WP-Syntax: destacar códigos fonte em artigos de blogs WordPress

O Clube da Informática migrou para o sistema de Blog, como já falamos aqui, para melhorar o visual, facilitar a nevageção e agilizar as atulizações, mas um problema nesse processo de migração da base de artigos antigos e postagem dos novos é quando se trata de artigos que trazem no seu corpo linhas de código. Após muita pesquisa achamos uma dica MUITO BOA, isso mesmo, com letras maiúsculas, do Tárcio Zemel do Blog Desenvolvimento para Web. Veja isso:

Para quem tem blogs WordPress que tratam de assuntos relacionados à programação, softwares, linguagens de marcação, estilos e afins, uma das grandes dificuldades é escrever artigos explicativos e evidenciar corretamente os códigos de marcação e programação nestes, através de uma sintaxe estilizada e compreensível.

Alguns criam regras CSS para utilizar em trechos dos códigos que apresentam, criando diversas classes, para estilizar diversas cores de texto com a propriedade “color”. Entretanto, a aplicação deste monte de classes em um código, além de ser demorada e sua implementação desgastante para o autor do post, apresenta o inconveniente de ser dificilmente manutenível.

Para apresentar diversos tipos de códigos em posts de blogs WordPress, existe uma solução melhor, mais rápida, prática e que utiliza uma das principais vantagens desta plataforma: a extensibilidade de suas funções através de plugins.

Ele não só deu a dica, como ensina instalar, aplicar e dá dicas, sugestões e macetes para você tirar o máximo desse ferramenta! É disso que o Clube da Informática gosta, profissionais ou não, divulgando sem medo o conhecimento. Parabéns Tárcio Zemel. Leiam a íntegra do post clicando aqui.

4 comentários sobre “WP-Syntax: destacar códigos fonte em artigos de blogs WordPress

1. Olha só, Plínio! Acredita que somente hoje encontrei essa referência ao artigo?!

Gostaria de agradecer muitíssimo pela indicação e pela força! Obrigado! 🙂

Abraços!

2. Não por isso amigo. O que é bom é para ser divulgado. As portas do Clube está aberto para todos que queiram divulgar conhecimento. Fica aqui o convite para sempre que quiser divulgar alguma coisa envie que publicamos. abraço!