VExtenso: Ferramenta Útil e Bem Feita

Uma boa solução de informática é uma coisa que você após utilizar pensa “Como não tinha pensado nisso antes?” e você depois que utiliza ela por um bom tempo pensa “Como eu fazi antes de ter essa solução?”. Bom o VExtenso é uma solução desse tipo.

O VExtenso é uma função desenvolvida para trabalhar junto com o aplicativo Microsoft® Excel® nas versões 2000, XP e 2003. Desenvolvido em Visual Basic for Applications (VBA), a função retorna a descrição textual de um valor monetário – Valor por Extenso. E mais você pode retornar o valor por extenso do dolar, do real ou do euro em inglês, português de Portugal ou Brasileiro. É surpreendente.

Sintaxe:

= VExtenso (valor [; moeda] [; idioma])

Parâmetros
Descrição
 
valor
 Obrigatório. Um valor numérico ou monetário, com precisão de até duas casas decimais. Ex.: R$ 1.456,12  Mais Informações
 
moeda
Opcional. Se omitido, busca moeda conforme Configurações Regionais. REAL, EURO ou DÓLAR.  Mais Informações
 
idioma
Opcional. Se omitido, busca idioma conforme Configurações Regionais. BR, PT ou US.  Mais Informações

Observações:

Apesar da função aceitar valores numéricos com número de casas decimais maior que duas, somente as duas primeiras serão consideradas e o arredondamento será feito de acordo com o padrão bancário. Mesmo assim, recomenda-se o uso de duas casas decimais (lembrando que o Excel pode ser configurado para exiibir duas casas, mas recomenda-se que o valor interno seja de duas casas).

Informações sobre moeda:

As seguintes opções são pré-configuradas:

  • REAL        Real Brasileiro
  • EURO        Euro (Portugal, e outros países da União Européia)
  • DÓLAR        Estados Unidos, e outros países

Ao passar como parâmetro da função, estes valores devem estar entre aspas, ou então dentro de uma célula da planinha. Para não mostrar nenhuma unidade, você pode passar um espaço em branco para a função. A função também permite, dentro das suas limitações, passar o parâmetro de moeda customizado, como por exemplo “metro”, “litro”, “coisa”, “item”, etc. Esta opção ainda será aperfeiçoada seguindo as suas sugestões. Em breve mais moedas pré-configuradas. Se omitido, a moeda será consultada com base nas Configurações Regionais do Windows.

Saiba tudo no site, que é fácil e em formato de help!

Compatilhe esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.