Coloque senhas em arquivos e pastas confidenciais

Até há bem pouco tempo, a única forma de proteger com senhas pastas e arquivos pessoais no Windows 98 e Me era adquirir um software específico para isso. A proteção de arquivos por senha sempre esteve disponível no Windows 2000 e no XP, caso seu disco rígido tenha sido formatado em NTFS e não em FAT. Mas agora há um novo jeito de colocar uma senha de proteção em seus arquivos no Windows Me e XP, independente do modo de formatação do seu disco rígido.

Basta armazenar os arquivos e pastas confidenciais em uma pasta compactada e usar a opção existente que possibilita a proteção por senha. Se você for usuário do Windows Me, comece certificando-se de que o recurso de compactação de pastas está instalado no seu PC. Escolha Iniciar, Configurações e clique uma ou duas vezes no Painel de controle. Na janela do Painel de controle, clique duas vezes em Adicionar/remover programas e clique uma vez na guia Configurações do Windows. Selecione Ferramentas do sistema e clique em Detalhes. Se a opção “Pastas compactadas” não estiver marcada, clique na caixa ao lado dela para marcá-la. Em seguida, clique em OK e siga as instruções para adicionar o recurso de compactação ao seu sistema.

Para compactar uma pasta, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho ou dentro de qualquer pasta e escolha Novo, Pasta compactada (no Windows Me) ou Novo. Pasta compactada – zipada – (no Windows XP; veja figura ao lado).

Isso acrescentará uma nova pasta naquele local com o nome padrão “Nova pasta compactada”. Dê um nome para a pasta e pressione <Enter>. Clique duas vezes nela para abri-la.

Agora abra o Windows Explorer ou qualquer pasta (se tiver um teclado Windows, pressione <Windows>-E para iniciar o Explorer) e selecione as pastas ou arquivos que deseja proteger com senha. Use o botão direito do mouse para arrastar os itens para a nova pasta compactada. Quando soltar o botão do mouse, escolha Mover para cá (se arrastar usando o botão esquerdo do mouse, somente cópias serão adicionadas às pastas compactadas, deixando os originais desprotegidos).

Se necessário, clique na barra de título da janela da pasta compactada para ativá-la. Escolha Arquivo, Encrypt no Windows Me ou Arquivo, Adicionar uma senha no Windows XP. Digite a senha desejada nas caixas “Senha” e “Confirmar senha” e, em seguida, clique em OK. De agora em diante, somente os usuários que souberem a senha conseguirão abrir, extrair, copiar ou mover os arquivos e subpastas para outra pasta. O Windows irá solicitar que você digite uma senha antes de autorizar qualquer uma dessas operações. Se você enviar a pasta para pessoas que não possuam o Windows XP ou Me, elas conseguirão descompactar a pasta usando um programa como o WinZip (http://www.winzip.com/), mas mesmo assim terão que saber a senha para que possam acessar o conteúdo da pasta. Quando for adicionar senhas a arquivos e pastas, lembre-se:

“Confidencial” não significa “inviolável”: As senhas das pastas compactadas mantêm seus arquivos confidenciais, mas não impede (nem mesmo a pasta compactada) que eles sejam apagados. Caso seus dados confidenciais sejam importantes, faça backup deles em um local seguro.

Adicione os arquivos antes de proteger: todos os arquivos contidos em sua pasta compartilhada serão protegidos por senha quando ela for criada. Qualquer outro arquivo adicionado posteriormente não estará protegido por senha, por isso certifique-se de que a pasta compactada contenha todos os arquivos que você deseja proteger antes de definir a senha. Para proteger os arquivos adicionados posteriormente, abra a pasta compactada e use o comando Arquivo, Decrypt ou Arquivo.Remover senha e novamente o comando Arquivo.Encrypt ou Arquivo.Adicionar uma senha para proteger todos os arquivos contidos na pasta.
Também é possível compactar cada arquivo individualmente e dar a ele uma senha exclusiva.

Quebre o bloqueio: Se decidir remover a senha de proteção de um arquivo ou pasta, você tem duas opções. A primeira é extrair todo o conteúdo da pasta, arrastando o(s) arquivo(s) para fora da janela ou clicar com o botão direito na pasta e escolher Extrair tudo (se preferir o método do “assistente”). Sua segunda opção é abrir a pasta compactada e escolher Arquivo.Decrypt (no Windows Me) ou Arquivo.Remover senha (no Windows XP). De qualquer forma, o Windows irá lhe pedir a senha original (veja figura ao lado).

Mantenha o conteúdo da pasta em segredo: Os nomes dos arquivos de uma pasta com senha de proteção são visíveis, embora não possam ser acessados sem a senha. Para ocultá-los, compacte a pasta dentro de uma outra pasta compactada e coloque uma senha de proteção na pasta que está no nível acima (veja ao lado). Os usuários podem abrir a pasta que está no nível superior, mas não a subpasta que contêm os arquivos.

Proteja arquivos no Windows 98 e em outros sistemas operacionais usando o sistema FAT de arquivo: Se você for usuário do Windows 98 ou do 2000, com seu disco no formato FAT e não NTFS, poderá usar o programa gratuito de codificação AxCrypt para proteger seus arquivos. Vá até http://axcrypt.sourceforge.net/ para fazer download de uma cópia. 

Fonte: PC WORLD

Compatilhe esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.