Intel Revela Família Totalmente Nova do Processador Intel® Core™ para 2010

Destaques

  • Os processadores convencionais agora oferecem a Tecnologia Intel® Turbo Boost1 que se adapta automaticamente às necessidades de desempenho do usuário
  • Esses são os primeiros processadores de 32 nanômetros e é a primeira vez que a Intel está produzindo em massa uma variedade de chips com preços convencionais desde o início de um novo processo de manufatura, refletindo o investimento de USD sete mil milhões feito no ano passado durante a recessão econômica
  • Os processadores Intel® Core™ i5 são cerca de duas vezes mais rápidos do que os PCs similares existentes e oferecem uma experiência visivelmente mais rápida para o download de vídeos, fotos e músicas4
  • Marco histórico: alguns processadores integram os gráficos diretamente no processador, além de contarem com a segunda geração dos transistores high-k metal gate da Intel
  • Além dos notebooks e PCs, os processadores também são voltados para caixas eletrônicos, quiosques e equipamentos digitais
  • Mais de dez novos chipsets e produtos 802,11n WiFi e WiMAX oferecem a nova característica Intel® My WiFi

International Consumer Electronics Show, Las Vegas, 7 de janeiro de 2010 – A Intel Corporation apresentou hoje a sua família totalmente nova de processadores Intel® Core™ para 2010, oferecendo integração sem precedentes e desempenho inteligente, incluindo a Tecnologia Intel Turbo Boost para notebooks, desktops e dispositivos embarcados.

O lançamento dos novos chips Intel® Core™ i7, Intel® Core™ i5 e Intel® Core™ i3 coincide com a chegada do inovador processo de manufatura de 32 nanômetros (nm) da Intel que – pela primeira vez na história da empresa – será usado para produzir e fornecer imediatamente processadores em diversas faixas de preços, bem como para integrar gráficos de alta definição dentro do processador. Esse salto de produção e essa inovação sem precedentes refletem o investimento de USD sete mil milhões anunciado pela Intel no começo do ano passado em meio a uma grande recessão econômica global.

A Intel está revelando inúmeros produtos para plataformas, incluindo mais de 25 processadores, adaptadores wireless e chipsets, incluindo os novos processadores Intel Core i7, Intel Core i5 e Intel Core i3, os Chipsets Intel® 5 Series e os adaptadores Intel® Centrino® Wi-Fi e WiMAX, que incluem a nova característica Intel My WiFi (veja tabelas abaixo). Mais de 400 designs de plataformas para notebooks e desktops deverão ser oferecidos pelos fabricantes de computadores com base nesses produtos e outros 200 são esperados para dispositivos embarcados.

Os novos processadores Intel Core 2010 são fabricados com o processo de 32 nm da empresa, que inclui a segunda geração dos transistores high-k metal gate da Intel. Essa técnica, juntamente com outros avanços, ajuda a aumentar a velocidade do computador ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia.

“Pela primeira vez, existe uma nova família de processadores da Intel com a tecnologia mais avançada da indústria disponível imediatamente em virtualmente todas as faixas de preço”, declarou Sean Maloney, vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de arquitetura Intel®. “Esses processadores inteligentes se adaptam às necessidades do indivíduo, fornecendo automaticamente um ‘aumento’ de desempenho para os aplicativos usados no dia-a-dia. Eles tornaram-se eficientes no consumo de energia a ponto de desligar núcleos de processamento ou reduzir o consumo de energia para fornecer mais desempenho quando as pessoas necessitarem e serem mais eficientes no consumo de energia quando elas não necessitarem”.

A velocidade encontra a inteligência

Baseados na premiada Intel® microarchitecture codename Nehalem, esses novos processadores para desktops, dispositivos móveis e processadores embarcados oferecem desempenho inteligente para músicas, jogos, vídeos, filmes, fotos, redes sociais e outros aplicativos convencionais exigentes. Além disso, notebooks ultrafinos com os novos processadores Intel Core 2010 fornecem o equilíbrio perfeito entre desempenho, design e longa duração da bateria para sistemas ainda mais finos, com menos de uma polegada de espessura.

Os novos processadores Intel Core i7 e Intel Core i5 também oferecem a exclusiva Tecnologia Intel Turbo Boost e a Tecnologia Intel® Hyper-Threading2 para um desempenho adaptativo e uma computação mais inteligente. A Tecnologia Intel Turbo Boost acelera automaticamente o desempenho, ajustando-se à carga de trabalho para dar aos usuários um aumento imediato no desempenho quando necessário. A Tecnologia Intel Hyper-Threading fornece um desempenho multitarefa inteligente ao permitir que cada núcleo de processamento rode múltiplos “threads”, fornecendo uma capacidade de resposta impressionante e um ótimo desempenho, em equilíbrio com a melhor eficiência no consumo de energia do mercado para o processamento simultâneo de inúmeras tarefas.

Suportando todos os novos processadores Intel Core 2010, o Chipset Intel 5 Series é a primeira solução single-chip da empresa, evoluindo da simples conexão de componentes para fornecer uma gama de inovações e capacidades para a plataforma. A família Intel Core também conta com técnicas para a economia de energia, como por exemplo a técnica que a Intel chama de “hurry up and get idle” ou “HUGI” (na sigla em inglês – em português, “corra e pare”), que permite que os processadores terminem as tarefas rapidamente, ao mesmo tempo em que economizam a carga da bateria.

A família totalmente nova de processadores Intel Core 2010 é a primeira a integrar gráficos nos processadores para PCs convencionais. Com a Gráficos HD Intel®, os processadores fornecem visuais incríveis e a reprodução suave de vídeo de alta definição (HD). Essa é também a primeira solução integrada da indústria a fornecer áudio Dolby* TrueHD e DTS* Premium dos home theaters. Além disso, a Gráficos HD Intel oferece suporte para jogos convencionais e alguns 3-D sem a necessidade de uma placa de vídeo adicional, além de oferecer suporte total para o novo sistema operacional Windows* 7 da Microsoft.

Outra característica intuitiva disponível para os notebooks convencionais é a Intel Switchable Graphics, que permite que os usuários que gostam de jogos com gráficos intensos troquem automaticamente entre os gráficos integrados da Intel e uma versão discreta, sem a necessidade de reiniciar o computador, para melhorar a duração da bateria e o desempenho.

Além dos notebooks e desktops – Processadores embarcados

Os novos processadores embarcados Intel Core 2010 são voltados para dispositivos que ofereçam operação similar a dos PCs para o mundo conectado, incluindo quiosques para a venda de passagens, caixas eletrônicos, letreiros digitais, equipamentos médicos, para comunicações e máquinas industriais. Por exemplo, donos de sistemas de bancos ou lojas podem gerenciar melhor seus caixas rápidos, quiosques ou registradoras inteligentes usando essas plataformas. Esses dispositivos embarcados podem otimizar cargas de trabalho, economizar energia, gerenciar remotamente suas redes conectadas e até obter métricas com base em análises de vídeo para campanhas de publicidade mais eficientes.

A Intel também ampliou as opções de desempenho por watt para as plataformas embarcadas ao adicionar memória com código de correção para aplicativosque requerem um maior padrão de integridade dos dados. Os processadores embarcados, juntamente com os chipsets Intel 5 Series, oferecem um ciclo de vida estendido de sete anos, que reflete melhor o tempo que esses dispositivos ficam no mercado.

Produtos wireless, Intel® WiMAX e mais

A marca Intel® Centrino® agora representa os produtos wireless da Intel e é voltada para uma maior gama de usuários. Três novos adaptadores sem fio Intel® Centrino® oferecem capacidades avançadas 802.11n multi-stream e suporte dual-band para WiFi, oferecendo aos usuários uma velocidade até oito vezes maior3, cobertura consistente e conectividade confiável ao mesmo tempo em que consomem o mínimo de energia.

A Intel oferece uma linha completa de adaptadores de alta qualidade e o seu adaptador integrado WiMAX/WiFi suporta as bandas WiMAX de 2,3, 2,5 e 3,5 GHz oferecendo até 20 Mbps durante deslocamentos.

Todos os adaptadores oferecem suporte para a Tecnologia Intel My WiFi, que permite que os usuários transformem seus notebooks em um hotspot virtual e conectem diretamente outros dispositivos wireless a seus notebooks. O gerenciamento remoto WiFi Client com a Intel Embedded IT e a Tecnologia Intel® Active Management 6,0 também ajuda a habilitar o gerenciamento remoto de clientes para empresas.

Além disso, workstations para o segmento de entrada já estão disponíveis com base no Intel Core i5 com a Gráficos HD Intel, ou um processador Intel® Xeon® 3400 series, e o Chipset Intel® Xeon® 3450 oferece aos usuários acesso a uma plataforma workstation criada em torno da eficiência, do consumo e da confiabilidade necessária para uma workstation profissional. A Intel também oferecerá a nova família de processadores Intel Core 2010 com a Tecnologia Intel® vPro™ ainda nesse trimestre para ajudar os gerentes e corporações de TI a aproveitarem as capacidades de segurança e gerenciamento assistido por hardware.

Compatilhe esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.