Renomeando Arquivos em Lote no XP

Quando você transfere arquivos de foto da sua máquina fotográfica digital você recebe no seu computador uma infinidade de arquivos com nomes parecidos que só se diferenciam pelo número final, por exemplo: XPD001.jpg, XPD002.jpg, etc.

Seria muito mais interessante que você pudesse ter esses arquivos com o nome do evento das fotos, por exemplo ExpoCien001.jpg. Essa tarefa é árdua e cansativa, ainda mais que com a entrada dos cartões de memórias as fotos são cada vez mais numerosas.

Se você é usuário do Windows XP, realizar essa tarefa é brincadeira, pois é uma função agregada que não vai exigir nenhuma instalação de software ou mudança na configuração do seu computador, acompanhe:

Localize sua pasta com as fotos, já devidamente baixadas, usando o Windows Explorer e selecione todos as fotos que você quer renomear.

Em seguida clique com o botão direito na primeira imagem e escolha no menu que vai aparecer a função “Renomear”. Note que você consegue agora editar o nome do arquivo.

Digite o nome acompanhado do número, assim: ExpoCien(1).jpg e em seguida clique no espaço em branco ao lado do nome do arquivo.

O resto o Windows mesmo faz, você vai notar que os arquivos mantiveram a mesma seqüência só que agora com o nome que você deu ao primeiro. Essa dica vale para qualquer tipo de arquivo, ou seja, foto, texto, animação, vídeo e etc.

Para qualquer emergência vale usar o Ctrl+Z e voltar a última forma, assim pode-se evitar qualquer problema.

Compatilhe esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.