4 aplicativos mão-na-roda para o microempreendedor individual

Não é porque você possui e gerencia um negócio individual que você precisa necessariamente trabalhar sozinho. Também não significa que você precise comprometer todo o seu orçamento para poder contratar alguns funcionários para realizar algumas funções que você até poderia realizar sozinho, mas não tem tempo.

Por que, então, você não considera transformar o seu smartphone pessoal em um celular corporativo – corporativo no sentido de fazê-lo trabalhar para você?

Existem, no mercado – e não é porque estamos falando de mercado que são necessariamente pagos –, uma infinidade de aplicativos cuja função é justamente auxiliar no gerenciamento de negócios, independentemente do tamanho da sua empresa, tornando atividades do cotidiano empresarial mais simples, ágeis, eficazes e produtivas.

Abaixo fizemos uma seleção de 4 apps gratuitos que são uma verdadeira mão-na-roda para um microempreendedor individual:

1 – CamScanner

Basicamente, o CamScanner transforma o seu smartphone em um scanner de mão. “Ah, mas eu já fazia isso com a minha câmera”. A questão é que com a câmera você tira fotos e não escaneia documentos. O CamScanner detecta as bordas de cada documento escaneado, processa e melhora a imagem e ainda oferece a possibilidade de sincronizar esses documentos com serviços de armazenamento em nuvem (como Dropbox e Google Drive) ou exportá-los em PDF.

O CamScanner pode ser especialmente útil para digitalização e armazenamento de, por exemplo, contratos, recibos e notas fiscais. Você pode separar cada arquivo em “documentos”, separados por tema ou objetivo ou como você bem entender.

2 – Remember The Milk

Trata-se de um aplicativo cuja função básica é atuar como uma lista de tarefas. Disponível para praticamente qualquer plataforma que você pode imaginar ou possuir, o app é uma verdadeira suíte de gerenciamento de rotina e permite ainda o armazenamento de anotações pessoais.

Além das plataformas móveis, o Remember The Milk possui uma versão baseada em web, de modo que você pode separar um tempo no seu dia-a-dia para organizar sua rotina no computador e depois sincronizar essas informações para o seu smartphone – pelo serviço ser todo baseado na nuvem, você não corre o risco de perder o que salvou no PC ou no telefone.

3 – Cal

O Cal é da família do Any.Do, outro aplicativo de lista de tarefas. A diferença é que o Cal é, essencialmente, um calendário. É um app com um design moderno e bonito e foi enaltecido pela mídia especializada por também ser bastante prático, oferecendo uma visualização dinâmica e facilitada dos compromissos do usuário.

4 – Evernote

O Evernote é um dos “must-have apps” – apps que você precisa ter, independente do que você faz ou da função que você dá ao seu smartphone. A sua função básica é armazenar notas, mas ele faz muito mais do que isso: ele armazena, guarda, organiza e sincroniza tudo o que você desejar, de pequenas notas a artigos e livros completos, passando por páginas da web, gravações de áudio e muito mais – simplesmente tudo. E ainda oferece sincronização com a versão baseada em web. Tudo com você o tempo todo

Produzido por Marcos Chaves

Estudante de Direito, Marcos escreve desde que se entende por gente e atualmente trabalha como escritor para o Celular Corporativo. Já trabalhou como repórter esportivo, é músico e torcedor do Fluminense.

Compatilhe esse artigo!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.