Patrocínio Natura

Contador de visitantes online em PHP e MySQL

18 de novembro de 2013

O Super Aposta do Clube voltou a ter uma página, que sempre foi extra-wordpress que é o sistema que gerenciamos o Clube da Informática. Estamos fazendo algumas campanhas e queríamos avaliar o número de visitas nessa página específica, como sou contra reinventar a roda, fui atrás na Internet de uma rotina pronta e achei uma super rotina no blog  do Thiago Belem. A rotina registra visitantes únicos por IP e ainda grava os recordes. Uma rotina enxuta, inteligente e muito útil! Parabéns Thiago.

Veja o artigo na íntegra e não deixe de visitar o Blog do Thiago!

Contador de visitantes online em PHP e MySQL

Hoje vou ensinar vocês a criarem um pequeno sistema de contador dos visitantes que estão online no seu site.

Tudo se resume a criar uma entrada única no banco para cada visitante e apagá-la depois de 20 minutos de inatividade (nenhum carregamento de página). Também criaremos uma função para você inserir onde quiser exibir o número de visitantes que apareceram no seu site nesses ultimos 20 minutos e outra função para informar os recordes de visitas. Vamos ao que interessa:

Primeiro, criamos as tabelas no MySQL para armazenamento dos dados, são duas tabelas: uma para os visitantes onlines e outra para registro dos recordes… Veja os códigos:

CREATE TABLE IF NOT EXISTS `visitas_online` (
	`id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
	`ip` varchar(15) NOT NULL,
	`identificador` varchar(40) NOT NULL,
	`hora` datetime NOT NULL,
	PRIMARY KEY (`id`),
	UNIQUE KEY `identificador` (`identificador`)
) ENGINE=MyISAM ;

CREATE TABLE IF NOT EXISTS `visitas_record` (
	`id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,