Desenvolvendo seu primeiro aplicativo móvel multiplataforma com HTML5

Fonte: Intel

Autor: Jomar Silva (Intel) em seg, 13/08/2012 – 17:40

Muita gente hoje em dia sonha em se tornar o próximo milionário do mundo dos Apps para dispositivos móveis, mas quase sempre o desânimo bate quando se descobre que cada plataforma móvel (Android, Apple/iOS, BlackBerry, etc…) trabalha com linguagens e kits de desenvolvimento distintos, o que fazem com que a curva de aprendizado para quem está partido do zero seja mesmo bem assustadora.

A boa notícia aqui é que já existe ao menos uma ferramenta Open Source que te ajuda a desenvolver um aplicativo com HTML5 e gerar à partir dele aplicativos nativos para diversas plataformas móveis. Sim, é isso mesmo que você leu: se você sabe um pouco de HTML, CSS e JavaScript, já pode começar a desenvolver aplicativos móveis, e o intuito deste artigo é te ajudar a desenvolver o seu primeiro app.

Unindo o útil ao agradável, vamos aproveitar esta oportunidade para desenvolver um App que você vai poder usar de verdade no seu dia a dia e claro, personaliza-lo à sua maneira e distribuir para os amigos, afinal de contas, tem cartão de visitas melhor do que um App nos dias de hoje ?

Álcool ou Gasolina ?

Muita gente no Brasil tem carro Flex, e toda vez que chega ao posto para abastecer a mesma pergunta atormenta a mente: Álcool ou Gasolina ?

A imensa maioria que eu conheço acaba tomando a decisão por impulso, porque é difícil mesmo equacionar os preços dos combustíveis na bomba versus o consumo atual do seu carro com cada um deles, e é isso mesmo que nosso App vai fazer: armazenar de forma permanente os dados de consumo (para que você não tenha que digita-los toda vez que for ao posto), e com base neles e nas informações de preço que você digita quando chega ao posto, fazer todo o cálculo e te ajudar a decidir… Vamos nessa ?

Muita gente pensa que HTML5 é apenas a nova versão do HMTL4, mas na verdade o HTML5 é um framework bem completo para o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, composto basicamente por três linguagens bem conhecidas de muitos profissionais de TI: HTML + CSS + JavaScript. Se você já conhece as três (mesmo que de forma bem básica), já pode se aventurar pelo mundo dos Apps HTML5. Para quem quiser aprender mais sobre HTML5, eu recomendo este site aqui e para quem quiser pular esta parte e partir logo para a diversão e ver como ele funciona, recomendo este site aqui.

Aplicativos desenvolvidos em HTML5 são na sua essência multiplataforma, limitados apenas à compatibilidade dos navegadores com suas funcionalidades. Como a especificação HTML5 ainda está em desenvolvimento, existem áreas do padrão que funcionam bem em alguns navegadores mas que não são suportadas por outros, portanto vale a pena investigar o suporte dos navegadores antes de usar alguma funcionalidade.

Para que possa ser tão portável assim, o HTML5 precisa atuar em alto nível e portanto através desta linguagem você não tem acesso direto a todos os recursos de hardware disponíveis nos dispositivos móveis, como acelerômetro, bússola, câmera, geolocalização, recursos de mídia e armazenamento de arquivos entre outros. Estes recursos estão tradicionalmente disponíveis apenas para quem utiliza os kits de desenvolvimento de software nativos (NDKs), que em geral suportam linguagens de programação específicas como Java para Android e Objective-C para iOS.

Utilizando os NDKs para o desenvolvimento de aplicativos você consegue acessar e utilizar todos os recursos de hardware disponíveis, mas isso vai te obrigar a ter versões de seu App desenvolvida especificamente para cada plataforma, o que significa dizer que o que parecia ser a tranquila manutenção de um único código fonte pode acabar virando o pesadelo de múltiplas versões do mesmo software, em linguagens diferentes e utilizando ferramentas e ambientes de desenvolvimento e testes distintos.

Para resolver este problema é que existem os Apps híbridos, desenvolvidos com HTML5 mas que conseguem utilizar recursos de hardware disponíveis apenas aos NDKs de cada plataforma. A boa notícia é que um dos frameworks mais legais para isso é um Open Source chamado PhoneGap, que aliás é o único framework Open Source da atualidade que suporta 7 sistemas operacionais móveis (iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Palm WebOS, Bada e Symbian).

Uma das coisas que acho mais interessantes do PhoneGap é que além de você poder instalar e gerar você mesmo os aplicativos para todas as plataformas sem custo algum, eles oferecem ainda um serviço de build na nuvem chamado PhoneGap:Build, onde tudo o que você precisa fazer é criar uma conta, enviar para o site a sua aplicação HTML5 e o serviço se encarrega de compilar, empacotar e te entregar o aplicativo pronto para a distribuição. Quem já teve pesadelos aí instalando e mantendo atualizados ambientes de build, sabe muito bem do que eu estou falando.

O PhoneGap foi desenvolvido por uma empresa chamada Nitobi, que foi adquirida pela Adobe e o seu desenvolvimento Open Source é feito na Fundação Apache, onde ele se chama Apache Cordova.

Introduções e apresentações feitas, vamos ao que interessa: nosso App para cálculo de combustível !

Antes de começar mostrando código fonte aqui, deixo o registro da licença dele:

< !--