mesmo determina e gerencia, garantindo que não haverá duplicidade.

Aqui você pode deixar em branco o primeiro campo, escolha o nome da rede Wi-fi.

Aqui você pode deixar em branco o primeiro campo, escolha o nome da rede Wi-fi.

Agora você terá que confirmar sua configuração selecionando o “Connect”  o sistema fará a conexão e confirmará que a rede está ativa.

Você terminou a configuração, escolha a opção "connect" para efetivar as configurações e sua rede ficar disponível.

Você terminou a configuração, escolha a opção “connect” para efetivar as configurações e sua rede ficar disponível.

Espero que esse tutorial ajude você a configurar seu roteador, nas próximas semanas iremos disponibilizar aqui no Clube uma apostila completa sobre redes de computadores. abraço e até a próxima.

Compatilhe esse artigo!

7 Comentários

  • Waldir Jose da PAz Filho 18 de setembro de 2014em12:34

    sou cliente gvt e meu roteador é Opticom dlink 477-M1,so que eu fui trocar o usuarioe senha no PPPOE NO USUARIO DA REDE WIFI E NA SENHA DA REDE LOCAL, CONFORME VIDEO EU NÃO DEVERIA TROCAR E FIQUEI SEM A INTERNET,
    EU VISUALIZEI NO VIDEO E NAO CONSIGO DECIFRAR DIREITO
    O USUARIO COMO >>>TURBONET/TURBONET E A SENHA EU CONSIGO VER É gvt26
    poderia me informar o certo para ter a internet de volta
    atenciosamente
    waldirpaz

  • Samuel Ribeiro 24 de abril de 2015em16:33

    Boa tarde, Tenho um sagemcom router F@st tm 1704, mas a minha net é da oi!como faço para configura o modem para acessar?

  • Luiz Matheus 19 de maio de 2015em21:46

    Olá eu gostaria de saber como eu posso configurar o meu roteador GVT SAGEMCOM F@ast 5302,se vocês me responderem eu agradeço.

  • Cleber Dantas 2 de fevereiro de 2016em10:50

    bom dia mudei a senha e o nome do rotedor GVT TECHNICOLOR td5136v2 E NÃOO ESTO CONSEGUINDO TER ACESSO AO COMPUTADOR, MAS A CELULAR,TABLETE, E NOTEBOOK VIA WI FI EU CONSIGO TER ACESSO. ALGUEM SABE MIM EXPLICAR O QUE ESTA ACONTECENDO. OBS: AGORA EU USO A INTERNET DO MEU VIZINHO E COLOQUEI ESSE ROTEADOR?

  • Plinio Cruz 3 de fevereiro de 2016em0:11

    Você está acessando or Wi-fi sem problemas? O seu computador está por cabo? Se for isso ele pode estar com IP fixo e sua rede com IP dinâmico.

  • Marco Antonio 23 de janeiro de 2017em18:18

    Boa noite, sou assinante de internet GVT (agora VIVO) e possuo um roteador fornecido pela GVT D-Link DSL-2740E. Gostaria de mudar a configuração do DSN para 208.67.222.123 e 208.67.220.123, números fornecidos pelo site Family Shield, para impedir acesso a sites pornográficos. Acessei as configurações do roteador e notei que a aba DNS, que está configurada para obter o número automaticamente, está desabilitada para inserir os números manualmente. O suporte da VIVO não mexe nessas configurações de fábrica. Alguma ideia de como desbloquear essa configuração? Agradecido. Obs: Preciso mudar o DNS do roteador porque aí bloqueio tudo, pc celulares e tablet da minha rede doméstica.

  • Jones 11 de março de 2018em14:37

    Olá eu gostaria de saber como eu posso configurar o meu roteador GVT SAGEMCOM F@ast 5302,se vocês me responderem eu agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.