Patrocínio Natura

Curso Grátis de HTML

11 de agosto de 2013

Chegam muitos pedidos para nós para fazermos um curso HTML. Como sou contrário a inventar a roda e aqui é um site para compartilhar conhecimento, resolvemos ir atrás, para os nossos visitantes, de apostilas prontas e disponíveis na Internet com esse tema.

Como conhecemos muitos sites e temos muitos amigos/colaboradores da língua portuguesa a tarefa de achar foi fácil, deu um pouco mais de trabalho selecionar as melhores, pois achamos muitas e de boa qualidade, nosso objetivo foi selecionar as que tinham ilustrações e muitos exemplos para facilitar principalmente os iniciantes, que são os que mais solicitam esse tipo de material, são mais 200 páginas para você iniciar sua jornada pelo mundo do desenvolvimento WEB.

Seguem os links com breves comentários.

HTML Curso Básico – Essa apostila foi desenvolvida no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. São apenas 13 páginas, que dão um bom bontapé inicial nos estudos, faz um apanhado geral sobre tags, estrutura, navegadores, editores, etc. Bom para começar e acabar com aquela ansiedade inicial do aprendizado. Vem com códigos de exemplo e ilustrações.

Apostila da PG Redes de Computadores – Uma apostila de 57 páginas em PDF, antiga porém bem feita e com ilustrações, mostrando as características principais do HTML. Muito boa para quem não sabe nada e quer começar bem, pois é bem passo a passo e fácil de acompanhar. Cobre todos os “tags” mais conhecidos e necessários para desenvolver um HTML.

Apostila de HTML e CSS da UNESP – Uma apostila elaborada na UNESP – Universidade Estadual Paulista e disponível em vários sites para download. São 67 páginas abordando HTML e folhas de estilo (CSS) muito útil em dinamizações e blogs.

Apostila de HTML, CSS E XHTML – Essa conseguimos no site Oficina da Net que é um excelente repositório de apostilas. São 89 páginas, funciona como um guia de consulta, sua estrutura favorece para você que sempre está programando e tem que lembrar aquela TAG que você não utiliza tanto e além da parte de folha de estilo (CSS) também vem com uma parte sobre XHTML, que nada mais é sobre desenvolver HTML para ser lido em qualquer interpretador/navegador.

Não esqueçam também de dar uma lida, aí para o pessoal um pouco mais avançado, no artigo do Clube que fala sobre HTML5. Tecnologia muito utilizada atualmente com os dispositivos “deslizantes” que temos hoje! Desenvolvendo seu primeiro aplicativo móvel multiplataforma com HTML5.

Depois de aprender a criar seu site, não deixe de ler conteúdos para criar um site de qualidade, por exemplo Como Construir Mini-Sites Arrasadores, que além de dar dicas sobre a criação ensina como ganhar dinheiro com eles!

Boa sorte e até a próxima.

Compatilhe esse artigo!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *