Aumente a sua produtividade no Vista

Que o Windows Vista esbanja novidades, nós já estamos cansados de saber. Porém, existem diversas dicas simples que podem ajudá-lo a aumentar (e muito) a produtividade. Mãos à obra!

Conheça o seu Autoplay

O recurso de Autoplay no XP era só algo que o sistema fazia, mas o Vista torna-o útil com um applet no painel de controle (incluindo suporte a Blu-ray e HD DVD). Digite Programas no menu Iniciar e aperte Enter para ter controle completo sobre esta opção.

Crie arquivos zipados (de novo)

O Vista abre arquivos ZIP protegidos por senha, mas ele não os cria (a Microsoft afirma que as senhas não garantem uma boa segurança). Sua melhor escolha: faça o download do SecureZIP. É uma alternativa estável – e gratuita!

Restaure seus arquivos

No XP, a Restauração do Sistema conserta os problemas de sistema operacional mas ele não ajuda se você salvar um arquivo em cima de outro. No Vista, ele cria “cópias ocultas” dos seus arquivos diariamente; é só clicar com o botão direito em um arquivo do Word, Notepad ou Wordpad, selecionar Restaurar versões anteriores e escolher o que quer recuperar.

Melhore a barra lateral do Windows

Apesar de a Barra Lateral ser muito útil, uma barra lotada só ajuda a criar um desktop mais confuso. Para gadgets que não mostram dados, clique com o botão direito no gadget e coloque a opacidade para 40%. Ele vai ficar translúcido quando não estiver sendo usado.

Fique internacional

Precisa saber a hora em Lima? Ou Mônaco? Procurar fusos horários no Painel de Controle revela uma opção para adicionar relógios de diferentes fusos horários.

Ganhe velocidade

Parece que o Vista é mais lento que o XP? Uma configuração de energia padrão no plano “Power Saver” limita o processador a 50%. Abre o painel de controle Opções de Energia e mude para “Alto Desempenho” para conseguir o máximo da sua máquina.

Busca em todo lugar

O sistema de busca padrão do Internet Explorer 7 é o MSN.com. Bah! Clique na seta ao lado do ícone da lupa no campo de busca do IE e selecione “Localizar mais provedores…”. Insira Amazon, eBay, MTV e Google, e suas buscas vão ficar mais legais.

Abra os programas de forma rápida

Quer encontrar aquele programa que você não abe onde foi parar? Não perca tempo vasculhando menus. Basta digitar os primeiros caracteres do nome do programa no campo de busca do menu Iniciar e o danado vai aparecer.

Mantenha os dados particulares

Você pode inserir títulos, notas e muito mais em músicas e fotos. Mas você quer compartilhar arquivos, não suas notas pessoais. Clique com o botão direito em cima de um arquivo, escolha Propriedades, clique na aba Detalhes e clique no link na parte de baixo para “Remover Propriedades e Informações Pessoais”.

Procure por voz

Habilite o recurso de Pesquisa em idioma natural; está na aba Pesquisa no painel Opções de Pasta. Agora você pode buscar por, digamos, “arquivos criados no último mês” ou “música de Tom Lehrer”.

Marque reuniões

O Vista tem um calendário que permite compartilhar online sua agenda com outras pessoas. Digite Calendário no menu Iniciar para abri-lo. Adicione alguns compromissos e clique no menu Compartilhar e pronto!

Envie faxes

Você pode ter um cable modem, mas o melhor é que o seu PC tenha um fax modem integrado, também. Use-o com o software de fax do Vista: clique em Iniciar e digite Fax para ver a opção Fax e Scanner do Windows.

Aumente a compatibilidade

Tem um programa antigo que você ama mas que não roda no Vista? Tecle F1 para chamar a Ajuda e Suporte do Windows, faça uma busca por compatibilidade e clique no link que diz Iniciar o Assistente de Compatibilidade de Programa.

Use um teclado digital

O Windows Vista vem com um teclado virtual, bom se o real quebrar. Simplesmente digite OSK no campo de busca do menu Iniciar e tecle Enter para mostrar o teclado na tela. Use o mouse para “teclar” o que quiser.

Contrate uma secretária-robô

Baixe o gadget Phone Notify da CDYNE Corp. na galeria de gadgets da Microsoft. Depois escreva uma frase e um número de telefone no campo da barra lateral e a ferramenta vai traduzir instantaneamente seu texto em fala e fazer a ligação (se seu computador tiver um modem). Legal!

Fique animado

Os usuários do Vista Ultimate têm acesso a um Extra chamada DreamScene, que adiciona papéis-de-parede com vídeo. Compre o DESKScapes da Stardock em vez disso, que permite configurar animações geradas por computador como papel de parede.

Mova suas coisas

Pastas pessoais são boas, mas elas podem não estar onde você quer. Felizmente, você consegue mover suas próprias pastas facilmente. Clique no seu nome de usuário no alto à direita do menu Iniciar para abrir sua pasta pessoal. Clique com o botão direito em Documentos e escolha Propriedades. Depois clique na aba Local, no botão Mover… e selecione a nova localização ou crie-a nesse momento. Ele perguntará se você quer mover seus documentos. Clique em Sim, é claro. Não tente fazer isso com a pasta Pública, no entanto: existe a aba Localizar, mas nenhum botão Mover.

Fonte: PC Magazine

Compatilhe esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.