Patrocínio Natura

Como Instalar Android no meu PC?

26 de junho de 2014

É possível você pegar um PC e fazer uma instalação do sistema Android, ou ainda, rodar o Sistema Android em modo portable, ou seja, direto de um dispositivo externo, como um pen-drive ou um memória sd.

Antes de começarmos, notamos o seguinte, que de acordo com a versão que você escolher rodar você pode ter alguns dispositivos do computador que não serão reconhecidos, por exemplo, fizemos duas experiências com a mesma máquina e na primeira ficamos sem a placa de som e na segunda ficamos sem Wi-fi. Então sugerimos que você selecione algumas ISO e faça a execução em modo portable para achar a melhor versão e depois faça uma instalação no seu PC em definitivo, para aproveitar todos os recursos do Android, como e-mail, navegação, etc.

Montando um pen-drive com boot para rodar o Android e/ou a instalação do mesmo.

Antes de mais nada baixe o UNetbootin (direto dos servidores do Clube da Informática) para fazer um disco com boot para começar o processo. Você precisará baixar o ISO do Android que você utilizará para esse processo. Entre em  Android-X86 – Porting Android to X86 e escolha a melhor versão para o seu PC.

Execute o Unetbootin com um pen-drive formatado na sua máquina, veja como configurar o software antes de iniciar o processo.

Configuração para montar o disco de boot.

Configuração para montar o disco de boot.

Essa tela é muito fácil de configurar, atenção a “unidade” para ver ser você selecionou a correta. Selecione “Imagem de disco” e no botão “…” você vai localizar no seu HD onde está a ISO que você escolheu e fez o download.

Após a execução e montagem do pen-drive, prepare a máquina que você instalará o Android. Nesse tutorial utilizamos um netbook HP Mini 1120BR. Essa máquina já tinha WindowsXP e resolvemos fazer um multiboot para testar tanto a eficiência do sistema Android em um PC quanto a ISO de instalação na criação do multiboot e funcionamento e performance do assistente de instalação.

Executando o boot

Na entrada no seu notebbok você terá que escolher o boot pelo dispositivo que você escolheu para montar o boot, no nosso caso foi o HD.

Após selecionar você terá o menu principal da sua ISO. No nosso exemplo temos as seguintes opções:

2014-06-25 23.22.32

Selecione “Live CD – Run Android-x86 without installation” caso você queira só testar a ISO para ver como ela vai se comportar, aí é só aguardar o sistema rodar, a questão aqui é que você vai ter que configurar tudo cada vez que rodar esse modo, ou seja, entrar conta do Google, configurar o modem, etc.

Ou você escolhe a última opção para fazer a instalação, no nosso exemplo estamos utilizando a ISO android-x86-4.4-RC2. Na tela seguinte você vai selecionar a partição que ocorrerá a instalação, não esqueça que ela deve estar formatada. Nós vamos utilizar a mesma que está o Windows pois queremos forçar o multiboot.

2014-06-25 23.23.16

Nesse processo é aconselhável que você aceite todas as sugestões do assistente, como a criação de imagem da instalação. Aceite e vai avançando, o assistente é muito eficiente e rápido. A última tela já dá opção de você rodar o Android-x86 ou dar um Reboot, opete pelo Reebot para testar logo a o multiboot.

2014-06-25 23.45.36

Na tela que entra você tem que ser rápido ou então o Android vai rodar em seguida. Você pode notar que a última opção é o Windows. Basta selecionar a opção desejada e utilizar o sistema de forma natural, sem problemas. Os dois funcionam bem e o Android é muito enxuto, você só preciso reservar 10Gb do HD para a instalação completa da versão 4.4, como no exemplo.

Deixei aqui suas experiência com versão de ISO e Hardware. Espero que seja útil esse tutorial e visite também as referências abaixo.

Referências:

Android-X86 – Porting Android to X86 (versões ISO para Android)

Internacional Business Times (passo-a-passo em inglês)

PCWebtipps.com (passo-a-passo em inglês)

AndroitRop.co (Dica de como fazer download de Apk Android para PC)

Vídeo Android 2.2 on HP MINI 110 (utilizado como referência para esse artigo)

Compatilhe esse artigo!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *