Novo Intel® Atom™ para Carros e Telefones Celulares

Ampliando a inovação do processador Intel® Atom™ e com o objetivo de atender outros segmentos de mercado, a Intel Corporation anunciou quatro versões especiais de processadores e dois novos chipsets de controle da linha de produtos embarcados da empresa. A nova série Z5xx de processadores Intel® Atom™ incluem opções de temperatura industrial, bem como diferentes opções de tamanho especiais para dispositivos de informação e entretenimento em automóveis, telefones multimídia, green IT e outras aplicações industriais.

O processador de baixo consumo Intel Atom é um dos responsáveis por parte do crescimento da Intel em inúmeros novos mercados relacionados à computação, ampliando a popular arquitetura Intel® para o segmento de embarcados, como o setor automotivo com informação e entretenimento em automóveis (IVI, na sigla em inglês), controle e automação industrial e telefones multimídia. Esses produtos também possibilitam a inovação em outras áreas do mercado por meio de avanços em gráficos integrados 2D e 3D, aceleração de vídeo e suporte para múltiplos sistemas operacionais, incluindo inúmeras versões do Windows* e do Linux*.

“Com esses novos produtos, podemos levar os benefícios dos processadores da Intel para novos aplicativos, dispositivos e clientes que desenvolvem produtos usados em ambientes sem restrições térmicas, não esquecendo o baixo consumo”, declarou Doug Davis, vice-presidente do Grupo Digital Enterprise e gerente geral do Grupo de Comunicações e Embarcados da Intel. “Suprir as necessidades dos ambientes embarcados e de novos segmentos de mercado será fundamental para oferecer a conectividade e a funcionalidade necessária à medida que o número de dispositivos embarcados conectados à internet deverá crescer 15 bilhões até 2015”, concluiu Davis, citando o relatório de janeiro escrito por John Gantz, do IDC, com o título “A Internet Embarcada: Metodologia e Descobertas”.

O processador Intel Atom é o menor já fabricado pela empresa, com os menores e mais econômicos transistores do mundo. A divisão de computação embarcada da Intel, que já completou trinta anos, enfoca máquinas, dispositivos e equipamentos com capacidades de computação e internet, mas que não sejam PCs, notebooks ou servidores tradicionais. A Intel oferece um ciclo de vida estendido de 7 anos para essas áreas que requerem maiores períodos de atualização de produtos, como IVI.

“A Intel é reconhecida pela inovação e estamos empolgados em vê-los lançando novos processadores de baixo consumo Intel Atom voltados para sistemas de informação e entretenimento para automóveis”, declarou Greg Baribault, diretor de gerenciamento de produtos da unidade de negócios automotivos da Microsoft. “Os processadores Intel Atom e a plataforma de software Microsoft Auto*, possibilitarão a escala para a nova era de soluções avançadas para veículos”.

Além das aplicações para carros, a série de processadores Intel® Atom™ Z5xx também atende uma categoria emergente de dispositivos de comunicações baseada na internet que a Intel denomina de “telefones multimídia”. O tamanho e o baixo consumo do pacote da série Intel Atom Z5xx são ideais para telefones multimídia, que fornecem serviços de comunicação sobre IP e acesso fácil, com apenas um toque, para aplicações como e-mail, mensagens de texto, informações sobre as condições do tempo, YouTube, horóscopos e álbuns digitais de fotos.

Para ajudar a acelerar essa emergente categoria de dispositivos, a Intel lançou hoje a Referência de Design da Intel® para Telefones Multimídia que facilitará o desenvolvimento de soluções de hardware para o mercado. A plataforma para o desenvolvimento de hardware conta com pacotes esquemáticos e para a validação de software.

Os novos produtos estarão disponíveis no segundo trimestre. Para mais informações sobre as novas opções da série Z5xx de processadores Intel Atom, visite developer.intel.com/design/intarch/atom500/. 

A Intel oferece um amplo espectro de silício embarcado, tecnologias, componentes e ferramentas para atender os altos requisitos de plataforma e os competitivos prazos de desenvolvimento. Os processadores baseados na arquitetura Intel fornecem desempenho com eficiência no consumo de energia, atendendo as restrições de consumo e tamanho comuns nas aplicações embarcadas.

Compatilhe esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.