Boleto Bancário em PHP

Em minhas pesquisas pela grande rede a procurar de artigos, dicas, tutoriais e profissionais que queiram contribuir para o Clube da Informática, achei um projeto digno de registro e de colaboração mútua para nossos visitantes, estou falando do BoletoPHP.

Esse projeto é capitaneado pelo programador Elizeu Alcantara, agora mais um colaborador do Clube da Informática, que coordenada esse Open-source que há tempos vem se aperfeiçoando e hoje conta com fontes para geração de boletos de vários bancos e carteiras.

Nossa colaboração aqui é divulgar o site http://www.boletophp.com.br/, pesquisar e conseguir dicas e criar tutoriais para dar apoio aos programadores que passam por lá e também pedir a ajuda de doações ao projeto, pois uma iniciativa como essa não pode parar.

O objetivo segundo o site é:

“Criar um sistema de geração de Boletos que seja mais simples do que o PhpBoleto e que se estenda ao desenvolvimento de boletos dos bancos mais usados no mercado, além do Banco do Brasil do projeto BBBoletoFree. Este sistema é de Código Aberto e de Livre Distribuição conforme Licença GPL. Este projeto visa atender exclusivamente aos profissionais e desenvolvedores na área técnica de programação PHP dos boletos, portanto se faz necessário conhecimento desejado e estudo do mesmo para a perfeita configuração do boleto a ser usado, sendo de inteira responsabilidade do profissional a instalação, funcionamento, testes e compensação do mesmo em conta bancária, pois não damos suporte técnico, portanto mensagens enviadas a nós com dúvidas gerais, técnicas ou solicitações de Suporte não seram respondidas. O projeto BoletoPhp não tem foco na questão administrativa, comercial ou jurídica, pois isto compete exclusivamente aos bancos devido as suas particularidades existentes de cada carteira de cada boleto.”

O ponto positivo, na minha opinião, é que antes de mais nada o projeto tem como diretriz padronizar todos esses códigos, assim você, profissional em PHP, pode fazer adaptações facilmente.

Atualmente estou em um projeto que vou precisar gerar boletos para o Banco Real. O projeto conta com o código para a carteira 57 do Banco Real, acho que infelizmente minha vida não vai ser facilitada pelo projeto, pois meu cliente usará outra modalidade, ou seja, o projeto vai sair ganhando, pois vou usar a carteira 57 como base e vou fazer as adaptações para nova, após a homologação do banco envio o código para o site.

Então fica aqui o registro do projeto e faça uma convocação para os nossos visitantes, programadores em PHP ou não, que colaborem de alguma forma com o projeto, abrimos o nosso fórum para troca de idéia e dicas, pois infelizmente, os colaboradores do projeto nem sempre tem tempo para dar uma ajuda, todos trabalham e o projeto é um projeto paralelo.

Lembrando que o projeto é destinado a profissionais, então qualquer colaboração com dicas e sugestões podem se transformar em artigos para ajudar os visitantes e usuários dos códigos, ficamos aberto a essa ajuda.